segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tempos de União

O que foi dito na prática de Anatomia hoje foi que apesar do Pedagógico ainda não se ter decidido, que o mais certo era a frequência ser anulada. E volto a frizar, ainda não está decidido.
Mas quer dizer que devemos ficar parados? Não.
Amanhã há Reunião de Ano, e serão discutidas imensas coisas da maior importância.

Se o Ano concordar, deviamos lutar contra esta possível anulação, argumentar bem e claramente numa carta com o máximo de assinaturas possíveis
A culpa deste erro não é nossa, e também não é só do incógnito responsável pelas fotocópias da frequência. Devemos pagar por este erro com ainda mais tempo investido em Anatomia? Depois de muitos de nós terem desistido das outras cadeiras porque queriamos ter a certeza que a fazíamos por frequência? Eu acho que não.
De notar que esta é a minha opinião, assim como de várias pessoas, as quais não vou ter a presunção de dizer que são a maioria.
Para isso é que vai haver RA, para decidir o que o ano quer.

E ai do caralho que faltar! =D
(e as donzelas também façam o favor de aparecer)

(the drums of war...)


Já agora, todos terem uma noção, estes 5 valores vão valer 0,08(3) da média final dos 6 anos. Se vão se insultar outra vez, que saibam por quanto é que estão insultar.

84 comentários:

  1. É isso tudo. Nada está decidido e não podemos ficar parados, uma solução há de se arranjar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100%!
    Não temos que pagar por um erro com o qual não tivemos nada a ver!
    Vamos lutar pelos nossos direitos!
    Boa Tommy, desta vez tiveste bem!

    ResponderEliminar
  3. Concordo totalmente.
    A frequência nunca deveria ser anulada!!
    É injusto para quem abdicou de outras cadeiras para se dedicar a esta, para além de que tenho a certeza que quem estudou e conseguiu ter boa nota (ou mesmo quem não estudou, mas isso já é outro caso) não querem estar a estudar tudo de novo!

    ResponderEliminar
  4. Tambem concordo plenamente! Temos que lutar pelos nossos direitos...é mto injusto pagarmos por um erro que não tivemos nada a ver. Se a Prof decidiu, apos o erro ter sido detectado, a soluçao de dar a mesma frequencia, ela agora tem de acarretar com as consequencias que disso advem. Nao fomos nós a decidir ter a mesma frequencia.

    ResponderEliminar
  5. Eu nao tive acesso ao tal "bonus", mas fartei-me de estudar e consegui boa nota, por isso, nao quero ver o meu estudo ir "por agua abaixo"... ate porque estudei so anatomia sistematica II.

    ao contrario de, pelos vistos alguns colegas, eu nao tenho inveja de quem teve o tal "bonus", nem me sinto prejudicado...e nem me importo que alguns tenham sido beneficiados, pois isso acontece em todas(os) frequencias/exames.

    ResponderEliminar
  6. Vamos lá ultrapassar os conflitos a quente e mostrar a garra do nosso ano!!

    ResponderEliminar
  7. Boa Tommy!!! É mesmo esse o espirito que temos de ter... nao vamos sair vencidos desta batalha!

    ResponderEliminar
  8. vamos mas é ter calma e tentar resolver as coisas a bem, senão tamos todos lixados pa próxima frequência..vai ser bonito vai

    ResponderEliminar
  9. 23:22, caso ainda não te tenhas apercebido isso de a próxima frequência não é uma certeza, pois se a primeira for anulada vamos a exame..
    Temos que lutar e defender o nosso lado..
    Olha que os "mansos" não vão longe..

    ResponderEliminar
  10. Apoiado tommy!
    Vamos lutar até ao fim contra a anulação da frequência!

    ResponderEliminar
  11. Quando foi para insultar tava cá tudo e agora não tá quase ninguém.. =S
    Tou pa ver amanhã..

