sábado, 17 de janeiro de 2009

888, The Number of the... Ficha

Venham os coitados e desgraçados! Venham os perdidos e desesperados! Venham os deprimidos e traumatizados! Venham todos os que têm de mexer em SPSS! Pois tenho a solução para os vossos males!

Bem, pelo menos a teoria e a correcção até ao exercício 6 da ficha 8. A Catarina não acabou tudo a tempo, mas para satisfazer a multidão de esfomeados, ela mandou o que já tinha até agora. E verdade seja dita, como a ficha 8 é sempre... bem... qual é a expressão... está-me a escapar... já sei!... a mesma merda, isto já vos deve dar para desenrascar, pelo menos até aparecer a versão definitiva (actualizarei este post quando isso acontecer).

E já agora, queria-vos pedir um favor. Como todos sabem, o teste de SPSS vai ser feito ao longo de 4 dias, pelo que haverá pessoas a fazer antes que as outras. Por isso, o que vos queria pedir (já conseguem adivinhar, não já?), era que à medida que fizessem os testes, deixassem neste blog as vossas impressões, como o tipo de exercícios que saíram, se o tempo chegou ou não, o que tiveram que escrever, yada yada...

Basicamente, peço-vos 5 minutos, depois do teste, para escreverem a vossa opinião nos comentários deste post, e ajudar o resto dos condenados.

Acham, ou melhor, achas que isso custa muito? Pensa nisso...

[!:a Catarina mandou a versão final e completa, com correcções e modificações nos exercícios e teoria da ficha 8. Por isso toca a downloadar como se tivessem fogo no cu!]

[p.s.: há uma correcção a fazer na sebenta de Biofísica, vão ver aos comments. E o pacote de respostas a freqs da 2ª fase, tem agora respostas às prácticas, embora não se tenha certezas de estarem correctas]

18 comentários:

  1. Muito bom estava mesmo a precisar

    e sempre é melhor que nada...

    Obrigado! =D

    ResponderEliminar
  2. uma duvida, sabes se a resoluçao das fichas em spss está certa? É que eu estava a fazer a ficha 5 e fiquei com algumas duvidas qto à correção da resolução..

    Gracie

    ResponderEliminar
  3. Para dizer a verdade, como só vou fazer o SPSS na quinta (uma das razões para pedir impressões sobre o teste, admito =D), ainda não perdi muito tempo a olhar para as fichas.
    Mas o que te posso dizer é que até agora és a primeira a queixar-se. Se calhar os outros são tímidos, não sei...
    Diz-me onde é que não te deu certo que eu tento fazer por mim, e depois digo-te. Se quiseres usa o mail.

    ResponderEliminar
  4. Boas. Em relaçao a correçao da ficha 8, diz a susana para rever as regioes de validade. Penso que estao erradas, ou entao sou eu k sou burro....
    GRande trabalho tommy.

    ResponderEliminar
  5. Aqui estou eu, a aceder ao pedido de informação quanto ao teste de SPSS. Orgulho-me de ter tido a coragem de ser o primeiro a fazô-lo, logo as 8h. As 8h, eu fui feliz! (e agora voces perguntam: "e acordaste de noite para ir aturar o prof. rui?"... perguntem! pois, la teve que ser (essa foi a parte em que nao fui feliz)
    Bem, vamos ao que interessa:
    Coisas más: o tempo.. O boato de que nao temos tempo, não é boato, mas sim um facto. Nao temos tempo para pensar, apenas para agir.
    Coisas boas: embora haja 16 teste, ha um (o meu) que tem uma pergunta rigorosamente igual a uma da ficha. Trata se da pergunta das cidades P e L, e as opinioes quanto ao detergente BMB. Era literalmente igual, por isso era "so copiar". E nao, nao tenho paxorra para ir procurar qual o nº da ficha, mt menos o nº da pergunta. Mas aconselho portanto a que levem todas as resoluçoes que tenham, e conhecam as fichas, para rapidamente encontrar a resoluçao a copiar. (note-se que o prof. muda os valores, pelo que NAO se limitem a copiar - é aqui que têm que arranjar tempo para pensar)
    Mais coisas boas: a temivel pergunta da regressao revelou-se um fracasso. Era mesmo facil. Regressao é uma monotonia, as respostas sao sempre iguais. A mim calhou me uma de exponencial, mesmo tranquilo.
    AHHH... Mais uma coisa dificil: quer dizer, nao sei se era dificl, ou se sou eu que sou burro. Deixo isso ao vosso criterio, mas digo vos a questao: temos uma variavel peso, e outra altura. Pergunta: sabendo que IMC = ((altura)ao quadrado)/peso), calcule a proporçao de mulheres que têm um IMC entre 20 e 25. Suponho que fosse preciso criar a variavel IMC em funçao da variavel peso e da variavel altura (a parte dificil, ou aquele em que me revelei ser burro); depois era calcular simplesmente uma proporçao (a parte que eu saberia fazer).. Confesso que nao sei como se resolvia..
    Bem, acho que foi isto. No fundo, aparte de ter que aturar o prof. Rui durante 1h, o teste faz-se bastante bem.. Mas pensem, será a ultima vez que têm de ver a cara daquela personagem (ahh sinto me tao feliz por, agora que tudo acabou, poder gozar com o ruizinho... uma especie de vingança)..
    Enfim, acho que foi isto! Qualquer pergunta digam, eu vou passando por ca!
    Boa sorte!!

