terça-feira, 30 de junho de 2009

Fisiologia Barata

Exames que estavam na reprografia mais as perguntas tipo do sigarra aqui.
(mas acreditem que não estão em bom estado...)

Relatórios de fisiologia deste ano aqui.
(só falta o último que parece que ninguém o recebeu, mas existe um com perguntas iguais a esse nos antigos, embora numa ordem diferente)

[Agora os relatórios de Fisio estão aqui]

28 comentários:

  1. Alguém me pode dizer como funciona a avaliação TP de fisio exactamente? Para quem não foi à 1ª freq tem q ir esta sexta fazer TP antes de fazer exame no dia 15? É q no calendário de exames diz que nesse dia é Fisiologia T + TP.

    ResponderEliminar
  2. eu acho q a tp vem juntamente com o exame / freq, mas nao sei

    ResponderEliminar
  3. A avaliação TP consta de umas perguntas de escolha-multipla no início da 2a freq (tal como as prgtas modelo fornecidas no sigarra). A avaliação da prática é a média da classificação obtida nessas prgtas mais a média dos relatórios (segundo as respectivas percentagens indicadas na págna d fisio no sigarra).
    Se não fost à 1ª freq podes ir à 2ª (esta sexta) e dps no dia do exame fazes só a 1ª parte relativa à matéria da 1ª freq. Tbm podes apenas ir ao exame e fzs T + TP (q é td qestões de esclha.multipla; tens é uma parte de prgtas q são direccionadas para a parte teórica e outras q são direccionadas para a prática).
    Qq dúvida consulta o blog da comissão d curso (comissaodemedicina08-14.blogspot.com) ou então contacta a prof q ela tbm t esclarece o q precisares ;) *

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por disponibilizares tommy ;)

    ResponderEliminar
  5. Surgiu-me uma pequena dúvida... Temos de acertar 50% das questões relativas à parte pratica ou a media da classificação obtida na parte pratica com os relatorios é que tem de ser positiva?

    Obg

    ResponderEliminar
  6. E eu também tenho uma dúvida: Quantas perguntas temos que acertar na frequência para passar? e quanto tempo temos?

    ResponderEliminar
  7. na frequencia tens de acertar metade das perguntas. . acho q na primeira tinhamos 60 perguntas, para 1h ou 1h.30 ja nao me lembro. .

    ResponderEliminar
  8. Não sei para que é que temos blog da comissão...
    Aqui as coisas aparecem muito mais rápido! (ou melhor, simplesmente aparecem)

    Talvés o blog da comissão seja bom para quem quer seguir política ou algo do genero já que lá só se fala de eleições...

    Aproveitando a deixa de um outro anónimo no blog da comissão já era altura de fazerem alguma coisa de útil (e já não peço para a sociedade, mas para o nosso ano :P). Penso que não peço nada de mais já que é a vossa função. Ou só foram pa comissão porque é FIXE, para isso mais valia estarem quietinhos.

    Parece que às vezes um gato trabalha melhor que um grupo!

    Bom trabalho Tommy!!!

    (encarem isto como um desabafo)

    ResponderEliminar
  9. Concordo anónimo das 20:16

    Obrigada Tommy

    ResponderEliminar
  10. 1544, tens mesmo que ter 1,5 em 3 na parte práctica da frequência/exame

    2016, não cries competições onde elas não existem.
    A parte mais importante de uma comissão (e duma AE) é sempre a que resolve os problemas entre alunos e profs. É para isso que servem as comissões, para que haja mais força nos anos.
    Não deites abaixo a comissão, porque de modo algum eles estão quietos.

    E qual é o mal de se falar de política? Também não é suposto a comissão informar do que se passa no ICBAS?

    ResponderEliminar
  11. Anonimo 20:16, não sou da comissão. No entanto achei o teu comentário bastante ignorante. Sendo que a comissão só se formou neste semestre (o que é o normal) e só se oficializou recentemente. certamente que os projectos serão praticamente todos realizados no próximo ano. Aliás, como sabes, este blog não é do conhecimento dos professores, o blog da comissão é oficial. É com a comissão que os professores falam. Não é minimamente possivel a comissão ter esta informação no blog agora, por questões burocraticas.

    Outra coisa: A comissão é aberta a todos. E os membros que pertencem à mesma foram voluntários. Certamente que se achas que poderias estar a realizar imensos projectos agora, deverias ter entrado para a comissão em vez de a criticar.
    Dou-te um concelho: Dá as tuas sujestões. O que queres que se faça agora de útil? Sê especifico.

    Digo-te isto pois este já não é o meu primeiro ano no ICBAS e portanto, falo com experiência. Como estou a frequentar duas cadeiras com o primeiro ano estou dentro do assunto. E por acaso estou a par dos projectos que a comissão já tem planeado para o próximo ano. Acredita, eles não estão parados.

    ResponderEliminar
  12. Caro "anónimo";

    Caso não saibas, a Maria João (a Presidente) mandou um mail aos alunos do primeiro ano a pedir que mandassem sebentas para nós. Como deves calcular, não é trabalho da comissão andar a fazer sebentas. Além disso, os relatórios de Fisiologia ja estavam no blog da comissão, antes de estarem no Medzébics.

