terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vídeos de Fisiologia

"Boas!

Sou o Rafael do 2º ano de vet. do ICBAS e encontrei uns videos que podem dar jeito a quem ainda tem a cadeira por fazer! Tirei-os da net e posso enviar-tos por email se os quiseres divulgar no blog..."

Aqui.
E só mesmo por acaso, até que explicam bem as coisas, pelo que valem a pena.

Já agora, para o pessoal do vet, uma resposta minha meio rafeira a uma pergunta que a Marta fez sobre o que saiu na nossa frequência prática de fisio:
"Fisio: Elas eram muito básicas... A única coisa que tinha de especial eram 3 gráficos no fim com as contracções musculares para escrever (escrever mesmo!) que hormona tinha sido usada naquele ponto (um é o que está no fim da folha do músculo liso, os outros ou não encontro ou estou-me a lembrar mal).
Em relação às perguntas, tinha perguntas sobre os iões (eram de caras), sobre os potenciais somatórios, sobre as contracções isométricas e amigas, sobre como deviam estar os condensadores e as resistencias para reduzir o tau, o que este significava, sobre as contracções dos músculos (tipo, constituição de triades),...

Mas eram fáceis porque eram quase todas, senão todas das de preencher espaços (tipo: a) a,n,a ), por isso podias deduzir umas quantas."

40 comentários:

  1. Caros colegas,

    Tenho algumas considerações a fazer, relativamente ao tema de anatomia.

    Primeiramente, acho mesmo muito estúpido ainda haver alguém que fica revoltado com o facto da prof. ter cometido um erro e de nos ter vindo parar à mão a chave do enunciado. (Só tenho pena que tenham sido as 12 primeiras e não as 12 últimas ;D) Para os que não receberam, só há , do meu ponto de vista, uma explicação: SÃO ANTI-SOCIAIS, só pode. Se fossem normais e se dessem com o pessoal, aparecessem no ICBAS, sem ser para ter aulinhas, apenas para conviver, teriam amigos que se lembrariam deles nestas alturas. (Deixem de ser GEEKS!!!)

    Acho igualmente estranho que tenham agora reclamado por causa da mensagem, quando andaram a mandar mail à prof para que avaliasse o sistemas respiratória nesta frequências, sem sequer se preocuparem com os outro, sem sequer saber o que mais convinha ao vosso ano. Depois reclamam que ninguem vos curte, pudera... têm atitudes estúpidas...

    Depois... Se mandarem mail à prof. por causa do sucedido, o que acho que ja acontecem, espero que não se esqueçam de referir o verdadeiro motivo pelo qual o fazem, que é por não terem recebido mensagem com a chave, e não porque acham injusto.

    Se fossem pessoas normais, nem se punham para aí a referir o que aconteceu, calavam-se bem calados e esperavam que a prof reparasse ou não que grande número de pessoas que teva as 12 primeiras respostas certas. Para além do mais, mesmo que ela notasse que algo estranho se passava, nunca teria provas de que nós realmente tivemos acesso à chave, o que já não pode acontecer, uma vez que ja tem mail a dizer "sim, sim sra. professora, ouve uns meninos muito maus que copiaram na frequência. E não é justo, sra. professora, porque os meninos bons, que não têm vida própria além do estudo, ficam tristes e fazem birra."

    Bom, relativamente à possível posição da comissão de curso, à qual faço parte, tenho a dizer que a cc, tem de apoiar o maior número de alunos possível, sendo que ninguém tem a coragem suficiente de assinar os comentários, a cc não sabe qual o real número de alunos que estão a favor da divulgação oficial do que se passou.
    Já que falo da cc, apesar de pertencer a este grupo de alunos que, de forma gratuita trabalham para os interesses do ano e que tem sofrido sucessivos ataques pessoais e completamente infundados, aqui, falo em meu nome, enquanto estudante do ICBAS, que tem vergonha de ter um ano com pessoas que têm este tipo de aitudes, que mais parecem do S. João, como já foi referido.

