terça-feira, 8 de março de 2011

Protesto da Geração À Rasca


Manifestos, objectivos deste protesto e outras informações disponíveis nos links em baixo.
Facebook: http://www.facebook.com/#!/event.php?eid=180447445325625
Blog: http://geracaoenrascada.wordpress.com

43 comentários:

  1. isto não era um blog de informação para o curso de medicina? xD já agora também vou aproveitar o espaço pra tecer criticas politicas à manif:
    http://www.facebook.com/#!/permalink.php?story_fbid=197583036926848&id=100000254608942&notif_t=feed_comment

    von Hafe

    ResponderEliminar
  2. Já se divulgaram aqui outras manifestações, festas e eventos. O blog não é dedicado apenas ao Curso de Medicina, apesar de ser essa a maior fatia dele, mas mesmo que fosse, não acho que os estudantes de Medicina devam ficar a olhar para o seu umbigo.

    O protesto é um bom local para se iniciarem discussões, de dar urgência aos problemas que toda a gente conhece mas que toda a gente ignora.

    Se isto vai resultar em alguma coisa ou não? Não sei... Mas estou curioso em descobrir.

    ResponderEliminar
  3. ajudinha. no primeiro teste de pato calham imagens ou é so teorico? quem ja teve se poder dar uma maozinha...

    ResponderEliminar
  4. as pessoas não ignoram os problemas, ignoram é as soluções! coisa que esta manif não promove! já toda a gente está farta de greves e manif's (o pessoal que anda de comboio que o diga) é preciso é trabalhar nas soluções. e soluções não é dizer a toda a gente para levar uma folha A4 com a solução para o problema dessa pessoa, como na primária (isso é que é olhar para o umbigo). as soluções encontram-se pensando e discutindo em conjunto e não só dizendo o que está mal. isso é fácil! o meu primo com 3 anos faz isso! a publicidade que se 'tá a fazer a
    esta manif mete todos os jovens no mesmo saco daí a minha decepção ao ver o post neste blog!

    Anónimo, no nosso só saiu teoria.

    von Hafe

    ResponderEliminar
  5. foi com o regente?
    ele repete? lol

    ResponderEliminar
  6. lool que desespero já a stressar c miniteste de patologia?

    ResponderEliminar
  7. ja para ti. nao te esquecas q n tem todos na mm semana...

    ResponderEliminar
  8. Estás a ver esta manif como o fim em sim, e não como o meio.
    Esta manif atraiu a atenção para o que vai mal no país, e à custa disso tens as pessoas a discutirem em conjunto e a procurar soluções para os problemas.
    Se as vão encontrar não sei, mas estão a discuti-los.
    Também esperar que se descubra a solução para todos os males e problemas do país numa única manifestação é algo ingénuo de se pensar.

    Esta manifestação e todas as outras que as precederam e as que lhe irão seguir fazem o seu dever ao apontarem os males da sociedade e a colocarem-nos nas mesas de discussão. Aumentam a urgência dos problemas.

    Falar que o que é preciso são soluções e não as apresentar também é algo vazio. Ao menos este pessoal está a lutar pelos seus direitos e a criar uma discussão saudável sobre o assunto.

    Participa quem quer, e caso não te vejas representado nesta manif, tens todo o direito de te mostrar desagradado com ela. Tens todo o direito de te mostrar contra ela.
    Agora não tens é o direito de esperar que toda a gente concorde contigo.

    ResponderEliminar
  9. mas já toda a gente, pelo menos a interessada sabe do mal deste país a manif não pôs nada de novo na mesa. Volto a dizer que estes problemas que 2o a tua opinião estão a ser colocados em cima da mesa podiam ser colocados por uma criança de 3 anos e já o é feito desde que eu me lembre pelo PC e pelo BE.