    ResponderEliminar
  12. Devemos ter em conta dois aspectos:
    - a haver anulação da frequência esta deveria ter sido feita de imediato e não à posteriori deixando este clima de confronto e incerteza a pairar no ar. Aí sim o erro seria corrigido e deveria ser marcada de imediato tb nova data. A desculpa de que não existe outra data é irrelevanto uma vez que não pde ser imputável aos alunos a culpa do erro de divulgação;
    - quando os alunos copiam ( e bem sabemos o quanto copiam) tb as frequências são anuladas? Tb nesta situação os que não copiam ficam prejudicados e não me parece que seja costume acusarem os que copiam.
    Penso que em vez da clivagem que esta situação criou entre todos devemos estar todos unidos na procura duma solução correcta, que minimize o o prejuízo que a anulação da frequência possa gerar e que seja o mais justa possível. Daí considerar que a marcação urgente duma nova data para a frequência seja da maior importância

    ResponderEliminar
  13. Não me querendo entrometer demais, acho que também é necessário que seja entendido q as soluções a esta trapalhada não passam exclusivamente pela anulação ou não do exame.

    Como a Prof pulicou no site da disciplina, situações semelhantes já se verificaram e a resposta às mesmas foram variadas.

    Seria possível por ex não anular a prova e aqueles que assim o pretenderem poderem repeti-la, ou ser dada passagem administrativa a tds e quem não estivesse satisfeito repeti-la-ia, ou então a cotação desta frequência ser passada para as próximas provas de avaliação q restam a fazer à cadeira (gincana 2 e freq. 2) ou ainda simplesmente não anular a freq pq de facto, os alunos não podem absolutamente ser prejudicados por um erro cometido por professores.

    Agora uma coisa parece-me bastante clara, seja qual for a solução encontrada haverá spr pessoas beneficiadas e outras prejudicadas.

    Em acontecimentos semelhantes anteriores no ICBAS, na maior parte dos casos que recordo, foi dada satisfacção pelos órgãos às revendicações da maioria dos alunos afectados pela situação, o que neste caso seria o resultado de uma votação no fim da reunião dos alunos de hoje. Embora essa perspectiva não me choque por demais, acho normal cada um defender o seu interesse próprio, é a base da democracia, tb gostava de salientar que a cada vez que isso acontece os professores tb estão a proteger-se, pois ao darem satisfacção aos alunos, não existem queixas juntos dos órgãos competentes e o erro pura e simplesmente não existe. Daí suponho a Professora no seu comunicado prever com tanta segurança que este tipo de erro voltará a acontecer. Sendo assim, obviamente safa-se um ano, mas os mesmos erros voltam a ser cometidos ano após ano no icbas sem qq tipo de sancção aplicada.

    Mais do que saber o que pretendem fazer na situação actual, também me parece sensato reflectirem se não teriam gostado que anos que vos antecederam tivessem tido outro tipo de atitudes, em casos semelhantes, prevenindo eventualmente o que aconteceu nesta prova em particular.

    Sem mais,

    Christian AF Lopes

    ResponderEliminar
  14. pelo caminho do pedagogico eles la po fim do ano lectivo dizem alguma coisita.

    ResponderEliminar
  15. "a cotação desta frequência ser passada para as próximas provas de avaliação q restam a fazer à cadeira (gincana 2 e freq. 2)"

    Christian, isto é o que eu entendo por anulação da frequência..
    Ou para ti anulação da frequência é dar 0 a todos?!

    "seja qual for a solução encontrada haverá spr pessoas beneficiadas e outras prejudicadas"

    Se tens tanta letra explica-me uma cena, como é que na situação que se passou houve prejudicados?
    É que se me conseguires explicar, eu provo-te que em qualquer uma das possiveis resoluções que referiste há sempre muito mais pessoas prejudicadas...

    ResponderEliminar
  16. Mas quê? Vamos voltar à vaca fria outra vez?
    Venham hoje à reunião de ano e discutam isso lá.

    Até logo

    JCA

    ResponderEliminar
  17. JCA, algum problema?
    O meu comentário foi dirigido ao Christian...

    ResponderEliminar
  18. Logo vai ser à bolachada! :P

    que lindo!