    Por fim, que ja me alonguei demais com quem não merece, lembro apenas que na próxima terça-feira haverá uma RA, reunião de alunos. Espero sinceramente que esta tenha mais adesão so que a primeira e que as pessoas que neste blog se escondem atras de um nome que não o seu, tenhas a didnidade de aparecerem e de darem a cara por aquilo que defendem.

    Dino Luís

    ResponderEliminar
  2. Oh Dino, quem fala assim não é gago! xD

    ResponderEliminar
  3. Pedro von Hafe Leite nº bi:312456710 de novembro de 2009 às 22:16

    eu apelava a uma manif para q o prof jorge machado e todo o seu staff comece a dar aulas de anat!
    ja agora como e obvio nao e justo(palavra tao usada em vao) fazer tudo por exame depois de perder tempo a estudar pa isto.. isso sim seria PREJUDICAR os alunos!
    ja agora tb acho engraçado aquelas pessoas q dizem q foi tudo mt injusto mas q mesmo assim usaram a chave.. p*t* de moral..
    espero q nenhuma desta pessoas me conheça pa n levar porrada xD

    ResponderEliminar
  4. Anti-sociais?

    Mas vocês estão aqui para serem médicos e saberem o que fazem ou para serem uma cambada de otários com a mania que coleciona altas notas e faz cadeiras à pala de chaves caidas do céu?

    E aqueles que receberam as mensagens e nem sequer disseram a chave a quem estava a um passo deles? Mais anti-social do que isso não conheço.

    ResponderEliminar
  5. Eu esperei por aquele rapaz da Ribeira há uns meses atrás às 12h à porta do ICBAS... Não chegou aparecer... Foi deprimente :(

    Só para te avisar Von, que poderão te ameaçar, mas no fim, desiludem e não aparecem. Deixam-te plantado... Estúpidos... Não se importam com os sentimentos das pessoas! :(

    E anónimo, controla-te. Erros acontecem e ponto final. A prof teve uma situação imprevista, e a bem ou a mal, reagiu e tomou decisões. Certas ou erradas, não vamos estar a criticar porque se nos acontecesse o mesmo éramos bem capaz fazer a mesma coisa.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Historian%27s_fallacy
    Falando por mim, não vai ser por este episódio que vou deixar de respeitá-la como minha professora. Não tive razões de queixa até agora (até achei simpático ela ter aceitado adiar os seminários), e por aí me guio.
    Pensem o que vocês pensarem, é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  6. ó o_0 daqui a 6 anos vou.te perguntar a inserçao do salpingo faringeo pa ver se tu te lembras..

    'e o burro sou eu?'
    + uma vez espero n te conhecer, nao e nada de pessoal xD

    Tommy eu so pa eu n encontrar as pessoas no icbas e ir cumprimentalas e elas tarem por dentro a pensar: 'ganda.....' lol

    Von

    ResponderEliminar
  7. um solilóquio, se me é permitido, Tommy10 de novembro de 2009 às 22:51

    Vamos lá enveredar um pouquinho pela regressão ao infinito.

    1º premissa: se os chamas de geeks, eles não querem nem sentem necessidade de socializar contigo.
    2ª premissa: se não socializam contigo, são considerados anti-sociais pela tua óptima (e muito relativa) concepção de vida.
    3º premissa: se, a teu ver, são anti-sociais, então são geeks.
    4ªpremissa: se os chamas de geeks, eles não querem socializar contigo
    ... e aqui por diante, num engraçado loop, percebes?

    Por isso, dino luís, é que talvez sejas também um geek pintarola. E agora podes também enveredar pela regressão ao infinito e fazer o mesmo exercício e vais chegar ao mesmo loop em relação àqueles que referes.