    e eu já falei em soluções, se seguires o link que postei podes ler algumas. mas soluções para a utopia esquerdista que estes jovens querem não há, pois o que eles pedem é um emprego na área que estudaram (nem que seja linguistica da organica da viola de arco) a ganhar muito bem e para a vida toda sem nunca correrem o risco de ser despedidos ou de terem que mudar. e de preferência na terra deles para não ter que sair das saias da mãe! para isto não há soluções amigo!
    eu também não 'tou a pedir que concordem comigo até porque normalmente as massas representam uma carneirada sem ideias que vai a reboque de alguns que ganham alguma coisa com isso, tal como nesta manif! eu escolho não fazer parte da carneirada. logo, não concordem comigo à vontade!

    não sei se repete porque nunca o tive (ao prof Carlos Lopes) e como já o fiz à milhões já nem me lembro das perguntas!

    von Hafe

    ResponderEliminar
  10. Desculpa mas as soluções que apresentas são tão gerais que se podem dizer verdadeiras para qualquer país. Não são propriamente soluções concretas. É como dizer que um doente tem que tomar medicação sem especificar que tipo e em que doses.

    E associas esta manif a esquerda quando na verdade ela é apartidária. E dizes que o que eles querem é emprego seja em que curso for mas existe muito mais para além disso, e é simplista para o estado da nação.

    Que achas de as empresas poderem contratar licenciados sem lhes pagar só porque os contratam como estagiários para os depois trocar pela próxima fornada? Esse é o dia a dia de muita gente por este país fora.

    Acho estranho é queixarem-se que esta geração não faz nada e que não se interessa pelo país, mas quando se interessa e sai às ruas para o demonstrar, esperam que apresentem uma solução à prova de bala para tudo o que está mal. Como é que é possível desvalorizarem tanto e ao mesmo tempo esperarem tanto do mesmo grupo de pessoas? Ao menos decidam-se nesse aspecto.

    ResponderEliminar
  11. mas fazer manifs é que é demonstrar interesse pelo país??
    e que medidas há para acabar com isso dos estagiários? cita-me uma vinda de alguém que vai organizar a manif que eu cito-te duas ou três 'minhas'!
    mas as soluções para o nosso país, a maior parte delas, são soluções já postas em práticas por outros, nós não inventamos nada meu caro! é só copiar!
    e tu ou alguém dizer que amanha vai fazer sol não quer dizer que amanhã vá fazer sol. a manif tem uma ideologia de esquerda quer te agrade quer não!

    von Hafe

    ResponderEliminar
  12. Podiam continuar a interessante discussão em sítios mais apropriados...
    Só como exemplo:

    http://forum.autohoje.com/off-topic/97194-manifestacao-de-protesto-geracao-rasca-12-marco.html

    ( http://forum.autohoje.com/off-topic/95945-esta-e-geracao-do-ja-nao-posso-mais.html )

    xD

    ResponderEliminar
  13. desculpem lá xD mas também se fosse pra um quarto não era nem com o tommy nem falar de política xD

    von Hafe

    ResponderEliminar
  14. É sim senhora. Sair à rua no mínimo mostra mais interesse do que apenas comentar o assunto num café ou blog.

    A manifestação tem como base a Carta Universal dos Direitos Humanos. Se concordar com esse documento é ser de esquerda, muito bem, eu sou de esquerda.

    Relativamente à manifestação em si, o objectivo dela é mesmo encontrar soluções, e se estiveres ligado à internet, não terás que procurar mais longe que a página de facebook deles onde estão a ser discutidas medidas específicas, não só contra a precariedade laboral, como contra a precariedade social. Ou faz uma pequena pesquisa no google.

    Em relação ao copiarmos ou não as ideias, se são ideias que resultam, porque não? Estúpido é não o fazer. Mas deves ter mais confiança no teu país. Existem medidas que foram postas em prática pela primeira vez no nosso país e são consideradas um sucesso por observadores externos.
    Por exemplo:
    http://www.time.com/time/health/article/0,8599,1893946,00.html

    Quero ouvir então as tuas medidas para resolver a questão dos estagiários. Eu por exemplo acho que a solução passa por colocar limitações legais às empresas que contratam estagiários. Para começar o trabalho nunca deverá ser não renumerado, embora também não concorde que seja a totalidade de um salário normal, já que não nos podemos esquecer dos custos de formação. Por outro lado devemos obrigar a empresa a contratar a tempo e salário inteiro os seus estagiários. Não todos, mas uma percentagem destes, porque apesar de existir sempre um ou outro que não se mostre capaz, é também obrigação da empresa separar o trigo do joio através das entrevistas antes da contratação de estagiários.
    Se por acaso isto já está previsto na lei (admito não ser conhecedor de toda a legislação portuguesa), porque é que não está a ser cumprido? Serão as penalizações assim tão baixas que valem a pena ou será por desinteresse da lei?

