sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Resumos Farmacológicos

Escritos pela Cristiana Pinto, e algo cortados pela fotocopiadora, apresentam-se resumos sobre:
-Antiepilépticos
-Doenças Neurodegenerativas
-Sistema Adrenérgico

E por quanto? De graça!
E se fizerem o download agora, recebem a edição limitada, com resumos sobre Benzodiazepinas e Lítio, por exactamente o mesmo preço!

61 comentários:

  1. Previously on Medzébics

    "1944
    Eu sugiro que partilhássemos aqui umas perguntas que o prof de farmaco foi dizendo nas apresentações das monografias e temas, que iriam sair no exame..
    Por exemplo, eu apontei que ele disse que ia sair qual a medicação a fazer para as diabeticas gestantez: seria a insulina e nao os hipoglicemicos orais...
    Colaborem...

    1955
    uma das profs disse q costuma sair sempre a diferença de mecanismo de acção entre BZD e barbitúricos. Não sei se ela se estava a referir a exame ou à 2ª frequência. Isso faz parte das aulas teoricas da 1ª frequencia, mas tb foi abordado nos temas e/ou monografias.

    1957
    no trabalho pratico da absorçao do a.salicilico no estomago,o ponto 1 do relatorio q é uma tabela tem valores de concentracoes que era suposto tirar de uma curva fornecida na aula. onde se ve isso? ou esse exercicio,o o ponto 1,nao é passivel de ser avaliado no exame?"

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  2. Caso alguém ainda não tenha feito o download das monos e temas recomendados pela comunidade anónima, podem vir a este endereço

    http://www.mediafire.com/?877sjpqc90rm04n

    Fiz o download de cada um deles para mim e juntei tudo num arquivo

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  3. A única pergunta que a prof Laura fez na minha apresentação sobre células estaminais foi: Porque é que o tratamento com células estaminais não é muito viável do ponto de visto do tratamento para uma determinada doença?
    Segundo ela, a resposta é: Porque mesmo que se implantem células estaminais, a causa principal de uma determinada doença, continua sem ser tratada. Ptt, mesmo que se utilizem células estaminais, estas nunca vão tratar completamente a doença, porque mais cedo ou mais tarde, essa doença ira recorrer, porque a causa ainda pressiste.

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  4. A pgt sobre a absorcao da aas no estomago ser mais eficaz em meio acido que em meio basico costuma sair...

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  5. podem-me dizer pq é que os agonistas alfa 2 são anti-hipertensores? eu sei q os receptores alfa qd estimulados provocam vasoconstrição...agora se são tipo 1 ou 2 não sei, mas daí a os agonistas alfa 2 levarem a vasodilatação...

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  6. agonistas alfa 2: bradicardia, hipotensão, vasodilatação e vasoconstrição!!!

    Não sei pq, mas sei q é isto...

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  7. General
    Common (or still unspecified) effects include:
    Vasodilation of arteries[2]
    Vasoconstriction of arteries to heart (coronary artery)[3] however the extent of this effect may be limited and may be negated by the vasodilatory effect from β₂ receptors[4]
    Vasoconstriction of veins[5]
    Decrease motility of smooth muscle in gastrointestinal tract[6]
    Contraction of male genitalia during ejaculation[citation needed]
    [edit]

    via http://en.wikipedia.org/wiki/Alpha-2_adrenergic_receptor#General mas axo que esta correcto

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  8. para as monografias basta ver power point certo? é que ler aquilo tudo,grrrr

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  9. Estes resumos farmacológicos são para a segunda frequência, certo?
    Muito obrigado a todos os que têm contribuído com resumos, resoluções, etc...

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  10. isto dos temas e monografias basta ler as apresentaçoes com melhor nota, os power points? obrigada

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  11. Tirem-me uma dúvida por favor... Existe alguma 2ª frequência do género da que tinhamos para a primeira? É que eu tirei nas reprografias mas não tenho assim nada!!!

    Bom estudo para todos!!!

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  12. De onde são as respostas que a Sara Duarte fez??

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  13. aqui ao lado diz: DON´T PANIC....mas neste momento I AM PANICANDO A LOT

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  14. 1125, faz o pino e conta de 100 a 0

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  15. temos que saber que as galinhas poedeiras têm uma maior concentração sanguinea de cálcio? acho que é muito importante..

    von Hafe

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  16. Anónimo disse...
    isto dos temas e monografias basta ler as apresentaçoes com melhor nota, os power points? obrigada

    29 de Janeiro de 2011 09:57

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  17. lol é importante claro! eu nao quero galinhas poedeiras sem calcio se ao nao poe ovos de jeito!

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  18. é importante saber que as galinhas possuem uma elevada temperatura corporal!
    Segundo a professora Graça, são o animal ideal para ter aos pés enquanto dormes mas infelzimente pouca gente tem galinhas de estimação

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  19. entre monografia e temas, ha diferença na importancia ou valem o mm, ou seja, ha maior probabilidade de calhar mono ou temas?

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  20. ninguém sabe
    o exame vai ser uma roleta russa

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  21. 10.10 infelizmente acho que não

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  22. Para farmacologia (2ª frequência) as aulas que vêm do SIGARRA são a 10,11, 13 e 14?

