sábado, 25 de setembro de 2010

Bates' Guide to Physical Examination and History Taking

Um dos livros recomendados para a nobre cadeira de Semiologia, é o Bates, que consiste em págs atrás de págs de exames físicos bem explicadinhos de modo a conseguirmos replicá-los de modo bem sucedido no pobre velhinho insuspeito.

Para além de ser relativamente barato (40 euros, mais coisa menos coisa), vem com um cd cheio de vídeos. Que vídeos? Não sei, mas suspeito que sejam sobre exames físicos. É um palpite que eu tenho.

Para quem não estiver com dinheiro para investir já já a seguir, aqui o blog tem o prazer de disponibilizar uma giga de vídeos Bates. No arquivo vai junto o pdf, mas se não quiserem gastar tempo a sacar os vídeos, podem ver aqui o livro. Infelizmente tá um bocado sem imagens... mas para compensar tem um montão de perguntas no fim que não encontro no meu livro (sim, livro mesmo, feito de folhas de papel), pelo que talvez seja boa ideia dar-lhe uma vista de olhos.

Seja como for, para dar um exemplo dos vídeos:

(as minhas desculpas a quem pensava que ia ver o "breast exam")

Que por sua vez lembrou-me este vídeo:


P.S.: o windows media player não me abriu os vídeos mas o vlc media player funcionou bem, por isso toca a instalar o programa, se é que ainda não instalaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!