Para desanuviarem um pouco de Semiologia, vejam este magnífico vídeo dos nossos colegas na FML.
domingo, 9 de janeiro de 2011
94 comentários:
Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Porreirinho =)
ResponderEliminarmuito bom
ResponderEliminarNo segundo slide de pneumo nao estao mal calculadas as UMA?
ResponderEliminar25-55 anos: 40 cig/dia 5 não são 60 UMA em vez de 30?
sim, tambem ja tinha reparado nisso
ResponderEliminarNa aula 6 de pneumo ninguem tem a resolução daqueles casos clinicos?
ResponderEliminarAlguem me sabe por favor explicar como se calcula a PAO2 – PaO2 ? (aula 6 de pneumo)
ResponderEliminarAinda nao consegui perceber.
Uma PAO2 vê-se na gasometria mas onde se vê a outra?
E como é que sabemos se está ou não aumentada?
Muito obrigado
"O pulso paradoxal deve-se ao desdobramento de S2 no tamponamento cardíaco" - isto é verdade não é?
ResponderEliminarobrigado
é falsa
ResponderEliminaronde está o exame dessas perguntas???
ResponderEliminarpara o proximo semetre os prof têm que por a bibliografia logo no inicio senao assim n dá!
ResponderEliminarna produção de cianose é importante a a qualidade relativa de hemoglobina reduzida. Verdadeira ou falsa??
ResponderEliminarEdema agudo do pulmão dá bradicardia??
ResponderEliminar02:00 é a quantidade absoluta de hemoglb logo é falsa
ResponderEliminarNas perguntas de pneumologia na 67 não é a D?
ResponderEliminarD. O aumento simultâneo da PaCO2 e do gradiente álveolo-arterial do O2 apenas ocorre em situações de inadequação da relação ventilação-perfusão. Acho que é falsa, pode ser shunt
02.53 mas a hemoglobina reduzida é que é a que condicionada a cor azulada. Ve na wikipedia, eu acho que é verdadeira!
ResponderEliminarcondiciona*
ResponderEliminarB. Na DPOC, a acompanhar a redução do FEV1 verifica-se geralmente uma redução proporcional do fluxo inspiratório máximo. ?
ResponderEliminarv ou falso?
03.49 mas diz no harrison que só a quantidade absoluta da hemoglobina reduzida é que contribui para a cianose
ResponderEliminarA quantidade absoluta de hemoglobina na pergunta refee-se a toda provavelmente, ou seja à oxidada e à reduzida.
ResponderEliminarAo dizerem a relativa, provavelmente estão-se a referir à reduzida, que é uma das duas formas em que ela pode estar, percebes?
É uma questão de interpretação, acho que ambas deviam estar correctas...
Já agora no exame de pneumo acho que dentro das poucas respostas que estao assinaladas algumas não estão correctas... :S
pois..e no de cardio também tem erros
ResponderEliminarO exame de semiologia era mesmo difícil.
ResponderEliminarAlguem consegue lembrar-se de algumas perguntas para quem vai a recurso?
será possível digitalizar a chave e colocar aqui, por favor?
ResponderEliminarobrigado
bem acho que vai tudo a recurso xD
ResponderEliminarhá bonificação?
ResponderEliminarComo foi Semio???
ResponderEliminarsera que podiam disponibilizar a chave pf?
ResponderEliminarpor onde estudar radio?
ResponderEliminarNoite da Medicina 2010, eu estive la!eheh
ResponderEliminarmas têm q ver os sketch feitos por eles, no youtube,sao brutais :D
que cromo...
ResponderEliminarPor acaso tão mesmos fixes
ResponderEliminarPassei ontem a tarde a ver todos os de 2010 x)
Agora vou ver os dos outros anos =P
Alguem m sabe dizer se o prof d radio vai por os slides das ultimas aulas e quando?
ResponderEliminarFalta uma aula de pato sobre lesh, alguem m sabe dizer onde pára?
ResponderEliminarVersão 1
ResponderEliminar1A 2D 3B 4B 5D 6B 7D 8D 9C 10D 11D 12B 13C 14B 15C 16D 17E 18B 19D 20C 21D 22D 23D 24E 25D 26D 27E 28C 29B 30E 31B 32D 33D 34E 35B 36A 37C 38C 39B 40B 41D 42C 43D 44C 45E 46C 47E 48D 49E 50C 51C 52A 53D 54C 55D 56D 57E 58C 59B 60D 61C 62B 63D 64E 65D 66B 67B 68D 69B 70D 71C 72E 73C 74D 75D
Bom bom era as perguntas.
ResponderEliminarPodiam tentar fazer uma junção da matéria que saiu. Se cada um se lembrasse de uma ou outra já era uma grande ajuda.
Tendo em conta a quantidade de pessoas que vao a recurso seria uma grande ajuda!
tem que haver bonificação!
ResponderEliminarespera sentado/a pela bonificação!