    ResponderEliminar
  15. obrigar empresas a contratar??? lol essa é muito boa! (essa sim é uma ideia esquerda até dizer basta)
    tu podes criar taxas para as empresas que exploram os jovens, mas depois deparas.te com o problema desses jovens nem estagiarem de graça nem pagos nem nada! logo tens que criar reformas que façam com que as empresas ganhem em contratar esses jovens! tu nao podes obrigar um empresário a contratar quem quer que seja e o Estado nao tem guita pra contratar ninguem e é aqui que esbarra os ideias da manif e de esquerda. Portugal, se te informares bem (o google nao serve para tudo e o facebook muito menos) tem regras de trabalho das mais protectoras de toda a europa, compara com os paises de que toda a gente gosta de falar. e preciso flexibilizar o emprego de forma a que quem é mau possa ser despedido sem ter que se tar 20 anos em tribunal para o fazer e ter que levar a empresa à falÊncia para pagar uma indeminazação. é preciso fomentar o estabelecimento de multi-nacionais cá em Portugal e para isso temos que concorrer com os chineses e com os paises de leste. temos que fazer como os trabalhadores da autoeuropa que através de um acordo com um patrão fizeram turnos extra de graça, com qualidade, sem virem chorar para a tv ou fazer manifs! Temos que melhorar as exportações através da nossa qualidade de conhecimento, do nosso quadro geo-estratégico tao mal aproveitado, de forma a estender as nossas empresas para um nível em que possam e precisem de mais mão de obra qualificada. temos que fechar cursos que nao servem, desculpem a expressao, para um caralho. o trabalho nao é para se fazer o que se quer, é para fazer o que é preciso. e temos que dar aso, desde a primária ao empreendedorismo, neste mundo globalizado nao podemos ficar presos as saias da mae. isto sim sao ideias, agora obrigar empresas a contratar quem quer que seja, isso são piadas! mais havia a dizer mas nao me vou estender mais para nao aborrecer os nossos colegas. e se as ideias que me falas sao as que tao no facebook e no google que falam das amantes dos ministros e dos carros dos gestores das empresas publicas, isso obviamente sao coisas para resolver , mas nao passam das ideias demagogas de esquerda e que nao vao nunca na vida melhorar o emprego.

    e esta manif nao demonstra interesse pelo pais demonstra interesse pelo umbigo de cada um, daí a ideia das folhas A4!
    e sao esses mesmos observadores externos a quem tu dás credibilidade que dizem que temos que fazer uma reforma no trabalho de forma a flexibilizá-lo! falta falar na nossa justiça buricrática que é um dos grandes entraves da nossa economia externa.

    von Hafe (desculpa os erros ortográficos)

    ResponderEliminar
  16. Não estou a dizer que uma empresa seja obrigada a contratar um certo número de pessoas vindas de um determinado curso. O que estou a dizer é que se uma empresa se compromete e contratar estagiários, não deve livremente "liberta-los" quando acaba o período do estágio, independentemente do seu resultado no dito cujo.

    Tu tens então dois extremos em Portugal, uma camada velha que está presa e bem agarrada aos seus empregos, bem protegida de possíveis despedimentos, e uma camada jovem que não lhe é dada oportunidade de se estabelecer porque só os contratam em por pequenos períodos de tempo.

    Achas que as empresas não devem ser responsabilizadas pelo que andam a fazer? Os estagiários devem ser contratados como um investimento no futuro e não como se fossem trabalho escravo.

    Achas que a chave para os nossos problemas passa por tratarmos a nossa população como se fossem trabalhadores de uma fábrica chinesa? Tirando-lhes direitos? Queres que as pessoas trabalhem de graça? Ou como naquele sketch dos Gato Fedorento em que o melhor trabalhador até paga pelo prazer de trabalhar? É a isso a que chegamos?