    ResponderEliminar
  6. ora bem deixa cá perder 5 minutos para contar a história do meu exame de spss...

    os exercicios da ficha 6 e 7 que sairam no exame eram iguaiszinhos...podia ter um ou outro valor diferente Ah! e tb era diferente o nivel de significancia...

    os exercicios que sairam da 5 e da 8 nunca os tinha visto mas até se dava uns toques...

    E É MESMO VERDADE NÃO TENS TEMPO NEM PARA TE COÇARES!!!PRINCIPALMENTE QUANDO FALHA A LUZ!!!(isto de falhar a luz nem foi mau de todo porque tive tempo para ir procurar os exercicios correspondentes nas resoluçoes e depois so passar)

    A sério pensava que era mais fácil pois até sabia fazer mais ou menos todos os exercicios das fichas mas é muito dificil ter tempo para andar a procurar coisas....

    Os exercicios da ficha 5 no exame sao bem fdd por isso revejam isso bem!

    Boa sorte!ou parte um dente! como quiseres

    ResponderEliminar
  7. o pessoal que já fez o teste por acaso não sabe se já saiu algum exercicio de regressao linear para aplicar o modelo logistico?

    ResponderEliminar
  8. Pessoal que já fez a avaliação de SPSS... o que tem saído sobre a ficha 5, que género de exercícios?

    ResponderEliminar
  9. Também já fiz o teste do SPSS.
    Bem, na questão 5 numa das alíneas também me saiu aquela pergunta do IMC. Não sei como é qe se calculava; ía fazer pelo "compute variables" mas não tínhamos a altura.
    Na questão 6 saiu-me amostras emparelhadas e tinha de se resolver pelo teste de hipóteses e por intervalo de confiança. Era um que analisava um parâmetro qualquer nos indivíduos depois da ingestão de álcool e de água.
    Na questão 7 era para fazer uma tabela de contingência na alínea a e na b para aplicar o teste do qui-quadrado.
    Por fim no da regressão linear saiu-me igual ao primeiro da ficha 8 (com valores ligeiramente diferentes)

    Paulo, 1º ano Medicina

    ResponderEliminar
  10. Só para dizer que a Adriana mandou-me os resumos dela de SPSS (vão ver o post d'hoje), além de que disse:
    "Ja fiz a frequencia de metodos e era acessivel, a mim sairam 2 exercicios iguais aos das fichas: o da comparação da eficácia dos tratamentos A e B (ficha 7) e o do da comparaçao do score depressivo em grupos sociais diferentes: baixo e medio (ficha 6)"

    ResponderEliminar
  11. Também já fiz o exame e realmente o tempo é apertado! Acho que o exercício mais trabalhoso/complicado é o primeiro (também me saiu IMC e não sei como se faz), os restantes são bastante acessíveis e muito parecidos com os das fichas. Saiu-me o exercício da ingestão de água e álcool (2º) e tabela contingência para aplicar o qui quadrado (3º) tal como ao Paulo e o último era parecido com um da ficha 8 que relacionava temperatura e frequência do impulso mas noutros moldes.