    ResponderEliminar
  19. amigo 13:00 lol..afinal até topei:P

    ResponderEliminar
  20. ah e nao te respondi pq fiquei sem msgs

    ResponderEliminar
  21. ja viram?! a Prof Mariana mudou o discurso...ou melhor, emendou o discurso que tinha no sigarra hoje, 17/11/2009. Agora diz "um erro tecnico do Departamento de Anatomia", antes nao dizia isso...

    ResponderEliminar
  22. Eu aconselho chá de tilia ou ganza antes da reuniao de logo!


    xD

    ResponderEliminar
  23. Gostava mesmo que não fosse anulada.
    Uma solução para os que sentiram injustiçados seria uma frequência para melhoria.
    Desse modo é que ninguém seria prejudicado (se é que foi).
    Anular é que seria muito injusto

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde a todos,

    Em primeiro lugar e, indo ao encontro do que aqui já foi dito, parece-me pertinente iniciar precocemente a preparação de um processo argumentativo que nos permita optimizar a nossa capacidade de resposta à eventual decisão por parte do C. Pedagógico, avançada pela regente numa das aulas práticas (circula entre nós que ela divulgou que, o mais certo é que a frequência seja anulada) - isto claro para os que não concordam com a eventual anulação da frequência.

    Deste modo, tomei a liberdade de iniciar um esboço argumentativo que, espero que seja maturado, complementado ou mesmo substituído por um outro melhor e/ou mais completo isto ao longo dos próximos dias. Para tal, seria interessante podermos contar com o precioso contributo de todos os que são a favor desta ideia, de forma a que logo, na reunião, estejamos contextualizados e focados na elaboração do texto que represente a nossa opinião já maturada sobre o sucedido.

    ResponderEliminar
  25. Eis o texto:

    Somos um grupo de alunos pertencentes ao 2º ano do mestrado integrado em medicina que, tendo em conta os recentes factos referentes ao instrumento de avaliação teórico do passado dia 9 de Novembro do corrente, referente à unidade curricular de Anatomia Sistemática 2 (nomeadamente no que à anulação da prova concerne) e, tendo em vista o nosso contributo para um processo mais justo e equilibrado na tomada de decisões que sobre nós incide, vimos por este meio manifestar a nossa opinião e o nosso desagrado face ao decorrer da supra citada matéria. Eis que se seguem algumas breves considerações sobre o sucedido:
    Em primeiro lugar, temos de ter em consideração que todo o calendário de frequências foi cumprido conforme previsto. Ora este facto motivou que, perante o volume e diversidade de conteúdos a avaliar em tão curto intervalo de tempo previsto, muitos dos alunos sentissem necessidade de abdicar do estudo de algumas unidades curriculares em detrimento de outras, abdicando assim também da possibilidade de concluir unidades curriculares por frequência, respeitando deste modo o rigor da calendarização aprovada em sede do Conselho Pedagógico, que agora corre o risco de vir a ser quebrado por erro que, embora humano, nós é de todo alheio.
    Temos ainda dificuldade em compreender o benefício da alteração do mecanismo de avaliação aprovado e publicado na página da respectiva unidade curricular, como forma de suplantar um erro que, mais uma vez referimos, nos ser de todo alheio, independentemente da forma como os alunos possam ter reagido ao referido lapso no referido instrumento de avaliação.
    Olhando para aquilo que acreditamos que venham a ser os efeitos desta decisão, consideramos ser tão ou mais gravoso e, por ventura injusto, prejudicar a grande maioria de alunos que arduamente se preparou para superar com sucesso a unidade curricular em causa, abdicando do estudo para outras unidades curriculares, para assim garantir que uma minoria (por apurar) seja punida por um processo de fraude que alegadamente decorreu na sequência do referido erro humano na entrega do instrumento de avaliação.
    Sublinhamos ainda que as consequências da anulação da prova, com respectiva violação do calendário de frequências previsto e aprovado pelo Conselho Pedagógico, terão repercussões não só na unidade curricular em causa, como nas restantes unidades curriculares por avaliar, sendo os seus efeitos expansíveis não só aos alunos que procederam de forma fraudulenta mas, principalmente à maioria que acreditamos ser os que procederam de forma correcta.
    Deste modo, parece-nos evidente que, esta decisão abarca consequências que vão muito além da punição individual, estendendo-se os seus efeitos nefastos ao desempenho de todos os alunos do nosso curso não só a unidade curricular em causa, como também às restantes unidades curriculares com processo de avaliação em curso e de cujo sucesso depende a gestão individual da calendarização prevista e que, agora foi corre o risco de vir a ser violada.

