terça-feira, 16 de junho de 2009

E um mensagem de esclarecimento...

Não sei quem começou, mas a verdade é que chegou aos meus ouvidos que ando a ameaçar as pessoas de que vou deixar de meter coisas no blog caso não votem na lista M...

Primeiro, acho uma vergonha esta campanha ter descido ao nível dos rumores. Isto não são tácticas dignas do ICBAS. Se têm que passar mentiras para serem eleitos, algo de muito errado se passa convosco... Muito mesmo... Além de que isto era suposto ser um choque de ideias, e não de ataques pessoais... Mesmo que estejam assustados que nem ratos com a ideia de perder o poder, há coisas que não se justificam, e esta é definitivamente uma delas.

Agora a mensagem para as pessoas que realmente importam:
Este blog nasceu da ideia de centralizar todos os apontamentos e livros de medicina que conseguisse encontrar, para tornar muito mais fácil a troca de informações entre nós, de forma gratuita e livre. Podem dizer que estou errado, mas acredito que é esta uma das mais importantes vertentes do Espírito Académico. Partilhar conhecimentos sem pedir nada em troca.

É por isso que recusei inúmeras vezes meter uma password neste blog. Porque por muito que faça sentido a ideia de ter as coisas num sítio onde os profs não as possam ver, essa noção elitista de limitar o conhecimento a alguns é simplesmente ridícula para mim.

Podem ter a certeza de que este blog não teria as coisas que tem hoje se não fosse de livre acesso desde o início. E o exemplo mais flagrante é a secção de Vet, que não teria sequer nascido se tivesse colocado uma pass! Como não posso adivinhar quem é que me vai dar informação para partilhar, não posso fechar as portas! Têm que estar abertas! No dia em que fechá-las, este blog começará o seu declínio, marquem as minhas palavras.

E não nos podemos esquecer que quando criei este blog, foi também a pensar nos vários amigos que contribuiram com apontamentos de outras faculdades, e que continuam a contribuir ainda hoje. Muitos de vocês podem não saber isto, mas foram exactamente apontamentos de outras faculdades de medicina como a FMUC, FMUP e FML que começaram este blog. Ou seja, e isto pode ser um choque para vocês... o Medzébics nunca foi do ICBAS!
Ok, respirem fundo... Posso continuar? Vamos lá então.

Por isso é que quando alguém começa a espalhar boatos de que vou parar de actualizá-lo ou fechá-lo a quem não votar na M, fico fodido. Porque isso vai completamente contra as minhas convicções, as mesmas que levaram à criação deste blog.

Por isso é que vos digo que, aconteça o que acontecer, este blog vai continuar. Porque isto não é só meu, não é só do ICBAS, é de todos os que precisarem dele sem excepção. Porque há pessoas a mais a dependerem dele para eu pôr os meus interesses, por mais mesquinhos que sejam, à frente delas.

Sim, apoio a M, mas a função este blog continuará ganhe ela ou não. Na verdade, na eventualidade da E ganhar, ao menos a ele terão.
Aconteça o que acontecer, vocês terão o Medzébics para vos ajudar, e isso não é um boato, é uma promessa.

(Pensamento que não tem nada a ver do dia: é preciso um sinónimo para blog)

P.S.: para os anónimos que vão dizer "oh seu egocêntrico, mas afinal este blog é teu ou não?", respondo já "a verdadeira função dele é a partilha, e essa é de todas nós, mas agora o texto que escrevo é meu. Ou seja, por mandar aqui as minhas postas, é meu, mas por estar aqui a partilhar mais de 300 ficheiros diferentes, é de todos nós. Pode parecer um paradoxo, mas se fossem a aulas de filosofia fazia sentido. A sério, vão a uma."

31 comentários:

  1. As aulas de filosofia ja acabaram hoje!

    ResponderEliminar
  2. Quanto a ste blogue, agradeço a sério toda a ajuda que me tem dado, e confio que a sua existência nao dependa de resultados das eleioes

    queria so deixar um grande obrigada pelo MEGA tabela de MIOLOGIA, ta td mesmo esquematizado, vai ser optimo para decorar!

    bjinhs ******

    ResponderEliminar
  3. Sabiam que ate a mim me fode o juizo ver Anónimo sempre que leio um comentario?! Descobri agora....depois de tanto tempo a ser pedido pra se assinar as bacuradas que se diz aqui nao compreendo o porque de nao o fazerem......mas isso é o menos...