    E falas do caso chinês e de outros países, mas esses a cada dia que passa vão ganhando cada vez mais direitos laborais. O material made in china já não é barato como antigamente, precisamente porque o trabalho escravo que por lá existe está-se a tornar uma coisa do passado. E assim as as chamadas multinacionais, que prosperaram com o trabalho escravo, começam a ver os seus lucros a diminuir.

    ResponderEliminar
  17. pq não falam os dois qd se encontrarem!?!?!

    ResponderEliminar
  18. poruqe nao tamos juntos muitas vezes anónimo! xD

    eu nao disse que deviamos ser como a china, mas que tinhamos que competir com ela, tás a ser falacioso! temos que nos adaptar aos tempos dificeis que surgiram por querermos viver acima das nossass capacidades, e nao podemos manter isso! é mau? sim! mas tem que ser! quem nao quer fazer sacrificios faz as malas e zarpa! quer quer que nunca mais passemos por estes sacrificios pensa nestes problemas e tenta participar na vida democrática de uma forma activa, não através de manifs!
    as empresas existem para o lucro, nao sao Santas Casas da Misericórdia! acho que os trabalhadores da autoeuropa nao sao propriamente escravos!
    Noutro dia ouvi nao sei onde um sr que dizia assim: eu estava à procura de um talhante, um sr que domine a arte de cortar carne! nao havia, só licensiados em cursos que nao lembram ao menino Jesus. falta isto também nos jovens, capacidade de desempenhar trabalhos que nao sao propriamente o sonho de um jovem mas que sao remunerados e honestos! nessa greve pergunta aos jovens se eu lhes desse um trabalho a lavrar campo das 5 da manha as 5 da noite a ganhar 500, em Freixo de espada à cinta se eles aceitavam!

    ResponderEliminar
  19. e tu aceitavas? isso sao 12h...fazendo as contas a 5 dias por semana (ja nem ponho 6)240 horas mensais q a 500 euros dá 2 euros à hora. Que não é muito menos que pagam nas zara's e coisas assim..depois vai ver os lucros destas marcas... não é às centenas, mas aos milhões...não se pede que as empresas sejam casas da misericordia, mas faz-se das pessoas burras...

    ResponderEliminar
  20. mas essas empresas que dao milhoes de lucros tem milhoes de postos de trabalho! as que nao tem lucro têm 0 postos de trabalho! desde que paguem o ordenado minimo proposto por lei e paguem os impostos não vejo problema nenhum. mas isso também é algo falacioso porque as empresas com mais lucros sao as que pagam melhor aos funcionários! e qual é o problema de serem 12h? tu quando estudas para os exames nao trabalhas dias seguidos? eu nao vou dizer facilmente que aceitava porque nunca tive nessa posição e nao sou hipócrita como a maioria das pessoas, mas se para isso tivesse que ajudar os meus pais ou os meus irmaos ou os meus filhos, quase que te garanto que o faria!

    von Hafe

    ResponderEliminar
  21. Da última vez que verifiquei a maior empresa do mundo era a Wal-Mart, claramente conhecida por pagar bem os seus funcionários. Se vais generalizar mostra dados concretos.

    12 horas por dia durante 12 meses. A tua época de exames é assim tão grande? Por algum motivo o máximo são as 8 horas, mas não vou pegar por aí porque foi claramente um exagero para dares o teu argumento.

    No que toca ao "desde que paguem o ordenado minimo proposto por lei e paguem os impostos":
    E o caso das petrolíferas? Sobem os preços sempre que explode uma bombinha de carnaval, apesar de essa subida, tendo em conta o processamento do matéria prima e etc, só se verificar realmente na bomba uns meses. Estão a lucrar como ninguém, e se fores a ver o top de empresas, é só petrolíferas.
    Por não serem reguladas nesta subida de preços estamos a assistir a um aumento dos custos de outras empresas, levando a subidas de preços e em casos mais graves, falências.

