domingo, 26 de setembro de 2010

Por onde estudar?

Para aproveitar os comentários deixados neste blog com conselhos sobre as sebentas e livros para as nossas várias cadeiras, achei por bem transcrevê-los num só post de fácil leitura.
Caso alguém tenha algo a acrescentar pode escrever nos comentários em baixo.

Ah, e só mais uma coisa, tenho que deixar aqui um daqueles avisos. Aqui vai:
"Os comentários aqui divulgados não representam necessariamente as opiniões do grupo Medzébics"

E agora, os comentários:
João Ramos disse...

A maior parte das cadeiras são "estudáveis" pelo material que os professores dão apenas.

Há no entanto alguns livros que são muito úteis. Quase toda a gente compra o "Bates" - (Propedêutica Médica / Guide to Physical Examination and History Taking) para Semiologia.

O Harrison, sendo um livro muito útil para consulta ao longo de todo o curso, e necessário para Semiologia, há blocos de fotocópias à venda na GNR só com os módulos mais importantes (Cardiologia, Nefrologia, etc.) e em formato mais legível (ampliado) que o próprio livro até. Pelo que quem não quiser gastar muito dinheiro essa é uma solução mais que suficiente.

Fármaco, Micro e Patologia estudam-se geralmente só com os slides das aulas, mas isso depende do gosto de cada um. Eu pessoalmente quis comprar um livro de farmacologia (Dale) para servir de suporte porque muitos slides são apenas imagens ou tabelas que se tornam exaustivas só por si.

O Robbins de patologia (a versão mais sintética e pequena é mais que suficiente) não é necessário mas também pode ajudar no estudo pelas mesmas razões que fármaco. Mas Patologia é uma cadeira muito fácil em que lendo um ou dois artigos (o professor fornece) sobre cada tema e resolvendo exames se consegue tirar uma boa nota.

Microbiologia os slides são bons e suficientes na minha opinião.

Radiologia e Ssaúde Comunitária a regência mudou desde que fiz as cadeiras por isso não vos sei ajudar.

Em suma, se só podem comprar um agora, recomendo o Bates porque as técnicas que ensina de Exame Físico e colheita de História é extremamente importante, mesmo que não seja a parte essencial da avaliação teórica da cadeira.

Cumprimentos.

Ana F. disse...

- Radiologia chega estudar pelas aulas e sebenta.
- Fármaco é so as aulas e chega perfeitamente.
- Micro em principio chega as aulas mas as vezes nos mini-testes as profs costumam inventar um pouco e as respostas as perguntas so se encontram no murray pelo q aconselho a tirar fotocopia do murray caso as profs comecem a por perguntas estranhas.
- semiologia tirem fotocopia do bates pq vai ser bastante util. e dps temos o nosso amigo harrison q e preciso estudar para o exame.
- sau com o prof da uns artigos pa estudar po exame e é isso q sai só.
- patologia chega as aulas e a sebenta. o robbins há na biblio caso seja necessa´rio consultar pa um ou outro tema.
Concluindo preparem-se pa desgraça de semiologia, farmaco e micro! boa sorte

JM disse...

para radiologia aconselho a comprar o livro, tem imagens e dá jeito para o futuro... nao percebo cm é q ha pessoal q se limita a decorar sebentas sem perceber puto do q la esta...

3 comentários:

  1. Saquei o oxford e o bates mas quando os abro nao aparece conteudo, apenas o indice do çado esquerdo e cd clico nesse tbm n aparece nd do lado direito, q devo fazer?

    ResponderEliminar
  2. Experimenta este programa para os abrir:
    http://www.brothersoft.com/kchmviewer-download-265497.html

    Ou também podes ver se o download não falhou a meio e o ficheiro está incompleto

    ResponderEliminar
  3. Viva, encontrei o vosso blog por mero acaso... E uma vez que falam de livros queria informar que estou a vender o Harrison's (17ªedição em PT-BR) em 2 volumes. O livro foi pouquissimo usado (no máximo aberto 5 vezes)e deve ter no máximo um paragrafo sublinhado. Infelizmente uma das lombadas levou um toque e outra tem um risco (Posso enviar fotografias aos interessados). Se por acaso conhecerem alguem interessado em comprar este livro podem mandar-me mail para md04033@med.up.pt

    Por enquanto estou a pensar vender o livro por 160 euros.

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!