    Tommy, o pessoal que inventou essa merda nao te conhece...nem digo pessoalmente...nao conhece o tommy que existe neste "sitio extremamente organizado com coisas muito uteis e deveras bonitas" ( = blog...gostas? lol muito grande talvez...)...sao uma cambada de desesperados, mas se for preciso sao os primeiros a fazer um comentario a pedir pra arranjares a sebenta de quimica feita pelo pai do ané quando ainda nao havia tailandia no mapa....manda-os todos foder e caga no que dizem...a melhor arma é a indiferença....tu sabes o que vales e o contributo que das à comunidade icbasiana e quem realmente interessa sabe disso tudo tambem...

    grande abraço e cresce com isto...calca-lhes em cima e sobe mais um pouco

    ResponderEliminar
  4. Viva a não existência de password :-)

    ResponderEliminar
  5. vao a:

    www.anakekijjoa.com

    vale a pena, nem que seja para na parte "galeria de imagens" conhecerem a familia do ane ahah

    Tommy, sabes que esse boato é de baixo nível e ter a capacidade de deixar a lama correr debaixo dos nossos pés é importante! força nisso e obrigado
    grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Relativamente ao boato, começas por dizer "Não sei quem começou", depois já dizes "se têm que passar mentiras para serem eleitos, algo de muito errado se passa convosco", só podendo tu referir-te aos membros da lista E. Desculpa, ou estás muito confuso com o que tu próprio pensas ou estás, como quem não quer a coisa, a querer influenciar as pessoas que lêem o teu blog (impingindo-lhes a ideia de que foi alguém da lista E que começou o boato), estando tu ciente da influência que tens no teu ano.

    Outro ponto, fui pesquisar o que tu próprio afirmaste no post "Porque é que deves votar na M?" e passo a citar:"Se todo o meu trabalho ao longo do ano vos significou algo, se os vossos agradecimentos foram mesmo sinceros, peço-vos apenas uma coisa... Que confiem em mim". De facto, não dizes: se me estão gratos votem M, mas não sendo tu burrinho nenhum (nem os teus assíduos leitores), e sendo tu membro e claro apoiante da lista M, sabes bem que não precisas de o afirmar tão abertamente letra por letra para fazer passar precisamente a mesma ideia. Todos sabemos que, para meio entendedor, meia palavra basta. Agora, não venhas atirar areia para os olhos dos teus próprios amigos, leitores e adversários de campanha e digna-te a dizer se o que o quiseste fazer passar não foi "Payback time!" ? Não quero com isto dizer que esta é uma atitude errada ou certa, isso vai da ética de cada um.

    E não estou a dizer que alguma vez disseste que acabavas com este útil blog se não votassem M (até porque todo um ano pode votar numa lista qualquer e mesmo assim essa não ganhar, tendo em conta o universo de estudantes) e não acredito que alguém da lista E o tenha alguma vez afirmado. Agora, acho errado da tua parte vires dizer sub-repticiamente (na 3ª, de 3 citações, que fiz de ti neste comentário, a tal em que dizes que se os agradecimentos realmente foram sinceros, que confiassem em ti) que andas a ser difamado pela lista E, porque essa afirmação em si é difamação e campanha imoral contra a lista E. Acredita, nós não queremos, não usámos, nem vamos usar nenhuma táctica pouco ortodoxa nesta campanha.

    Cumprimentos cordiais, colega,

    Inês Trigo

    ResponderEliminar
  7. Acho que esse "pseudo-boato" a ser lançado, teria mais lógica ser lançado pela Lista M ? Afinal o lema era... Se não votares M, eu fecho o blog ! xD

    Pá acho a reacção 1 pouco exagerada, o facto de ter chegado aos ouvidos não quer dizer que realmente toda a gente ande a comentar, até porque há mais que fazer ??

    But after all... it's just my opinion...

    Gnomo do Pai Natal

    ResponderEliminar
  8. Olá caros colegas e caro "Tommy".

    Sendo eu, estudante do ICBAS e totalmente fora das mesas eleitorais, aproveito para deixar aqui uma opinião (totalmente NÃO anónima! lol!)

    1. Se isto é um blog que tem como princípio ajudar os alunos de medicina/medicina veterinária, que não é do ICBAS (ou exclusivamente do ICBAS), então para quê a publicidade extrema à Lista M?

    2. Boatos do ICBAS... Quem não os conhece? Não? Abre bem os olhos então, que eles andam aí!!! E se são boatos, como estás tu tão certo que foi a Lista E a iniciá-lo? (ou algum apoiante dessa mesma lista) é um bocado rebuscado e mania da perseguição, não? E tal como apontou a Inês Trigo, ao que parece tu próprio deste a entender isso, por outras palavras. Se calhar deves ter mais cuidado com o que escreves, para não ser mal entendido (se realmente não era essa a tua intenção).

