Para os do 1ºano ou para os que deixaram Biofísica por fazer, enviaram para o blog a frequência A1 de 2009, o exame normal de 2010 e o exame de recurso de 2011, todos da Licenciatura de Bioquímica.
Aproveitem!
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
222 comentários:
Diz não ao SPAM! E aos insultos vulgares! (mas os originais são bem vindos) E não digas o meu nome real! A sério! Que eu apago! É que existe uma razão para o meu nome não estar no perfil... Estou no Programa de Protecção de Testemunhas o_0
E já me esquecia, os anónimos contam como meia pessoa para mim, por isso... assina os comentários!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E como ficou a história de Semiologia? Morreu?
ResponderEliminarQue história?
ResponderEliminarTens que ser mais específico... Existem tantas histórias a semio...
ResponderEliminarpessoal a proteína M é um factor de virulência não imunogénico?
ResponderEliminarfalso
ResponderEliminarAcho que isso é verdade. Não acho que seja imunogenico. Mas se alguem discordar, que avise, pf!
ResponderEliminarÉ falso porquê? Não é imunigenico?
ResponderEliminarAcho q é imunogenica
ResponderEliminarSe calhar tens razao. Wiki: A proteína M é altamente anti-fagocítica e é um alto factor de virulência (...) No entanto, as células B podem gerar anticorpos contra a proteína M que ajudam na opsonização e destruição dos microorganismos pelos macrófagos pelos macrófagos e neutrófilos
ResponderEliminaré imunogénico porque até pode complicações como a febre reumática
ResponderEliminaros nosso colegas da fmup tiveram uma ideia interessante
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=e8aZssTzJnY&feature=related
o que responderam na 41 do exame de época normal?
ResponderEliminarEPEC ou EIEC ou ETEC ou EHEC ou todas?
anónimo das 1656 não foram bem os nossos colegas xD mas pareceu-me bem! mas lá diz que vai estrear na sic na sexta, mas aida não vi nenhuma promoção a esse programa!
ResponderEliminarPessoal, é verdade que as infeccoes urinarias sao a causa mais frequente de bacteriemia da comunidade?
ResponderEliminarRespondam por favor
sao todas certas
ResponderEliminarfarmaco acabou de sair
ResponderEliminarpuseram agora mesmo as pautas no icbas
Como é o panorama? E a questao do valproato?
ResponderEliminarAlguem pode tirar fotos por favor??
ResponderEliminarObrigado!!!!
Alguem que viva perto ou esteja la pls tire fotos
ResponderEliminarja alguem tirou fotos?
ResponderEliminarComo estão as notas? Chumbou muita gente?
ResponderEliminarcomo é que sabem que as notas estao no icbas e ninguem tira fotos??????
ResponderEliminarja estao la pessoas. as fotos já aparecem, tenham calma
ResponderEliminarComo estão as notas? Chumbou muita gente?
ResponderEliminarainda ninguem viu as notas!!
ResponderEliminaresta espera mata me
viram sim! o facebook está cheio de comentários de pessoas q passaram a farmaco
ResponderEliminarAs notas estão no ICBAS! Agora é ter calma.
ResponderEliminara proteína especializada do mecanismo de efluxo como é designada?
ResponderEliminartripartida
ResponderEliminarpenso que o nome da proteína não seja tripartida?!
ResponderEliminaros grupos serológicos de lancefield são baseados em que proteína?
qual a proteína responsável pela hemólise nos meios com sangue?
Polissacarideo C
ResponderEliminarHemolisina
obrigado =)
ResponderEliminarAlguem pode mandar a pauta por favor!!
ResponderEliminarnao passei :'( Podiam-me dar apoio moral pf?
ResponderEliminarAlguem sabe o q fizeram a questao do valproat?
ResponderEliminarPor favor alguem que mande a pauta!!! Obrigado
ResponderEliminarComo é q ha pessoal no ICBAS, e a nota ja saiu a mais de uma hora e ainda ninguem pensou em quem n está no porto e não mandou as fotos?
