sábado, 25 de abril de 2009

Articulações em Geral

Um word de 4 páginas para vos dar uma introdução às articulações, preparado por Carlos Silva para uma práctica (update: na verdade é práticas que se escreve) de Anatomia Sistemática I, e aprovado pelo prof dele, o Carlos Magalhães (só para verem a classe).

E aqui está o link. Divirtam-se!

P.S.: Existe um resumo do Mini Guyton (sim, é verdade... sim, tem piada... mas controlem o riso), mais concretamente dos capítulos que vão sair na 1ªfreq, nas escadinhas, escrito pela Maria Vilela. E não, não vou ter tempo para o digitalizar até à frequência, por isso, a não ser que alguém o digitalize e o mande para aqui, quem o quiser vai ter que ir lá buscá-lo. Boa sorte!

P.S.S.: Na resolução da Maria Bernardete, da ficha grande de química, façam o favor de esquecer o exercício 7. Segundo a Bernardete, foi resolvido assim na TP, mas parece que o Ané disse "tá mal", pelo que, sendo o homem o regente da cadeira que nos vai dar as notas, vamos acreditar nele.

P.S.S.S.: Só mais uma coisinha! Para quem quiser aprofundar o membro superior, acabei de desviar esta sebenta vinda da FMUC.

17 comentários:

  1. alguém tem a resolução desse exercicio como mandam as leis do ané? gostava de ver, pq tb n tenho pratica c ele, e de certeza q vai sair uma coisa dessas no exame! só tenho receio é q como esse tenha outros mal corrigidos! enfim... quem disse q a quimica era uma ciencia exacta? boa sorte p tdos!

    ResponderEliminar
  2. chiquinha tarrachinha26 de abril de 2009 às 12:26

    so uma duvida .. na ficha de quimica, na parte dos hidratos de carbono aparecem as formas da glicose, fructose, etc. temos de as saber de cor ou o prof poe na frequencia ? **

    ResponderEliminar
  3. "Prácticas"? Não será "práticas"?
    E no link referente a Artrologia, está disponível um documento que foi revisto pelo professor... hum. Será que também procurou erros ortográficos? Desafio-vos a ler o final da última página :)

    ResponderEliminar
  4. so uma coisa, nas resoluçoes da ficha grande de quimica a partir da 10.1 n ta nada resolvido, a materia a partir dai n sai ??

    ResponderEliminar
  5. Nao, não sai, claro que não, o Anê só pôs na ficha para nós dormirmos melhor...

    ResponderEliminar
  6. tou em panicoooo!!! lool

    ResponderEliminar
  7. Desisti agora de química. Fuck it! Faz-se por exame.

    ResponderEliminar
  8. nao desistas :) vais sempre a tempo. fazes a frequencia e logo ves como corre. nao perdes nada. Força :D

    ResponderEliminar
  9. da para nos inscrevermos no jantar na altura do jantar ?

    ResponderEliminar
  10. Alguem tem as soluções das frequências de fisiologia? pf partilhem a vossa imensa sabedoria xD

    ResponderEliminar
  11. Alguém sabe quais as articulações que são para estudar para a gincana?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. essa informaçao das articulaçoes ta no site do icbas, na disciplina. uma duvida : na sebenta de fisio dizem q em caso de desnutriçao proteica ha uma grande quantidade da hormona do crescimento. mas essa hormona estimula a sintese de proteinas ! como e q e possivel ?

    ResponderEliminar
  13. ICBAS helper, assim que tiver tempo corrijo...
    Mas que picuinhas =D

    ResponderEliminar
  14. Joaquim: A hormona de crescimento estimula a gliconeogenese. Isso implica o uso de aa. A falta de proteinas não implica a falta de aminoacidos. Nessa situação ela terá um efeito semelhante ao da insulina.

    Promove a formação de ATP através do uso de aa.

    :)

    ResponderEliminar
  15. Tommy, 'if you must choose between two evils, pick the one you've never tried before'. :)

    ResponderEliminar
  16. Mas vá... até admirei o facto de teres corrigido e de teres salientado essa correcção, tss tss.

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!