    Quanto ao resto do trabalho: Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Deixemo-nos de discussões...
    Meu caro "Tommy", se colocares aqui frequencias anteriores da parte do JAP, podes ter a certeza que voto na lista M.

    Ass. Alguem desesperado

    ResponderEliminar
  10. Tenho para mim que a Internet é um meio altamente liberal, o que significa que só vem a este blog, pessoal e intransmissível por definição, quem quer e quando quer. Por outro lado, não teria sido necessário chegar ao ponto de prestar um esclarecimento se não houvesse o que esclarecer.
    Começo por dizer que alguém iniciar um ataque ao autor deste blog simplesmente por se assumir como elemento convicto da Lista M é, no mínimo, degradante.
    Talvez se tenha empolado o valor deste boato - talvez. Mas se o autor o valorizou foi porque sentiu que isso colidia com o que de mais certo há neste blog: o existir para o outro, para o colega. Além disso, "quem não se sente não é filho de boa gente", e acredito muito nesta sabedoria popular!
    Devo dizer-vos que me entristece muitíssimo a leitura que fizeram das palavras do autor num outro post - "Se todo o meu trabalho ao longo do ano vos significou algo, se os vossos agradecimentos foram mesmo sinceros... Peço-vos apenas uma coisa: que confiem em mim" -, uma vez que é claríssima a mensagem implícita e explícita: "apesar da inexperiência que reconheço ter, dei provas de saber e poder trabalhar". É ou não é a leitura mais lógica?

    Enfim.

    ResponderEliminar
  11. parece que é preciso alguém tirar um curso para dirigir a AE da maneira que o pessoal da lista E fala....

    ResponderEliminar
  12. José Pedro Pinto (lista M - RP, membro do nucleo de gestão)16 de junho de 2009 às 23:54

    Boas noites,

    Enquanto membro proposto pela lista M para o nucleo de gestão da futura AEICBAS não consigo deixar de deixar aqui apenas um pequeno ponto de informaçãp: Acabou o periodo de campanha... reflictam!

    Inês, deixa-me dizer-te que considero mesmo uma grande infelicidade esse teu comentáro. Considero que basta! Já chegou... Façam um favor a todos e parem com as ofensas pessoais aos colegas que só querem o melhor para o ICBAS e concentrem-se em colaborar com todos os que têem capacidades! (sim é verdade que há muitas pessoas com grandes capacidades!)

    Cumprimentos a todos e um último apelo: Votem M, E, em branco ou nulo! Mas não deixem de exercer o vosso direito.

    Saudações cordiais

    ResponderEliminar
  13. o medo e o desespero de perder a AE é claramente visível pelos ataques pessoais e pela campanha negra (como diz o outro) que a lista E tem feito!

    É vergonhosa a atitude de uma lista que por acaso é a actual AE do ICBAS.
    Evoluir com Experiencia? tenham juizo!
    evoluir com RESPEITO, HONESTIDADE e acima de tudo com VERDADE!


    Agora ate chegam ao cúmulo de "proibirem" num fórum manifestações de opinião acerca das eleiçoes para a AE! (nao fosse o O Sr. Presidente membro da lista E)

    Vivemos num Estado de Direito!


    e tenho dito.

    ResponderEliminar
  14. anónimo das 23.58

    ----- TOP SECRET -------

    Nome: Paulo Carvalho
    2º ano de Vet


    ---- este comentário se autodestruirá em
    3...2...1 ------------------------------

    ResponderEliminar
  15. "evoluir com RESPEITO, HONESTIDADE e acima de tudo com VERDADE"

    "não fosse o O Sr. Presidente membro da lista E"

    Epah como eu gosto destas discussões férteis (ou se calhar não... fico um momento indeciso sobre essa questão... xP).

    Mas gostei desses conceitos "honestidade" "verdade" e "respeito"! Gosto! Clap Clap para esses conceitos. Mas pah... dizer isso e depois:

    1. esconder-se por detrás de um "anónimo" (onde está a verdade?)

    2. então e o respeito, onde está? ou isso só serve como arma de arremesso? Porque se existe esse mesmo respeito não deveria então ser falado (a) pessoalmente com a questão em si (e sim podes vir falar comigo, seja quem fores ;) don't be afraid, I don't bite! :D ) (b) e sem assumires que se defende uma lista só porque x ou y pessoas estão nessa lista. Até porque tenho, nessa mesma lista (M), (pelo menos) uma pessoa pela qual tenho bastante respeito e simpatia.