    Nem toda a gente interpreta a vida da mesma maneira, daí que convém, quando se exorta à solidariedade e à convivência, pensar que conviver é também respeitar e não olhar só para o nosso umbigo frequentemente cheio de cotão. Nesta situação, mais do que provar que as nossas opiniões não tem de ser necessariamente convergentes, mostra que não faltam aqui seminaristas da ocasião, prontos a dar a missa, por sinal descartável. Resta saber se, uma vez terminado este aperto, vai permanecer este fútil conjugar de esforços à maneira de "yes, we can", e se a vontade de conviver tão imensamente, quase fraternal e ternurenta que agora aqui aparece, perdura.


    Abraço, minha boa gente.

    ResponderEliminar
  8. Von, vou te ser sincero.
    É isso que penso sempre que te cumprimento x)

    ResponderEliminar
  9. Comment inteligente.. o 3o ou 4o nestes 200..

    tommy deixaste.me profundamente desiludido..
    ja te falei da hipotese de fazer um contrato publicitario po blog?

    von xD

    ResponderEliminar
  10. Mas estas discussões não acabam? Qual é o fim destes insultos? Alimentar egos?

    Andam paqui com filosofices complicadas pa se insultarem uns aos outros duma maneira gira. E qual é o resultado? Há desavenças e...espera...nah, só há msm desavenças.

    Como já disse, quem for fazer queixa não vai ser demovido por insultos por isso não vale a pena.
    E quem não fizer queixa também não vai deixar de achar cromos os que fazem só porque usam frases bonitas para os insultar.

    Nada mais vai sair daqui, é completamente inútil.

    Vá, comportem-se como adultos e deixem esta discussão morrer. Já é tempo.

    JCA

    ResponderEliminar
  11. Sabes como é. Entre toda esta diarreia digital (é eco! logia!), algumas pérolas acabariam por ser cagadas pelo recto da internet. Avé Rectum Internetum!

    Acho que sim Von, mas aquelas ceninhas que guincham sempre que passas com o rato por cima deixam-me deveras irritado.

    ResponderEliminar
  12. Von, porque é que tu não saltas os 6 anos e começas já amanhã a dar consultas?
    Afinal os anos que aí vêm não vão servir para nada...

    solilóquio das 22:51,apoiado!

    ResponderEliminar
  13. eu ja dou consultas..
    mete na net pedro von hafe e ves!

    tommy e o som do dinheiro a cair na conta?
    von

    ResponderEliminar
  14. Só agora é que reparei uma coisa.
    Lá em cima falei com um anónimo, mas enganei-me no post x)

    ResponderEliminar
  15. Só uma cena, porque é que do pessoal que defende a repetição da frequencia ninguem da o nome, mas do pessoal que é contra já houve gente a dar nome?
    Pois... É só garganta!!!

    ResponderEliminar
  16. Von, já meti na net e a única coisa que vi foram as consultas do Doutor Chibanga...

    ResponderEliminar
  17. Exacto 2310, mostra tu também a tua garganta xD

    Von! Procurei-te no Google! És prof na FMUP!

    E eu não preciso de conta. Vivo numa comuna no Alentejo

    ResponderEliminar
  18. o_O,
    Vê se ultrapassas o trauma de anatomia...

    ResponderEliminar
  19. Olha o tommy cheio de moral e nunca se revelou...
    (apesar de já todos saberem quem ele é...)

    ResponderEliminar
  20. olha olha a chamarem-me charlatao.. ao q isto chega! xD
    tommy mostra a tua garganta!

    pah isto sao bases pa nao chegarmos do nada ao hospital mas obviamente q nao e isto que vai fazer d nos medicos mais bem ou pior preparados.. neste momento temos e q nos safar!

    von

    ResponderEliminar
  21. A minha garganta? Vou mas é estudar neuro que assustei-me com os exames antigos =D

    ResponderEliminar
  22. um solilóquio, se me é permitida uma segunda e última vez, Tommy10 de novembro de 2009 às 23:55