    Espero que não venha a ser necessária a apresentação deste texto ou similar. Contudo, se tal necessidade se tornar real, então que estejamos prontos…

    Denny

    ResponderEliminar
  26. Tommy,

    afinal o anonimo das fotocopias da frequencia ja pertence ao Departamento de Anatomia =D vejam vejam novas informaçoes de hoje no sigarra.

    ResponderEliminar
  27. Dennu, o texto parece-me muito bom;)
    Realmente acho que temos de nos unir para que a frequência não seja anulada...
    Poderíamos até recolher assinaturas (tenho a certeza que pelo menos 100 conseguiríamos facilmente)

    ResponderEliminar
  28. Denny*

    Ass: Anónimo das 21.51

    ResponderEliminar
  29. Melhor reuniao de ano!! "Épaaa..CALEMMM-SEEE!" LOOOOL

    ResponderEliminar
  30. Como é que foi a reunião?
    Eu não pude ir...
    Chegaram a algum "acordo"?

    ResponderEliminar
  31. parece que sim.. mas melhor melhor, foi que deu para topar o pessoal!

    ResponderEliminar
  32. Ontem a reunião foi excelente!
    Deu logo para topar tudo...
    Já dá para prevenir situações semelhantes no futuro...

    ResponderEliminar
  33. É.. deu logo pa tirar a pinta de alguma gentinha do nosso ano q infelizmente temos de chamar colegas...

    ResponderEliminar
  34. Mas é que foi mesmo! foi magnifico. Invejosos..valeu mesmo a pena

    ResponderEliminar
  35. O que é que querem dizer por "topar"? xD
    Eu não pude ir...

    ResponderEliminar
  36. Eu acho que todas as frequências deviam ter as soluções... tenho dito!

    ResponderEliminar
  37. quem foi nao se importa de fazer um pequeno resumito sobre a reuniao? é q eu nao pude ir :S

    ResponderEliminar
  38. Deu para topar, deu... Mas vocês (quiçá você) que querem começar outra flame war foram sequer à reunião?

    ResponderEliminar
  39. Alguém já se apercebeu que aquele aviso no Sigarra em anatomia tem uma frase mal formulada.
    Ela nem escrever sabe, com frases coerentes.

    Que vergonha...

    "na sequência de um erro humano, o enunciado da prova continha as respectivas respostas uma vez que a pessoa responsável pela sua impressão interpretou perante dois ficheiros com o nome de avaliação sem chave e com chave, significava que um continha a grelha para respostas e não as respostas propriamente ditas"

    Antes de significava devia ter pelo menos um sinal de pontuação, não?
    lol

    ResponderEliminar
  40. sim tommy fui e fomos. ate te vi la e tudo.!

    ResponderEliminar
  41. olhem eu tive la e nao tomei nada...so achei q quem tava contra a anulação da freq nao disse nda...cagoes...se bem q vi la uma gaja q nao devia tar nada contente c a situação..plo menos estava vermelha cmo um pimento e mandava fogo pelas bentas! devia querer q anualassem a tds a pu**

    ResponderEliminar
  42. mas afinal deu para topar quem foi que se chibou ou nao? estou curioso para saber quem foram os chibos

    (nao pude ir à reunião, assuntos pessoais, srry)

    ResponderEliminar
  43. nao topaste como? fogo..uma gaja plo menos nao falou uma só vez, falou duas!
    tava toda a gente vermelha q tava um calor do c.. e tb os que tavam contra a anulaçao (que éramos QUASE tds) nao tinham tempo para falar. mas o que um diz nao é preciso repetir mil vezes.