    As empresas devem ser responsabilizadas pelo que fazem. O mercado deve ser livre, mas não tanto. Nós estamos na situação em que estamos precisamente porque houve umas empresas que acharam por bem lucrar ao máximo sem se preocupar com as consequências.

    Tal como o comunismo não resulta, o lucro pelo lucro também não. Precisamos de manter um meio termo entre a liberdade do mercado e os direitos dos cidadãos, ou não iremos chegar lá.

    P.S.: empresas que não dão lucro - 0 postos de trabalho
    Não que queira ser chato, mas acho que o teu futuro empregador discorda de ti neste ponto x)

    ResponderEliminar
  22. Mas que discussão (ainda bem "saudável") aqui se desencadeou...
    São dois pontos de vista muito válidos, no entanto eu também não concordo com muitas das ideias defendidas nesta manifestação nem me revejo em muitos aspectos e ideologias que defendem.

    Em relação a um dos temas que falaram, de facto há muitos cursos que não têm saída e muitos alunos escolhem-nos só para dizer que entraram no ensino superior e são licenciados. No fim admiram-se quando não arranjam emprego facilmente...

    ResponderEliminar
  23. Destaco esta opinião que li algures pela net:

    "Eu não vou porque basicamente não concordo com metade das ideias que andam de braço dado com esta iniciativa e nem quero ser associado a tal.

    Recuso-me a participar em qualquer coisa que não apresente uma alternativa decente, e aqueles mails que por aí circulam "pela demissão de toda a classe política" só me fazem pensar que a ganza anda outra vez demasiado barata.



    Estou farto de queixas como estas:
    http://aeiou.expresso.pt/ter-esta-idade-e-ainda-viver-com-os-pais-e-complicado=f634426

    No próprio site há dezenas de ofertas de trabalho...

    Chega de queixas, estão insatisfeitos? Façam qualquer coisa acerca disso...

    Não há direito ao trabalho, ao estudo universitário, ao telemóvel...

    Querem trabalhar, procurem trabalho! Não há na área, paciência, precisamos de comer e melhores dias virão!

    Não dinheiro para o curso (não de vocação) vejam o parágrafo anterior!

    Queres telemóvel e o diabo a quatro, vê o 1º parágrafo!!!

    Eu já fiz inquéritos, já servi à mesa e era "licenciado"... Ser dr não significa nada é um papel!!!

    BASTA DE LETARGIA!!!"

    ResponderEliminar
  24. "Eu acho plenamente plausível que uma pessoa se licencia aos 28 anos sem nunca ter trabalhado na vida não tenha emprego. Eu não dava emprego a alguém assim. Aceito que alguém nunca tenha tido um emprego até aos 23 anos, mas a partir daí, desculpem lá, mas é preciso ser calão.

    Fico estupefacto ao ver as colegas de faculdade da minha namorada, a gastarem o dinheiro dos papás, nas suas licenciaturas e mestrados, e a fazerem cara de nojo quando se fala em trabalhar. "Já viste? trabalhar deve ser bem esquisito, não é?". Depois vão andar a aderir a grupinhos do Facebook.


    Sou uma pessoa compreensiva, acredito piamente que seja emocionalmente aflitivo para muita gente sair da sua terra, do seu país, da sua família e amigos e tentar a sua sorte longe, acredito piamente que é difícil ver a injustiça que é ter pessoas incompetentes a ocupar lugares por ser familiar ou amigo de fulano, acredito que é dificil ter leis laborais que suportam a estagnação e os outsourcings de outsourcings de outsourcings de outsourcings, mas...

    com 30 anos, nunca ter trabalhado, é pedi-las todas. Faz-me lembrar aquele que tirou o curso numa universidade privada meio manhosa, demorou 8 anos a licenciar-se com média de 10 e a usar cábulas nos exames, nunca tinha trabalhado e era de tal maneira que nem o pai queria o filho na sua própria empresa.

    Muitos CEOs de empresas familiares começaram desde novos, a arregaçar as mangas e a aprender o negócio da família, muitos sujaram as mãos, fizeram trabalho duro, e se eles fazem e conseguem, porque é um "Zé ninguém" não há-de o fazer? Por orgulho? Não percebo."