    João Carlos, desculpa-me, mas parece-me que estás a fazer confusão ou eu não me fiz entender. Não vês no meu comentário anterior qualquer insulto de maneira gira ao dino luís (a referência ao geek pintarola era apenas para exemplificar um outro lado da barricada em relação a ele), antes pelo contrário, só tentei fazer, com boa ou má ironia, com que compreendesse que tem todo o direito, como todos o fizeram até aqui, de dar a sua opinião. Mas não é chamando geeks e estúpidos, ou "se fossem pessoas normais" que alguém o irá levar a sério. Pode ter a maior razão do mundo, ou assim achar, mas não vai conseguir nada mandando vir com os outros desta maneira. E quem diz ele, diz outros. Da mesmo modo que me consideras "cromo com frases bonitas" eu também não preciso de levar com porreiraços a escrever como pirraços em pré-puberdade ou que achincalham tudo o que não é igual a eles. E, contudo, estou aqui a escrever, demonstrando que tenho alguma consideração (ou sentido de convivência) pelo dignidade do debate. Espero que tenha conseguido transmitir isso. De resto, o que dizes depois, relativamente à discussão, é totalmente verdade e sensato.

    A discussão, no que a mim diz respeito e ao pouco que intervi, pode pois morrer por aqui. Já é tempo, sim.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Entendeste mal o que eu disse. Vais voltar a ler o meu comment e dizer-me onde te chamei cromo.

    Ou melhor, não digas. Vê só. Isto já cheira mal.
    Egos...
    Bora voltar pa neuro.

    JCA

    ResponderEliminar
  24. Tommy, ainda n percebi pk n enviast as solucoes a tds nos!qd são outras cenas mandas a td a gente, e agr n mandast a ng! tinha.se evitado tt problema :/:/ assim tds tinham tido acesso e nd disto tinha acontecido..

    ResponderEliminar
  25. Oh Dino, que tens pinta, ja eu sabia... Agora que foste promovido a geek, deixas-me copiar em neuro?

    LOL xD

    ResponderEliminar
  26. A resposta é simples na verdade.

    Eu recebi a msg, é verdade, mas como estava convencido que iam arranjar uma frequência nova ou trocar a ordem das perguntas, decidi não reenviar.

    Quando apercebi-me que era a mesma, já era tarde para poder mandar msgs.

    (e nada de meter o mesmo comentario em vários posts)
    (spam não é tolerado)

    ResponderEliminar
  27. Também quero copiar pelo Dino a neuro.Deixas?

    ResponderEliminar
  28. YA!! Dino, agora que foste (des)promovido a geek não tapes as respostas.. Deixa-nos copiar..

    ResponderEliminar
  29. Eu nao copiei pelo Dino!! estudei pelo Gray e pelo Moore! =D

    ResponderEliminar
  30. eu nao copiei pelo dino pq ele nao tava na minha sala =(

    ResponderEliminar
  31. É mesmo isso Luss!
    Nerd powa!

    ResponderEliminar
  32. Proponho um questionário

    O que fazer com os geeks do nosso ano?
    1. Dar-lhes duas lapadas e põ-los no teatro a fazer de peças anatómicas
    2. Mandá-los para o S. João
    3. Dar um melhor uso ao Gray (de capa dura) que n seja estudar
    4. Nenhuma das anteriores
    5. Todas as anteriores ***

    ResponderEliminar
  33. Pedimos desculpa pelo questionário proposto, porque a hipótese 4. não será considerada na correcção uma vez que era suposto pedir a falsa, portanto são todas certas excepto a 4.

    ResponderEliminar
  34. Alguns precisam de estudar!
    Nem todos têm estatutos ou mentes brilhantes...

    P.S.: Eu estudo, tive acesso à chave, estou muito contente com isso.

    ResponderEliminar
  35. Eu proponho partir-lhes a cara e tentar prejudica-los ao maximo até ao fim do curso...

    ResponderEliminar
  36. Apesar dos asteriscos... eu pessoalmente prefiro dar um novo uso ao gray... assim sempre que os geek's abrirem a boca, ja não saia merda, mas sim frases do gray... ;D

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  38. Triste perceber que universitarios tem este comportamento e vocabulario.

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!