    Cumprimentos ;)

    ResponderEliminar
  16. Bem pessoal,é assim: isto é a eleiçao para uma associaçao duma faculdade ou as putas das eleiçoes (e desculpem os termos) dos estados unidos???sabem,quem nao pertece a merda de lista nenhuma perdeu a puta da vontade toda de votar seja no q for.é q é mesmo assim.eu falo por mim mas nao duvido q haja mt gente com a mesma sensaçao.esta merda e uma palhaçada!eu estou a almoçar e tenho pessoas à minha volta a fazer campanha; eu estou a ter aulas e tenho mesas todas escritas com "vota nao sei qe"!ja agora porem avioezinhos com mensagens de campanha,ou confettis quem sabe?
    olhem bem no ridiculo q isto caiu,o triste e q parece q esta luta animal pela AE nao e vontade de exercer funçoes e ajudar os colegas,sao orgulhos e interesses pessoais.e acreditem q campanhas destas via eu no secundario,so falta darem-nos rebuçados!e realmt tommy,se isto chegou a este ponto e se foi um boato,acho q so deitaste mais lenha na fogueira,pq se realmt é mentira (e acredito q seja) nao havia necessidade nenhuma de dizer q foi a joaquina do lado,ou q eles tem medo ou sei la o qe,isto é,ainda sobrevalorizares o facto.simplesmt ignorava-se a questao.eu propria ja exprimi a mh opiniao qt as pessoas q dizem mal deste blog q, como todos os outros, o usam.agora isso e mt diferente do q boatos.
    por outro lado,e certo q eu tb nao concordo com a campanha q foi feita aqui neste blog,pq me pareceu excessiva (ou talvez por ja estar mesmo farta de tanta abordagem eleitoral!) mas,por outro lado,este blog e pessoal,dado q quem coloca os posts é o tommy,e portanto resta nos a todos respeitar o q ele aqui coloca,seja propaganda da E, M, Z, X ou Y, ou estrelinhas a piscar.

    mais moderaçao pf.nao façam de nos,vossos colegas,mentes-captos que nao têm discernimento para tomar uma decisao conscienciosa,pq nao somos,e com esta saga da guerra das estrelas so vao conseguir votos em branco.

    cumprimentos.
    Marta Silva

    ResponderEliminar
  17. Colegas tenham calma, estão a dar demasiada importância a boatos, dos quais esta campanha foi fértil, tanto para um lado como para o outro.

    Os boatos surgem sempre, seja de forma deliberada ou espontânea, só quem não tem experiencia ou é mal intencionado reage como virgem ofendida. Acredito que seja o primeiro caso.

    Entretanto, este não é o espaço para esclarecer o que realmente importa nesta campanha, que é a capacidade de cada uma das listas para conduzir os destinos da AEICBAS.
    Sugiro aos responsáveis das duas listas que o façam nos sitios próprios. E ao nosso colega que continue a disponibiliazar os apontamentos.

    PS: Como conselho pessoal, nada tendo a ver com esta polémica sugiro-lhe por outro lado, caro tommy, que, como projecto de maturidade futura, separe aquilo que entende (e muito bem!) ser uma valiosa ferramenta de recoleção de apontamentos em que todos gostamos de participar, do seu blogue onde tece as suas considerações pessoais.
    Eu por mim, sou fã dos dois, mas compreenda que o altruismo com que faz este optimo trabalho é diminuido com o facto de que obriga os incautos estudantes a inteirarem-se das suas considerações (que eu aliás aprecio).
    Quando damos, não devemos impor o que pensamos, nem advogar por nós. Um dia vai perceber isso, quando for Médico. Assim o permita Escolápio.

    ResponderEliminar
  18. anónimo das 23.58 = anónimo das 0.09

    ResponderEliminar
  19. "Agora ate chegam ao cúmulo de "proibirem" num fórum manifestações de opinião acerca das eleiçoes para a AE! (nao fosse o O Sr. Presidente membro da lista E)

    Vivemos num Estado de Direito!"

