quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Química e Avisos Não Tão Químicos

Para começar, a Catarina Ribeiro disponibilizou a resolução da ficha de Aminoácidos, que poderá dar muito jeito a quem vai a exame, por isso já sabem o que têm a fazer.

Continuando, em relação ao exame de BioCel, além do que foi dito aqui, tive a confirmação directa da Rosália de que poderá haver e passo a citar "qualquer tipo de perguntas". Isso inclui respostas curtas e/ou de desenvolvimento, por isso cuidem-se e bem.

Já sobre Métodos e o temível SPSS, tenho a dizer que quem não teve a nota mínima poderá-se inscrever para um recurso apenas de SPSS (dias 30 de Janeiro e 13 de Fevereiro, consultem o Sigarra), mas que quem quiser melhoria terá que repetir tudo, e por tudo quero dizer tanto a parte teórica como a práctica, que o Rui não é o Pai Natal.

E por enquanto é tudo...

[update: lembrei-me de que a Rosália disse à minha turma que as doenças não eram para estudar, que só nos falaram delas para termos uma ideia do porquê de precisarmos de BioCel]

22 comentários:

  1. Tommy, é dia 30 de Janeiro e dia 13 de Fevereiro, não 29. ;)

    ResponderEliminar
  2. ok, corrigido e fazer de conta que ninguém viu =D

    ResponderEliminar
  3. Têm a certeza que o recurso é só de SPSS? é que no site tem pa marcar o SPSS mas nao diz se ha tambem teorico ou nao . .

    ResponderEliminar
  4. anónimo das 13:56: foi essa a resposta do Rui ao meu mail, por isso, partindo do principio de que se pode no confiar no Rui, sim, tenho a certeza

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não é possível pelos teus contactos arranjar a resoleção da ficha de exercícios de aplicação de substituição nucleofílica e eleminação (a segunda da parte do prof Anake) ???

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto especialmente da informalidade com que nos referimos ao RUI! lool
    Boa sorte a todos que vao fazer recurso/exame!

    ResponderEliminar
  7. so uma coisa .. em relaçao a biocel, ha muitas aulas q nao tao no sigarra :X quem tiver essas aulas, ou se puder arranjar podia meter aqui n ? :D

    ResponderEliminar
  8. o k era bom mesmo e k houvesse alguma alma generosa e bondosa k tivesse feito resumos da materia de biocel e kisesse partilhar conosco xD eu pago uma bebedeira a kem conseguir esse feito ;p

    ResponderEliminar
  9. Quais sao as aulas q nao tao no sigarra? Já há aqui os seminarios de BioCel se for isso a q te referes . . Mas nao deve ser porque acho q isso tambem ta tudo no site xD

    ResponderEliminar
  10. Tommy para quando as correcçoes dos exames de BioCel? Aqueles q sacamos daqui q parece q sao da idade da pedra~( como tu dizes) tem todas as respostas assinaladas xDD depois ha algumas q tem uma cruz mas algumas nao tao certas . . como uma q diz q a difusao facilitada ocorre com gasto de energia xD

    ResponderEliminar
  11. Já viram o powerpoint da sinalizaçao celular?? :O Andam a brincar connosco! xD

    ResponderEliminar
  12. anónimo das 16:25: bem, se encontrares erros, manda-me para o mail a página e o pdf, e a correcção. Em relação às resoluções, se alguém já tiver respondido, nem que seja parcialmente, é só mandar que depois os outros vão respondendo o que falta e corrigindo o que está mal.

    Carlos the dog: há resumos das prácticas no horizonte, mas da matéria teórica não há nada :/

    anónimo das 15:24: se as que faltam são umas sobre a fecundação e um powerpoint duma práctica, eu tenho. Quando tiver tempo coloco no mediafire

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho uma lista com os power points para saber o que tenho de (tentar) estudar. À frente de "sinalização celular" diz "???-NUNCA!"

    ResponderEliminar
  14. LOL apesar de nao ser dificil, pelo menos ate ao slide 40, é mt grande, desmoraliza ainda mais uma pessoa xDD

    Era fixe é q esse nao saisse no teste . .

    Em relaçao às praticas, tirando a parte do funcionamento e caracteristicas do microscopio, nao é uma repetiçao da teorica?
    Alguem me sabe dizer o que é preciso estudar/saber da pratica? à excepçao das imagens of course 8D

    ResponderEliminar
  15. Há duas aulas de biocel q não estão no sigarra: retículo endoplasmático e processamento de proteínas, e Complexo de Golgi. Alguém as tem? =/

    ResponderEliminar
  16. Almas caridosas que nos têm safados em tantos (todos) os outros exames! Nao se arranja um resumo (que nunca teria naturalmente menos de centans de paginas) dos slides todos das teoricas? faço o que for preciso :p

    ResponderEliminar
  17. E assim surge a duvida...
    "Mas afinal a parte de equilibrio quimico com a energia de Gibbs não vem para esta frequencia, juntamente com aminoacidos? Não me lembro de ter estudado isso para a frequencia anterior!"

    Quem me puder iluminar, agradeço dsd já! =D

    ResponderEliminar
  18. Os aminoacidos ja sairam na outra nao já??
    Sei q ha uma parte de termodinamica que ainda nao saiu e tem a ver com Gibbs, a segunda parte da ficha . .
    Já agora, essa resoluçao anda por aí?

    Se alguem souber dê aí uma apitadela

    ResponderEliminar
  19. Nao saem aminoacidos, isso ja saiu na outra frequencia! Sai e o equilibrio quimico, q faz parte da materia de gibbs

    ResponderEliminar
  20. tommy os exames de biocel sao os que todos aqueles que estão na reprografia do icbas?

    ResponderEliminar
  21. Adriana: Bgd pelo esclarecimento! A sério pq tb andava à nora =D

    SOCAS: para dizer a verdade, o q meti online são uns q de certo modo "herdei", não os fui buscar ao exame. Sei que pelo menos alguns estão lá, mas não confirmo todos.

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!