    Se duvidas do trabalho da comissão, identifica-te e vem falar comigo pessoalmente e eu mostro-te actas de reuniões, relatórios, orçamentos e projectos do departamento cultural, ao qual pertenço e me sinto no dever de defender.

    Cumprimentos e Boa sorte para os exames

    ResponderEliminar
  13. Caro colega,

    o Tommy já disse muito daquilo que eu queria dizer. Sou sincera quando digo que me magoou imenso ler esse comentário: o pessoal do Cultural tem trabalhado imenso para podermos ter dinheiro para a barraca no 3º ano (é a CC que paga a barraca e ajuda aos gastos da Viagem de Finalistas, entre outras coisas) assim como os restantes membros, para que problemas com professores (como foi o caso de Fisiologia Geral) e outras burocracias sejam resolvidas.
    Caso não saibam, o Tommy também faz parte da CC, daí que não vejamos utilidade em ter as mesmas sebentas nos dois blogs.
    Quanto às eleições, qualquer estudante da UP deve estar informado acerca das alterações dos orgão de gestão da sua Faculdade e Universidade. Todos os blogs de todas as CC têm as informações que têm sido colocadas no nosso blog.
    O nosso trabalho nem sempre é visivel, mas ele existe e não é "pêra doce". A CC não se resume a arranjar sebentas.
    Quanto aos relatórios de Fisiologia, antes de estarem aqui, estavam no blog da CC, daí que seja inoportuno o teu comentário em relação à rapidez.
    Para concluir, relembro que eu própria enviei um mail a todo o ano (a todos os emails que temos disponiveis, que são 160 e poucos) a informar que poderiam enviar as vossas sebentas e outras informações para a CC para podermos partilhar com o resto do ano. Compreendes que não é nossa função fazer as sebentas.
    Se houver alguma questão que alguém não tenha percebido, podem contactar-nos pelo nosso email ou blog, e peço que comentários depreciativos como estes sejam, no minimo, dirigidos à CC para nos podermos defender ou explicar.
    Estejam a vontade, contactem-nos ;)

    Cumprimentos,

    Maria João Dias
    Presidente da Comissão de Medicina 08-14

    ResponderEliminar
  14. temos de ter metade na pratica tambme???? isso nao tem logica porque depois nao podemos repetir so a pratica pois nao??

    ResponderEliminar
  15. Pedro Maria da Gama Leite de Barros da Rocha e Castro Correia de Miranda – tudo menos anónimo :P1 de julho de 2009 às 22:24

    Não queria bater muito na mesma tecla, pois acho que o tal “anónimo” já deve ter as orelhas a arder. Mas queria te (anónimo) dizer duas coisas:


    1 – Sobre o facto de criticares sem dares sugestões, encoberto sobre “anónimo”. Não chegasse deixares um comentário sem o mínimo de dignidade, escondes-te sobre “anónimo” num blogue onde já tantas vezes se pediu para assinarmos os comentários? Morfológica e gramaticalmente inqualificável

    2 – Como te foi dito pela Maria João, e por outros comentários, se te achas tão bom/oa a ponto de arrasares assim uma comissão que pelos vistos desconheces, tinhas todo o direito a teres te candidatado a uma comissão, e agora estares no auge da tua vida a fazer mil e uma “coisas úteis (e já não peço para a sociedade, mas para o nosso ano)”.

    Bem, não quero descer ao nível do teu comentário, muito menos quero dar mais importância e tempo de antena a uma atitude que em rigorosamente nada contribuiu para resolver os possíveis problemas de que falaste…

    Queria apenas enfatizar a ideia de que caso queiram/precisem/tenham vontade de perguntar alguma coisa, a comissão está disponível para nós. Não, não sou da comissão, mas acho indecente que, umas duas semanas depois da oficialização desta comissão, e em plena época de exames, se arrase assim o bom trabalho de tanta gente.

    Finalmente, sobre fisiologia: acho que não acrescento nenhuma novidade, mas transcrevo o sigarra: teste prática é preciso 1,5/3,0 valores… que somam com a média dos relatórios (cotados a 2,0 valores). Para ‘passares’ nos relatórios, basta teres 2/3 presenças… Isto perfaz 5,0 valores (componente prática) a que se somam 15,0 valores (exame ou frequências).

    Tiggs: de facto não podes mesmo repetir, e há nota mínima. Basicamente: chumbas teste prático, estás chumbado à cadeira :s professoras simpáticas é no que dá :P

    Bom estudo

    ResponderEliminar
  16. ora meu querido,queres que façamos alguma coisa pela sociedade?vou começar a fazer alguma coisa por ti: não é "talvés" que se escreve,é "talvez"! ;
    acho que já foi aqui tudo dito,mas não custa nada relembrar que não estamos na comissão porque somos da realeza,oferecemo-nos.se querias tanto "falar de política" e "ser fixe",era só te ofereceres para o "clube da gente cool" q é a comissão (esta sinceramt partiu-me toda,levei um k.o. agora acredita,fora de combate mesmo,pq ser fixe é mesmo do crl,andar a ter reuniões antes dos exames,fazer de tudo para arranjar dinheiro para podermos ter a barraca a representar o nosso ano na queima,andar a pensar em mil e um projectos,eu no meu caso ter que contactar o professor aguas a pedir desculpas pela brincadeirinha linda de escola primária que fizeram no teatro anatómico,a ver se não nos vedavam o acesso porque,como deves saber,continuaremos a ter anatomia para o próximo ano e não era muito conveniente não podermos ir para o teatro,enfim,fixe é que está a dar!!!).