ResponderEliminarEntao, se não baixarem a dificuldade no proximo, vao chumbar mts na mesma. Se baixarem torna-se injusto para os que passaram nesta. Bonificação é o melhor a fazer
ResponderEliminaros que passaram nesta vao a recurso fazer melhoria
ResponderEliminartorna-se injusto nada porque quem passou agora se quiser pode depois melhorar a nota em recurso
ResponderEliminarsim e as pessoas vao mesmo fazer melhoria em recurso! a bonificação é agora!!!! nao é justo ser so numa das fases!
ResponderEliminara bonificação se é nesta fase tmb tem que ser na fase de recurso se não é muito injusto!
ResponderEliminarentao vais avaliar parte do ano com uma exigencia elevadissima e a outra parte com outro tipo de exigencia? e essa de kem ker vai a recurso é um bocado má, sao 12 euros, n é barato
ResponderEliminaruma bonificação seria o mais justo
ou isso ou manter a mesma dificuldade no proximo, e axo q isso ninguem ker
Uma pergunta inocente...
ResponderEliminarQuem passou?
Alguém tem estimativa da percentagem?
ouvi dizer que a nota mais alta foi 45 em 75
ResponderEliminardeve haver mais alta....ha pessoal q nao se manifesta!
ResponderEliminarpor onde se estuda radio para esta freq em 2 dias?
ResponderEliminarnao sei...tou c a mesma duvida!!!!
ResponderEliminarQual a bonificação que deram a semiologia o ano passado?
ResponderEliminarpor favor, alguem que saiba que ajude aqui o pessoal q n sabe por onde estudar radio. obrigada.
ResponderEliminarO ano passado baixaram o minimo de perguntas a semiologia. Alguem sabe para quantas baixaram?
ResponderEliminarpara 35 acho
ResponderEliminarSó para 35? Isso é pouco.
ResponderEliminarAlguem sabe se este ano vai haver bonificaçao?
vale mais esperar para ver pessoal. possivelmente conforme os resultados assim vao ver como fazer :/
ResponderEliminarHouve um ano em que baixou para 33 acho eu. Não é possível este ano acontecer o mesmo?
ResponderEliminarAlguem que apele ao bom senso da professora!!!
a idalina nao baixa a fasquia! isso era com o nelson...
ResponderEliminarÉ o primeiro ano em que ela está na regencia. Podia baixar. De que lhe serve ter tanta gente a chumbar?
ResponderEliminarFormar médicos competentes e não preguiçosos...
ResponderEliminarconcordo!!!!se todos começam a baixar a fasquia depois o pessoal facilita!
ResponderEliminarmeninos a comissão já abordou a idalina sobre a questão da nota mínima. esta diz que quando corrigidos todos exames, fazem média, e consoante esse valor definem se baixam nota minima ou não.
ResponderEliminaroutra coisa: NAO se pode fazer MELHORIA ao teorico. Tal como o tiago mandou na mensagem. o exame teorico é visto como condição de acesso a exame final (recolha/defesa de história) pelo quenão é possivel fazer melhoria. Já o exame final da história pode fazer-se melhoria!
bom estudo e boa sorte p radio q eu ainda tenho micro amanha as 8!
pedro miranda
Médicos competentes e nao preguiçosos?
ResponderEliminarSó podem estar a gozar!
Acham mesmo que este tipo de exame avalia mesmo os conhecimentos?
Nós nem sabemos muitas vezes se temos de escolher a verdadeira ou falsa, até podemos saber 3 alineas e nao saber responder à questão.
O próprio tipo de perguntas na prática não vão definir quem é melhor ou pior médico porque muitas coisas incidem sobre pormenores que daqui a uns tempos ninguem se lembra!
Experimentem dar o exame a um pneumologista ou cardiologista até conceituados e vejam as notas que eles tiram ou mesmo se passam.
Eu acho que nem devia haver nota minima no teorico, ou pelo menos de 7 valores que é o que acontece em muitas cadeiras.
A semiologia devia abordar bem a parte da história clínica e exame físico porque para o resto nos vamos ter cadeiras de pneumo e cardio.
ResponderEliminarÉ assim que acontece em todas as faculdades do país onde a semiologia é relativamente acessível (não desprezando obviamente a sua grande importancia).
Para alem do exame ser demasiado extenso para o tempo, ainda incide sobre todos os pormenores que se possam imaginar, com um grau de dificuldade muito elevado.
Como é que se explica uma % tão grande de reprovaçoes? Nós nao somos todos burros, é sinal que algo não está bem na elaboração do exame e que este é desadequado!
Se eu fosse professor tinha vergonha de ter tantos alunos a reprovar a uma cadeira minha!
E realmente nesse aspecto o professor Águas é que está correcto ao dar 20 ao melhor aluno e subir os outros de acordo com isso!
ResponderEliminarIsso sim é uma avaliação justa e adequada, não é como aqui em que o melhor só acerta 45 pelos vistos!!
Para mim a nota mínima devia descer pelo menos para 30 certas.
ResponderEliminar02:22 tiveste 30 certas certo?