    ResponderEliminar
  44. 21.39:

    Sim, ja tinha reparado que essa frase está mal formulada... ontem ela reformulou o esclarecimento e a frase continua mal formulada,... sem comentarios.




    mesmo q o pedagogico avance com a anulaçao, vamos ter de funcionar à base de ameaça com a imprensa, metendo mtooo o nome da Prof :D

    ResponderEliminar
  45. sim, o que aconteceu nao se pode admitir! e a culpa nao é so do anonimo das fotocopias, NAO...

    ResponderEliminar
  46. as 22:39 queria dizer q os q estavam a favor da anulação n disseram nada...assim é q esta bem :)

    ResponderEliminar
  47. Relatórios do coelho para Fisio tão pra vir ou não?

    ResponderEliminar
  48. people, na balda às aulas de hoje pus-me a ler os comentários k o people postou sobre o chibanço de anatomia e vi este comentario do deny. Bem, acho k tds deviamos ler e pensar no seu conteudo:

    "Denny disse...

    Muito boa tarde a todos,
    Antes de mais, é com orgulho que hoje publico o meu primeiro post neste admirável Blog (parabéns à iniciativa do seu criador e, a todos os que directa ou indirectamente contribuíram e/ou contribuem para o tornar numa referência para nós alunos). Infelizmente escrevo não pelas melhores razões…
    Gostaria de manifestar publicamente o meu desagrado face a toda esta problemática, que julgo ter surgido de um impulso de revolta de alguém que não parou tempo suficiente para pensar antes de falar... Condeno não só quem irreflectidamente colocou os seus interesses pessoais acima do companheirismo e do respeito para com todos os elementos do curso e relatou o sucedido à regente da disciplina e ao pedagógico, como condeno o conteúdo e também a forma como toda esta informação tem vindo a ser processada por todos nós que, escondidos pelo anonimato de um Grande Blog disparamos em todas as direcções sem sequer parar para pensar no que se diz e como se diz, se atingem amigos ou se criam inimigos. Não seria de esperar algum momento de união entre nós??? Não seria pertinente convergir esforços no sentido de preparar a nossa argumentação para com o pedagógico, caso a decisão deste órgão seja desfavorável??? Isto em vez de ficarmos por aqui a denegrir a boa imagem que o fórum tem vindo a manifestar ao longo da sua curta mas longa história, a ofender não só colegas de secretária, como amigos e, inclusive docentes… Enfim, é apenas a minha opinião enquanto aluno. E, Já agora enquanto Enfermeiro devo igualmente manifestar o meu desagrado face aos comentários que, contra os que tal como eu temos de encarar o dia de estudo após o dia de trabalho pois dele depende a nossa subsistência no ensino superior, logo, infelizmente temos menos tempo disponível para dedicar ao estudo (fará sentido consumir o pouco tempo que temos apelando à repetição de provas junto dos docentes e pedagógico????)… quem deixa comentários do género: “Há pessoal k ja tem outros cursos, tipo enfermagem e outros, k tem a mania k sabem mais k nós...e ficaram fdds com o k s passou." não só evidencia uma tremenda falta de carácter e educação, como inclusive alguma ignorância. Somos alunos tal como todos os elementos do nosso curso, não somos melhores nem piores, os nossos defeitos são os mesmos de todos vós, simplesmente já passamos pelo ensino superior e, alguns de nós pelo mundo profissional em contexto hospitalar, pelo que, a humildade e o companheirismo fazem parte do nosso saco de valores. Quem escreve comentários como o supra-citado, não só não nos conhece, como por certo não priva connosco…

    Denny"

    Muito bem dito! temos de nos unir! temos de nos respeitar!

    ResponderEliminar
  49. Publiquem aqui quem acham q é o pessoal chibo... quem "deitava fogo pelas bentas" na reuniao Lol

    A serio, publiquem...

    ResponderEliminar
  50. Notas de Bioquímica ALELUIA!

    ResponderEliminar
  51. Onde é q estao as notas?