    ResponderEliminar
  25. Sobre os emails que pedem a demissao da classe politica:
    "É com desagrado que vimos o Protesto da Geração À Rasca, do dia 12 de Março, associado abusivamente a um outro movimento que advoga a demissão de toda a classe política, o qual não tem ainda data marcada para se manifestar. Este movimento diz apoiar a nossa causa, como o têm feito muitos outros movimentos e organizações da sociedade civil, políticos ou apolíticos, religiosos ou laicos. Contudo, nada têm a ver com o Protesto da Geração À Rasca."

    http://geracaoenrascada.wordpress.com/2011/03/08/sic-direito-de-resposta/

    ResponderEliminar
  26. que cambada de anormais aqui vai! dp d ver q um aluno (anonimo das 23:50) a escrever licenSiados!!! é licenCiados minha besta!

    ResponderEliminar
  27. fui eu, se lesses a conversa vias que não era anónimo ao contrário do teu! xD no meio de tantas palavras que vou escrevendo à medida que o pensamento vai fluindo às vezes os erros surgem, e eu até pedi desculpa já a ver que isso ia acontecer! desculpa lá se ofendi a tua inteligência! xD

    von Hafe

    ResponderEliminar
  28. Tá tudo muito caladinho... deve ser da manifestação :D
    O Von Hafe é um caterpillar! no bom sentido :)

    ResponderEliminar
  29. ceterpillar?

    já saíram as pautas de micro!

    ResponderEliminar
  30. o meu ego agradece, depois de me chamarem besta caterpillar não 'tá mau! xD 'tá tudo a escrever nas folhas A4! xD

    von Hafe

    ResponderEliminar
  31. Tommy, podias divulgar também esta manif?
    http://www.mgmporto.net/wordpress/

    ResponderEliminar
  32. Diz-me porque é que acreditas nessa manifestação e já te digo se divulgo ou não =)

    ResponderEliminar
  33. que aulas saem no teste de micro da proxima semana?

    ResponderEliminar
  34. Agora é preciso registar para ver o site da comissao?
    Que seca, realmente tem lá documentos mesmo importantes que ninguem pode ver...

    ResponderEliminar
  35. Preguiça é uma coisa feia 16:06, registar demora 10sgs

    ResponderEliminar
  36. Tens razão 16.55, por acaso não deu muito trabalho xD

    ResponderEliminar
  37. Tommy the Cat, convido-te a leres o texto por baixo de onde diz "Petição" e ">DOWNLOAD PDF<".
    Mas dou-te um exemplo, ajuda imenso os doentes oncológicos e com esclerose múltipla.
    O preconceito é inimigo da ciencia.

    ResponderEliminar
  38. Só queria saber se concordavas mesmo ou se estavas só a dizer isso por ser fixe

    Na minha opinião, existindo já estudos e estudos que compravam que a Cannabis não tem grandes efeitos nefastos, e que se o álcool e o tabaco, que são responsáveis pelas mortes de milhões por este mundo fora, são legais, porque não legalizar a Cannabis?

    Até porque, como tu já disseste, em certos casos tem benefícios

    Mas talvez seja melhor divulgar essa manif quando estivermos mais próximos da data não?

    ResponderEliminar
  39. Sim, tens razão terá mais impacto próximo da data.

    ResponderEliminar
  40. uma coisa e cannabis pra fins médicos outra pra fins recreativos. eu não quero que os meus filhos andem na rua à beira de drogados todos marados. a diferença do tabaco é que o tabaco nao altera a cognição da realidade.. e quanto ao alcool segundo a lei é proibido vende-lo a pessoas visivelmente embriagadas, ou seja alteradas. ja a cannabis, eventualmente, basta uma passa pra ficares alterado. nao tem mmu nada q ver! voces e as vossas ideias de esquerda! xD

    ResponderEliminar
  41. o alcool pode deixar as pessoas violentas
    a cannabis deixa as pessoas relaxadas e pacificas

    o alcool é claramente mais seguro para a sociedade

    ResponderEliminar

Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!