ResponderEliminareu tb acho q o exame é extenso e a materia muito exigente! mas acho q dar 20 ao melhor e nao haver nota minima faz c q se facilite o estudo exigindo menos do aluno!
então se este tipo de exame não avalia os nossos conhecimentos porque porcaria o fomos fazer?
ResponderEliminarque se lixe a história da bonificação, afinal estudámos para saber e mostrar o que valemos ou andamos a "pedinchar" para passar?
ainda não sabemos se reprovou assim tanta gente, esperem pelas notas e aí falamos...
ResponderEliminarqnd sai a nota?
ResponderEliminaré verdade que se passarmos no teórico e reprovarmos no prático para o ano só temos de ir ao prático?
ResponderEliminarsim, só precisas de ir ao práctico...
ResponderEliminarduvido que ela baixe abaixo das 35 perguntas...foi assim no ano passado na época normal (no recurso nem baixou)...
ela faz uma média e vai baixando até ter uma taxa de aprovações aceitável...mas o máximo que alguma vez baixou foi 33...
ola radiologia é so frequencia na quinta nao é?
ResponderEliminarsim anónimo das 10:44.. No sigarra há um link que diz 'calendário de exames' xD
ResponderEliminarvon Hafe
Alguém sabe como vai ser a estrutura da frequência de radiologia? Vai ter muitas imagens para identificar ou será mais à base de pgtas textuais sem imagnes?
ResponderEliminarque parte de neuroradiologia sai para a freq de radio?
ResponderEliminaro exame de saude este ano tambem é de consulta?
não se arranja nada de radio, tipo apontamentos de pessoas que foram às teóricas ou assim? é que as aulas têem tantas imagens e tão pouco texto... obrigada
ResponderEliminarque capitulos do daffner sao importantes?
ResponderEliminarPessoal q injustiça é esta de mantermos o mesmo sénior e por isso n podemos escolher algumas turmas?
ResponderEliminareu nao acho injustiça! uma pessoa ja esta habituada ao metodo é mt melhor...alias, isto d andar sempre a mudar d turma nao da com nada... todos os semestres andar a escolher horarios nao tem logica nenhuma!
ResponderEliminartem se o teu senior for uma valente bosta e se tiveres ficado num horário que n gostasses o semestre passado. O ano passado trocavam os seniores e juniores.
ResponderEliminarhavia no coreto uma sebenta de lisboa muito boa radio...é grandita mas compensa o estudo...
ResponderEliminarta aqui na pasta da FMUL e tem a parte de genito-urinario e osteo.articular. e para neuro sao os textos de apoio. nao?
ResponderEliminarEm relação a semiologia realmente a única esperança que ainda temos é passar em recurso (para quem reprovou claro).
ResponderEliminarEm relação a Patologia para a semana a frequencia é na segunda ou na terça? No calendário das frequencias tem segunda mas no dos exames tem terça!!
Para quem está a estudar radiologia, este site é muito bom: www.learningradiology.com tem as doenças todas, com os achados, explicações e imagens
ResponderEliminar02.38 o prof Águas sempre fez assim e achas que anatomia não é bem dada?
ResponderEliminarEu diria que é bem melhor dada do que semiologia e bem mais organizada.
Ao menos podemos levar o exame para casa e reclamar por exemplo da chave porque há sempre perguntas algo duvidosas.
Em semiologia nem acesso ao exame podes ter sequer, quanto mais reclamar alguma coisa!
Pessoal alguém sabe que tipo de frequencia vai ser a de radio? Vai ser tipo a outra ou tem mais imagens?
ResponderEliminarBoa tarde
ResponderEliminarAlguem m sabe dizer se a aula de mamografia sai na frequencia d radio?!
So falta essa aula na net n è?
Por que é que a aula de mamografia não havia de sair se foi dada?
ResponderEliminarNinguem se lembra de algumas perguntas que sairam em semiologia para quem nao for possa ter uma ideia??
Talves porque é a única aula que o prof ainda nao disponibilizou... E como há pessoas k vão fazer a frequencia na 5 feira e até estudam acho k não está a ser muito correcto...
ResponderEliminarE quanto as perguntas... Porque haveria d m lembrar?! xD
18:32 tem calma c as perguntas ;) não te preocupes!!!!
ResponderEliminarnos slides, na parte que fala de pancreatite aguda, alguem sabe o que é PQ?
ResponderEliminar18.38, eu concordo que realmente já o devia ter feito.
ResponderEliminarMas perguntar se vai sair na frequencia é algo que ninguem te sabe dizer com certeza, só depois de ver;)
Mas nao te preocupes muito com essa aula porque também é fácil e se sair é no maximo uma perguntita.
Bons estudos
ass:18.32
PQ = pseudoquisto.
ResponderEliminarHonestamente, o Daffner não chega para Radio pois não?
ResponderEliminarNope =P
ResponderEliminarna chega?!?! eu nem por ai tou a estudar...so aulas
ResponderEliminar