    ResponderEliminar
  52. Deixem-se de palhaçadas...enfim

    ResponderEliminar
  53. Pessoal, queria pedir um favor.
    Seria possível arranjar o último relatório de Fisiologia, nem que seja de anos anteriores?
    Pode ser só para o fim de semana

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  54. onde estao as notas bioq?
    a festa do azeiteiro foi uma .....

    ResponderEliminar
  55. Quando saem as notas de Bioquímica?
    E quando se espera haver novidades de anatomia?
    Realmente o relatório de Fisiologia dava muito jeito

    ResponderEliminar
  56. Achei fixe o arraial...optimo trabalho da AEICBAS

    ResponderEliminar
  57. PAD!
    O arraial só melhorou do ano passado pela música! De resto foi uma treta...
    Não sei se no ano anterior não tiveram mais gente!

    ResponderEliminar
  58. alguem sabe quando saem (ou se ja sairam) as notas de QB1??

    ResponderEliminar
  59. Tommy não arranjas o relatório? :c
    Fazia imenso jeito:(

    ResponderEliminar
  60. Realmente o relatório dava jeito.
    Não se esqueçam que já passou o prazo, por isso podem partilhar à vontade...

    ResponderEliminar
  61. Pessoal de anatomia não há novidades?

    ResponderEliminar
  62. Pessoal, quem tiveras fotos de neuro que me mandem para o mail, para por aqui.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  63. Pergunta: as aulas de fisiologis desta semana sao no icbas ou no pedro hispano? não ha perguntinha relativamente ao protocolo? (há protocolo, sequer?)

    (afinal são 3! xD)

    ResponderEliminar
  64. Olá,

    Gostava de saber se o dono do blog já tem as fotos de neuro!
    Se tiver que as publique, se não, que diga.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  65. O professor de Bioquímica disse hoje que as notas só devem sair para a semana...

    ResponderEliminar
  66. Ainda não tenho as fotos porque ninguém mas mandou...

    ResponderEliminar
  67. Pessoal, amanhã já se vai saber como fica anatomia!!

    ResponderEliminar
  68. Já amanhã?
    Quem disse?;)
    E relatórios de Fisiologia? :S

    ResponderEliminar
  69. É hj!!
    Disseram-me da comissao..

    ResponderEliminar
  70. alguém arranja relatórios para fisologia? obg :)

    ResponderEliminar
  71. Parece que há duas hipóteses:

    tira toda a gente 10 e quem quiser faz melhoria

    ou

    fica a nota da gincana

    ResponderEliminar
  72. Toda a gente 10 só no teórico ou no total (gincana + teórico)?
    Quem disse isso????

    ResponderEliminar
  73. só teorico. a nota da gincana fica igual

    ResponderEliminar
  74. e por acaso na reuniao inda havia muita "gente" a querer passar com 10! só pa terem uma ideia de como as pessoas andam! por isso, a culpa da asneirada é mais uma vez dos "alunos". felizmente nao todos.

    ResponderEliminar
  75. 20:18, de certeza que não tiveste na reunião!
    Que hipotese é essa de "fica a nota da ginacana"?
    Tou farto destes comentários.. Só treta..

    ResponderEliminar
  76. Essa hipotese de todos tirarem 10 no teórico ficou em 3º lugar...
    Parece que a maioria prefere passar com 10 que com 20...
    Enfim, que mentalidade triste...

    ResponderEliminar
  77. Ainda não saiu nenhum comunicado oficial, portanto acho que isso é tudo treta... ate porque era uma grande injustiça para quem teve boa nota porque estudou.

    ResponderEliminar
  78. Ouvi dizer que a reunião tinha sido adiada e não se realizou.
    Por isso não tirem conclusões precipitadas.
    Quando houver novidades deve haver um comunicado oficial...

    ResponderEliminar
  79. Ya, mas se o comunicado oficial for da responsabilidade da comissão é para esquecer..
    Demoram dias a responder..

    ResponderEliminar
  80. Podiam pedir um exame Extra (pralem de epoca normal + recurso), no caso da frequencia ser anulada. é simples, e aí quem sabe sabe. Quem não sabe tem mais uma hipótese para saber.

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!