    Boa Sorte!

    ResponderEliminar
  12. A anónima Luss disse-me que:"entao foi axim: o meu exercicio d regressao era mesmo linear! o problema esta em dfinir a variavel indpendnte era a % gordura e a dpendnte era a espessura da prega cutanea... mas na alinea b dava a entender qu era o contrario e pk? Pk eles perguntavam qual era a variacao da % gordura por aumento unitario d espessura da prega.. e queriam isto, em separado para os rapazes e para as raparigas, ou seja tinhas d fzr split file!
    Dpois sairam exercicios basicos do genero calcular media, etc e tb havia la uma cena sobre IMC, qu axo qu tinhas d fzr um cmpute variable, mas eu nem sequer li o exercicio!"

    Yup, era uma sms, e depois disto, aprendi que não vale a pena o esforço de passar letra por letra... Mas por pouco tempo:

    "saiu saber médias,curtoses intervalo inter quartis e mais umas coisas assim na cinco, teste t, amostras independentes na 6 odds na sete, uma regresao linear que envolvia split file na 8" by Navajovsky

    "Ja! Sai um ex tipo d cada ficha (a mim n me saiu nenhum igual mas ha pexoas k lhes saiu) o da regressao no meu era normal (começa por este e melhor) no da ficha 5 e tipo proporcoes medias e axim (mas e lixado este) dpx um do teste do qui-quadrado e outro d amostras emparelhadas" by andre

    Fazer isto cansa... Muito...

    ResponderEliminar
  13. Mais uma "Oh, um exercicio de regressao linear, um d medias d amostras emparelhadas, outro d graficos barras e um d proporçoes em amostras independentes" by marta

    E do "baka" daniel:
    um dos exercicios foi aquele do detergente
    BMB
    ou la o que é
    outro foram amostras emparelhadas
    dpois o de regressao linear
    as perguntas eram pa fazer o diagrama de dispersao, indicar os coeficientes de regressao
    e comentar uma afirmaçao que tava logo no inicio
    o primeiro
    é so fazer tabelas e graficos

    ResponderEliminar
  14. Pessoal... só uma coisa... o melhor que têm a fazer é saber resolver mesmo bem os exercícios da ficha 5 (porque sim, são os mais lixados!) e compreender aquela coisa da regressão linear (sim, mais propriamente a linear, a exponencial e a potencial...). Quanto ao Qui-Quadrado e ao da ficha 6... não stressem! Se não são muito semelhantes aos das fichas (cuidado com os valores, quantidade de dados e outras coisas que tais), então fazem-se bem (pelo menos para quem já fez uma vez as fichas). E pronto. Não se ponham com coisas no meio do exame! O tempo É REALMENTE LIMITADO! Levem as coisas mesmo bem organizadas e de muito fácil consulta. Não dá tempo para procurar o exercício! Ou sabem que é aquele e que está ali, ou perdem o precioso tempo! Lixadovsky, ok?
    Por isso... cuidem-se!

    ResponderEliminar
  15. aconselho MSM a começarem plo d regressao e dps deixarem o 1o po fim...
    fazem se bm tdos menus o primeiro pk sao preciso mts comandos e tem tar td msm na ponta do dedo :x
    sairam me 2 exercicios iguais aos da fixa, um dos comprimentos dos peixes(valores diferentes) e um da infeccao e tamanho das amigdalas(igualzinhooo)
    boa sort pa tds ;p

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo blog e pela sua manutenção!

    Fiz o teste de SPSS e saiu o ex 14 da ficha 5, o ex 16 da ficha 6, o ex 17 da ficha 7 e o ex das aulas teóricas sobre o comprimento das asas dos pássaros.Basicamente foi isto que saiu mas com algumas alterações nos valores (logicamente) e nas alíneas.Os apontamentos dão imenso jeito se soubermos bem onde está o quê!
    Boa sorte para os que ainda vão fazer!!!

    ResponderEliminar
  17. podes colocar ca a correxao do exercicio 14 da ficha 5?

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!