    Caro Paulo,

    Permite-me começar este comentário recordando-te a situação em que nos conhecemos há cerca de 3 anos atrás. Não creio ter-te, pelo menos até hoje, alguma vez tratado mal ou recusado uma qualquer conversa comigo. Sabes perfeitamente o tipo de pessoa que sou. Estou sempre aberto ao diálogo e a ajudar quem precisa. Admira-me portanto que tenhas sentido necessidade de vir a um blog de Medicina difamar o Presidente da tua Comissão, que é também teu colega, e também teu amigo. Relembro-te que tens um fórum, de Veterinária, IIano, no qual podes expressar a tua opinião sempre e sobre o que queiras dentro daquilo que são os limites da decência e do respeito cívico. Em relação ao comentário que aqui fizeste permite-me apenas dizer, para te esclarecer a Ti e também aos leitores do Blog, que o post que realizei no nosso Fórum surgiu por questões éticas, e por deliberação em reunião de Comissão. Falar sobre as eleições da AE nunca foi proibido. O que foi proibido foi fazer campanha. Num breve parêntesis permite-me também que te diga que aquilo que circulou no fórum, circulou via mensagem privada. E foi campanha. Não foi uma expressão de opinião. E que mensagem privada nenhuma, me chegou a mim. Nas minhas costas rapaz... Nas minhas costas NÃO!

    Cumprimentos

    Bernardo Archer

    ResponderEliminar
  20. Como já passa da hora, vou só dizer que não, não sei quem foi, e acho que todos nós sabemos que a não ser que alguém se acuse, nunca iremos descobrir.

    Posso ter exagerado na reacção ao boato, mas a sua simples existência deu-me a volta ao estômago. E por isso decidi esclarecer antes que ele se espalhasse mais, matá-lo o mais rapidamente possível.

    Se pareço acusar alguém específico, peço desculpa. E vou deixar por aqui que é dia de reflexão... Madrugada para ser mais correcto.

    Em relação ao meu apoio e o facto deste blog não ser do ICBAS... Com o este blog não ser do ICBAS quero dizer que quem o usa não vem exclusivamente da nossa casa. E como expliquei, o facto de partilhar aqui coisas faz com que este blog seja das pessoas que contribuem e que usufruem dessas mesmas... coisas. Contudo, não deixa de ser um blog pessoal, na medida em que as opniões por ele transmitidas são minhas. Mas o facto de deixar comentários livres neste blog também o deixa ser de todos, na medida em que cada um pode exprimir a sua opinião sem censura, contestar as minhas opiniões à vontade, desde que não caia no insulto barato.
    Ou seja, o texto é meu e transmite o meu ponto de vista parcial, que nunca escondi, mas com os comentários e downloads livres, isto é de quem aqui vier. Entendido?

    E vamos manter a ordem se faz favor.
    É dia de reflexão.

    ResponderEliminar
  21. Avé à Marta Silva...estas eleiçoes tao a tornar-se numa grande palhaçada...

    ResponderEliminar
  22. Estive a ler estes comentários, nem sei se chegarão ao estatuto de comentários!!! Só tenho a dizer: Que estouro de luta de galos!"!

    :)

    Tenham calma! Olhem pelos vossos corações...

    ResponderEliminar
  23. FILHOS DA ____ VOTEM M!

    ResponderEliminar
  24. anaónimo 12:25 que raio de comment é esse? ainda por mais escondido em "anónimo"?
    é triste q a lista M tenha esse tipo de apoiantes...

    ResponderEliminar
  25. Pedro Miranda, qal foi a necessidade de atacar a lista M no unltimo coment? Tu la deves saber...

    ResponderEliminar
  26. Gato Tommy:
    Os gatos têm 7 vidas, e uma é pra acordar, das histórias de encantar, das histórias de encantar!

    "Pedro Abrunhosa" poeta do Porto

    e da vida

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Pela Joana Rameirareira, às 8:57

    "Fst dr rdmnt: NRRBD, NRRBD, NRRBD!!! nM jsD t sf h Chc, m grnd pnls hm!"

    2 Anominos = 1, só espero que o ICBAS também tenha 7 vidas, que estes comentários d'hoje não me estão a dar confiança no futuro... Nenhuma mesmo...

    ResponderEliminar
  29. viva a insubordinação! viva as eleições concorridas, votadas, apoiadas! viva quem vê nisso um bom sinal para o futuro! e viva quem não vê também, ok?

    eu cá sou da colheita pós-25 de Abril de 1974. e acho que o Tommy também.

    ResponderEliminar
  30. Adorei o bom nível mantido durante a campanha e após os resultados das eleições serem publicados... Quanto à lista M da qual fiz orgulhosamente parte, só espero que este espírito 'académicamente político' e empreendedor se mantenha ao longo dos nossos curso e que seja transmitido a mais gente!

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!