    A 9 já não vem pois não? E não há aula 12?

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  23. anónimo das 19:16 confere no mediafire no blog da cc cujo link se encontra à direita, tem lá duas pastas. uma que diz 1a freq e outra que diz 2a freq.

    von Hafe

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  24. (é a pasta que diz "2a freq")

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  25. obrigado, já vi que pelo menos a aula de parkinsson falta no sigarra...

    ass:19.16

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  26. os resumos que estão aqui no medzebics do Pedro Loureiro podem dar jeito. http://medzebics.blogspot.com/2010/11/resumos-de-farmaco-e-pato.html

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  27. A Prof Mª Helena disse alguma coisa sobre qd sairiam as notas?

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  28. Ou hoje à noite ou amanhã... ou na próxima semana... ou no mês de Fevereiro... nesta linha temporal de certeza

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  29. na aula de adrenegico na parte dos antagosnistas alfa tem la a sigla ADRs....que quer isto dizer?

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  30. não sei, mas usam-na para dizerem os efeitos adversos

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  31. pois tbm axei que fossem os ef 2º mas nao percebo adrs-adrenergicos?!?! nao é importante.

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  32. talvez...irrita.me mt pessoas portuguesas a darem aulas para portugueses e a aula ser em ingles, ou esse genero de expressoes...tira.me do serio

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  33. English is the current language of science. Why won't you embrace it?

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  34. pk ou das a aula td em ingles e inclusive exames ou optas por portugues. se querem usar expressoes em ingles que eu percebo que ponham o significado...assim é que nao é mt boa ideia...nao gosto...ms sou um mero aluno

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  35. Und was, wenn der Unterricht in Deutsch gegeben? Wäre das nicht toll?

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  36. Não, não seria óptimo que o ensino fosse administrado em Alemão 23.58, a menos que estejas a pensar em emigrar... lol

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  37. ήταν προτιμητέο στα ελληνικά

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  38. fu**ing son of a b*** he knows all the languages!

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  39. 中國還涼= China is also cool...grande tradutor google

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  40. 日本人は最高です!

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  41. 日本人は最高です!= The Japanese is highest!

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  42. watashiwa nihongo ga skidesu!

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  43. E novidades de semiologia há?

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  44. Só vou começar a estudar farmaco agora. O que acham mais importante eu estudar? As aulas teoricas ou as mongrafias e os temas?

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  45. eu mandava-me às aulas. consegues ter mais ideia do que é pretendido, os livros de referencia estao claros e nao demasiado exaustivos, e as aulas de hormonas já é bom se souberes o que está lá. quanto aos trabalhos é sempre muito imprevisível o que vai ser avaliado e "quanto" vai ser avaliado, de modo que, com o tempo tão apertado, só lhes dava uma olhada.

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  46. Obrigado.

    Voces tem alguma tecnica para memorizar aqueles nomes todos e as caracteristicas? Ainda só vi os anticonvulsionantes e ja acho isto impossivel.

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  47. persistência... mas mesmo assim...

    alguém já fez as v/f para se comparar?

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  48. de que exame? Nao ha a freq do ano passado.

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  49. o q são AEDs? (tema mal-epileptico)

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  50. São Anti(A) epileptic drugs

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  51. Ninugem conseguiu arranjar 2ª frequencia de farmaco do ano passado? :(
    Na altura não houve ninguem que se lembrasse das perguntas que sairam?

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  52. Adorei essa descrição de um dos efeitos adversos do orlistat da wikipedia: Esteatorreia (tipo de diarreia gordurosa que fica colada à cerâmica da sanita)

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  53. é preciso saber aqueles farmacos todos do adrenérgico??

    Os agonistas, antagonistas, inibidores de nao sei o quê....

    é? é que sao muitos!

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  54. Boas!

    Alguém que ja tenha dado uma olhadela em "exercicios" antigos, sabe se relativamente à avaliação prática é preciso estudar protocolos e relatorios, ou basta ler relatórios?

    Obrigado

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  55. Os receptores alfa envolvidos na contracção do musculo liso sao predominantemente alfa 1?

    A esquizofrenia, lítio, alcool e benzodiazepinas que estão nos resumos não saem para a 2ª frequencia, ou saem??

    19.51, eu nao vou conseguir saber ;( e sinceramente nem vejo o grande interesse de saber isso tudo em termos futuros, porque mesmo que saibamos agora provavelmente vamos acabar por nos esquecer...

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  56. como grande maioria das coisas q estudas... lembras-te de muita coisa de histologia? e neuro? e anatomia? eu não... claro q é impossivel saber tudo o q esta nos slides, e mesmo q saibas, não vais conseguir responder à maioria das v/f do exame..é pura sorte. como alguem ja disse aqui: o exame é uma verdadeira roleta russa!

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  57. Boa noite! alguém me sabe dizer onde posso encontrar os relatórios das aulas práticas?

    Ps.: é só impressão minha, ou para esta frequência é IMPOSSÍVEL estudar tudo?

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  58. no mediafire da comissao axo....impossivel nao é..ves de certeza gente a faze.lo....mas nao sei é como. foram tolos em deixar adiar para agr. esta msm em cima de micro...

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