    a comissão não é uma claque de cheerleaders meu amiguinho.e para a próxima vez que não tenhas nada para fazer e venhas dizer mal de pessoas que também trabalham para ti (e os relatorios,pelo menos alguns,ja tavam no blog,mas claro que lá só há política - se não fosse colocada nenhum post sobre o q s passa,eramos uns desleixados que nao informamos o nosso ano,cruel ironia!),não incomodes quem tem e quem faz ok?fica-te pelo zapping na tv ;)

    cordialmente.marta silva.

    ResponderEliminar
  17. Uma pequena correcção: de facto há uma secção cool da nossa comissão,estava enganada.refiro-me ao cultural.trabalham que se fartam,organizaram um jantar que foi uma categoria (eu que o diga que saí de lá a ver a 3 dimensões já,os argumentos de só haver vinho a mim não me foi problema ahaha) e,em suma,são gente do melhor.e temos uma presidente implacável e mais nada!
    para eles o meu sincero reconhecimento :)

    ResponderEliminar
  18. a parte prática tem que ser feita obrigatoriamente esta sexta feira? nao há possibilidade de a fazer pela primeira vez no dia 15, dia de exame? obrigado

    ResponderEliminar
  19. Como te apoio, Marta! xD

    Bem... Está é mal é isso dos 3 valores para uma avaliação prática escrita! Quero dizer... na prática uma pessoa tem que tocar nas coisas, certo? Tem que se avaliar o modus operandi da pessoa e não o quanto a pessoa decorou o que fez. Acho que o que interessa numa prática é mesmo saber o porquê de se fazer e fazer bem, não é isto de decorar protocólogos e procedimentos! Logo, é um pouco erróneo atribuir uma cotação mais elevada (3) a uma parte escrita de verdadeiro ou falso em que (sejamos sinceros) conta muito a sorte do que a um semestre todo enfiados num laboratório/sala de computadores a assar os dedos com uma pipeta na mão e uma folha cheia de perguntas á frente!

    Bolas para isto!!!!

    ResponderEliminar
  20. Estou a desesperar!!!! Precisamos mesmo de fazer exame prático esta sexta ou podemos fazer dia 15???

    ResponderEliminar
  21. Pedro Maria da Gama Leite de Barros da Rocha e Castro Correia de Miranda? como se esse fosse o teu nome..

    ResponderEliminar
  22. 048, acho que é mesmo esta sexta. Até no sigarra diz que precisas de passar ao práctico para seres admitido a exame.

    431, sim, o nome dele não é aquilo tudo, mas ele é o Pedro Miranda. Que não haja dúvidas disso. E se bem me lembro, desde o início que ele assinou, por isso não peques por aí.
    A sério, é uma batalha perdida

    ResponderEliminar
  23. Anónimo 4,31

    Procura na ficha de disciplina ou no sigarra. mim08029 ;) não aparecem todos os nomes pois quando me inscrevi eles pediram-me para cortar, “segundo a lei” não se podem cortar os último 3 nomes, por isso acho que cortei os primeiros… um dia destes dou-te o meu B.I….
    ai espera, és anónimo?? então como te vou encontrar para te emprestar meu B.I?

    ResponderEliminar
  24. Também não acreditas na minha palavra Tommy? :P perguntem ao águas, ou a qq aluno da minha turma (5)… quando na primeira aula me pediu para dizer o meu nome, toda a gente se riu…
    enfim… bom estudo

    ResponderEliminar
  25. Mas numa coisa tens razao Tommy, sempre dei o meu nome… basta recordar o maior debate da historia deste blogue, num post que chegou aos 100 comentários, em que passei horas aqui a escrever, quase que “contra” toda a gente, e dei sempre a cara…
    Pah, num blogue em que tu próprio dizes “um anónimo só conta como meia pessoa”, acho que o mínimo é dar a cara pelo que se diz….

    ResponderEliminar
  26. Tens um nome mesmo grande =D
    Pois, eu fui ver o teu nome no sigarra, e estavam a faltar esses
    As minhas desculpas ;)

    ResponderEliminar
  27. não,ele não é Pedro,realmt anonimo,tens razao!ele é Gervásio de Ramalhede,mas como teve vergonha inventou aquele nome que ali está ;) q grande argumentação depois do q toda a gente respondeu ao teu infeliz e pobre comentário..."ai eu sou anónimo mas tu inventaste o teu nome" ahah back to the kindergarten ;)

    ResponderEliminar
  28. Podemos fazer o prático no exame de recurso, caso não queiras fazer amanha ;)

    (para mais informações comissaodemedicina08-14.blogspot.com):p

    Maria João

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!