ResponderEliminarPor favor mandem a pauta
ResponderEliminar20:07 és gajo ou gaja? se fores gajo bate uma punheta! se fores gaja marcamos sitio e eu levanto te a moral!
ResponderEliminarPeço desculpa, eu sou repetente à cadeira de farmaco, gostava de saber se as fotos que se fala aqui e que vão mandar da pauta é para aqui para o blog ou para outro sitio!
ResponderEliminarObrigada
A pauta please
ResponderEliminarGostava muito de saber a minha nota de farmaco ...
ResponderEliminarreprovou mt gente?
ResponderEliminarParece q ng vai mandar nd nem ng vai dizer nd
ResponderEliminarponham aqui o nº d tlm e nome q la mandam msg
ResponderEliminarsou gaja..mas nao era esse tipo de apoio moral que estava a espera.. -.-"
ResponderEliminarass 20.07
mas vai haver mail? tommy,por favor,manifesta.t a ver se se sabe algoooo
ResponderEliminarpqp! reprovei por 3 decimas!
ResponderEliminarPior ainda, reprovei com positiva nas duas frequências! Tudo porque a a nota mínima é 7.5/14.
E s em vez de dizeres a tua nota se mandasses a foto da pauta?
ResponderEliminartenham calma, colegas, as pautas não tarda aparecem, mas têm de controlar esses ímpetos senão nem três caixas de alprazolam servirão para vos resfriar os ânimos.
ResponderEliminarisso e o facto de o cansaço e o stress destes últimos dias me levar a imaginar-vos com um bibe amarelo-azul a saltitar à frente da pauta «quanto é que tive? quanto é que tive?» só por esta divagação já vos agradeço, o pânico alheio sempre é reconfortante aos nossos olhos
(e eu também estou à espera)
Mas já sabem se alguem se encarregou de mandar a pauta??
ResponderEliminarfds. afinal reprovei por 2 decimas!
ResponderEliminarSe tens mais de 6.50 acho que vais a oral. Nao chumbas logo
ResponderEliminarPessoal quem é a alma caridosa que se disponibilizou a por aqui as fotos?? voces sabem?? ou está tudo a dizer que elas vão aparecer só por dizer...:s
ResponderEliminar"Como é q ha pessoal no ICBAS, e a nota ja saiu a mais de uma hora e ainda ninguem pensou em quem n está no porto e não mandou as fotos?"
ResponderEliminarEstás mesmo mal habituado 20:13... A cavalo dado não se olha o dente!
Quem tem a nota a azul tem de ir a oral?
ResponderEliminarAlguem por acaso está a pensar em ir ao ICBAS ou pedir a alguem para ir e ver a nota?? é que se for eu peço por favor pra ver a minha...e me mandar noticias :p
ResponderEliminarPq é q umas notas estão a azul?
ResponderEliminarQuem está a azul é para ir a oral? Ou o exame oral é so para quem foi a exame?
ResponderEliminardemos gonorreia em micro?
ResponderEliminaro azul nao importa p nada! so importa o vermelho! azul quer dizer q tiveram menos de 7, mas o q imprta é terem final mais d 7,5.
ResponderEliminarOs que chumbaram diz "recurso". Sim, e é estupido, chumba-se com 7,4 que equivale a 10,6 valores em 20. e quem tem menos, vai a recurso. quem chumba nas frequencias vai a exame d recurso, não ha oral.
Ja mandaram a pauta???
ResponderEliminarEu sou repetente não sei onde posso ver essas coisas...Help me please :p
mandaram p o mail d cada um
ResponderEliminarEu não recebo, POr favor pode alguem mandar para o meu?? telmaferreiranunes@hormail.com
ResponderEliminarObrigada!!
Mas ir a oral náo basta ter mais de 6.50??
