sábado, 24 de janeiro de 2009

Examinando a Sociedade

Pediram-me por exames de sociologia, por isso estão agora online os exames de 2005 e 2006 (os que tinha). O de 2005 era só perguntas de desenvolvimento, mas o de 2006 eram escolhas multiplas e uma de desenvolvimento, que parece ser a estrutura que a a Constança está a pensar usar (mas com mais de desenvolvimento). E já agora, lembrem-se de que se a matéria mudou com a saída do Júlio Machado Vaz, por isso não stressem com as perguntas. É mesmo só para ter uma ideia, e mesmo isso não vos garanto.

Por outras palavras, usando um provérbio da avózinha, "fiem-se na virgem e não corram".

Ah, e já agora, um anónimo pediu para alguém passar as perguntas para o rascunho para quem for a recurso, o que seria, e digo isto com uma suposição mesmo arriscada, mesmo fixe para esse anónimo se alguém o fizesse. Por isso já sabem, quem tiver tempo a mais no final do exame, que faça o favor de copiar o exame. E não o deixem de o fazer só porque, como somos muitos, mais alguém deve passar. Isso é a diluição da responsabilidade entre a multidão. E passo a explicar: quantas mais pessoas estiverem à nossa volta, menor a vontade de ajudar por pensarmos que mais alguém o irá fazer. Sabem aquelas noticias que passam de vez em quando sobre uma pessoa que se sentiu mal, ou que foi atropelada, ou que foi roubada e até mesmo morta, que tinha dezenas de pessoas à volta, mas que nem uma se dignou a ajudar, ficando simplesmente a olhar? Não é por a multidão ser má que isto acontece, é por a iniciativa do individuo diminuir com os números. A boa notícia, é que quem está consciente deste efeito, tende-se a lembrar disso e a não esperar que outro se mexa. Ah, e caso algum dia sejas a vítima, não peças ajuda à multidão, pede a uma pessoa em específico, é mais eficiente.

Depois disto tudo já me ia esquecendo da razão de ter escrito. Se tiveres tempo, ajuda um colega e traz o exame no rascunho, não é pedir muito. Agora é ele que precisa, um dia vais ser tu.

E não esquecer disto.

[Enontrei as páginas da wiki sobre este efeito! Ver isto e isto]

13 comentários:

  1. Sei de fonte segura, atraves de uma aluna que, ao contrario de mim, vai às aulas, que o exame de sociologia terá duas partes: uma de escolha multipla que valErá de 5 a 7 valores e uma de perguntas de desenvolvimento que valerão entre 13 e 15 valores.
    Isto significa uma coisa muito simples ... TAMOS FUDIDOS

    ResponderEliminar
  2. Gente fixe do blog, alguém me pode dizer se as apresentações dos trabalhos vão sair no exame de sociologia?

    Ainda não estudei nada e estava a pensar apenas ler os slides da prof amanhã. Se os trabalhos também saírem estou lixado!

    ResponderEliminar
  3. os trabalhos não saem...ja viste o que era ter de saber aquilo tudo!!!
    sai apenas uma pergunta de desnvolvimento sobre o trabalho que o teu grupo fez

    ResponderEliminar
  4. alguem me sabe o que é que quer dizer medicalização?
    obrigado e bom estudo

    ResponderEliminar
  5. Anónimo medicalizado: a medicalização está relacionada com a explicação das coisas através de conceitos médicos, mais especificamente de condições que não sendo consideradas anteriormente doenças, processos biológicos, etc, passam a ser. É observar por uma perspectiva médica, e a partir dessa perspectiva, que é respeitada pelo cidadão comum (pelos vistos ainda confiam nos médicos), mudar os valores da própria sociedade. Por exemplo, antigamente os soldados que paralisavam com o medo, que ficavam traumatizados, eram simplesmente considerados cobardes. Após o processo de “medicalização”, passou-se a aceitar que afinal eles eram profundamente afectados pela guerra e que precisavam de ajuda. Começou-se por chamar a esta doença (ou trauma?) “Shell Shock”, chegando ao stress pós-traumático dos dias de hoje (embora a mudança de nome tivesse mais o objectivo de soar melhor aos ouvidos da população comum que só vê a guerra pela televisão do que outra coisa; para os deixar menos “traumatizados” com o que o seu governo anda a fazer).

    ResponderEliminar
  6. Anónimo disse...

    os trabalhos não saem...ja viste o que era ter de saber aquilo tudo!!!
    sai apenas uma pergunta de desnvolvimento sobre o trabalho que o teu grupo fez


    A pergunta de desenvolvimento é mesmo sobre a nosso trabalho? a professora disse isso?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo das 13:52, eu não estava na aula em questão, mas perguntei a uma amiga que foi (acho que tinha trabalho para apresentar), e ela disse que a professora falou isso mesmo. Que a fazer pergunta, seria uma sobre o nosso trabalho, mas que não seria uma pergunta específica, mas mais geral, para que o exame possa ser igual para todos (que imprimir cópias diferentes dá trabalho)

    ResponderEliminar
  8. mas afinal quantas perguntas de desenvolvimento vao ser, uma ou varias ? aiaiai aiaiiii

    ResponderEliminar
  9. Curiosidade.. alguem ta a gostar desta BOSTA?
    nunca pensei que fosse tao intragavel..

    ResponderEliminar
  10. Por acaso até tem partes interessantes, coisas que nunca tinha pensado antes de estudar para Sociologia. Por exemplo, que os idosos não são todos iguais, muito pelo contrário, que têm gostos extremamente diferentes entre si devido a anos e anos de experiências vida. A noção de que à medida que vamos envelhecendo vamos descobrindo o que realmente gostamos é uma coisa tão simples e lógica que mete dó e mesmo assim nunca tinha pensado nisso... Mas isso sou eu... Tenho um ponto fraco por pontos de vista diferentes do meu.

    ResponderEliminar
  11. Howdу! І just would lіke tο giνe you a big thumbs uр fοг the excellent infoгmatіon you've got here on this post. I'll be comіng back to your ωеb sitе for more ѕoоn.


    My website sensual massage
    Stop by my webpage : sensual massage London people

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!