ResponderEliminarO professor tinha dito isso no inicio do ano. Nao disse que era so para quem ia a exame e nao a frequencias.
plos vistos nao...
ResponderEliminaroh...
ResponderEliminareu tive 9,5 numa e 7,2 na outra e nao diz recurso...
ResponderEliminarporque a média das duas dá 8,35 o que fica acima de 7,5 logo passaste!!! e sem oral
ResponderEliminarisso é porque tens media superior a 7.5
ResponderEliminarPOR FAVOR alguem sabe as salas para amanha ? ????
ResponderEliminarmalta acho INACREDITÁVEL a forma como exigiram as fotos das pautas durante esta tarde (sobretudo 20,13). O Pedro ficou uma hora na faculdade a tirar fotos e como ficou sem bateria no tlf teve que o por a carregar e esperar para acabar de as tirar e suponho q as mandou assim que chegou a casa...
ResponderEliminarem vez de agradecerem berrarem e exigirem da boa vontade das pessoas é muito xunga, sobretudo sendo pessoas q provaram este semestre fazerem tudo pelos colegas!
obrigada Pedro
ResponderEliminarFoi o stress de saber a nota. Não por mal. Acho que estamos todos muito agradecidos.
ResponderEliminarObrigado pedro :)
pessoal ng vai reclamar a pergunta do valproato?
ResponderEliminarAcho que já foi reclamada mas não sei se o professor ligou ás reclamações.
ResponderEliminar540 mil visitas num ano significa q toda a gnte do nosso ano veio ca 3000 vezes q são tipo 8 vezes por dia.. um bocado viciados n?
ResponderEliminaro professor n diz q a aula pratica dos anestesicos locais era "homonima" a esta.. tipo os principios q t foram ensinados naquela aula permitem t responder à pergunta lool
ResponderEliminarEles não querem é admitir que a velha técnica de copiar exercícios de exames antigos para poupar trabalho explodiu-lhes nas mãos desta vez
ResponderEliminarCom essa pergunta já passava :S
ResponderEliminar22.21 nem todos os que visitaram este blog são alunos do ICBAS e muito menos só do nosso ano...
ResponderEliminarainda assim são muitas visitas
ResponderEliminarAlguem que foi a exame podia começar a compartilhar perguntas que tenham saido! é que como eles não têm muito tempo o recurso muito provavelmente será muit parecido para não dizer que será igual :)
ResponderEliminarObrigada!
fia-te só nos exames que vês a nota que tiras.
ResponderEliminarver exames é muito importante sim e já me tem salvo muitas vezes. mas ir para um exame/frequencia tendo estudado apenas por exames antigos parece-me demasiado arriscado!
e já agora 22.45, referes-te a farmacologia?
nas de desenvolvimento saiu:
ResponderEliminar1. cocaina e procaina
2. era uma cena de AINES, q tinha a ver com a agregação plaquetaria
3. a tal do valproato de sodio
4. interacção dum antibiotico qq com um farmaco de progesterona
5. sistema adrnergico α e β
6. Succinilcolina
7. IMAO A e IMAO B como antidepressivo e antiparkinsoniano respectivamente
falta uma que nao me lembro...
escolha multipla: o mais variado e estranho possível
7.
sim, farmacologia!
ResponderEliminarEu falo por mim, acho impossivel estudar a materia toda em tão pouco tempo, como tal, resta a esperança, de como os profs têm andado muito ocupados que o reurso seja parecido com o exame!
Pelo menos se compartilhassem as perguntas de desenvolvimento que sairam já era uma ajuda ;)
ah referia me à 2ª frequencia...só dei conta agora q te estavas a referir ao exame.
ResponderEliminaro 23:07 tem razão...não te fies muito nas perguntas repetidas pq os de fármaco não estão para brincar...
mas tb percebo q nesta altura o estudo se vá resumir a estudar o q saiu...eu faria o mesmo. não ha tempo para mais e há q ter fé q repita! e é melhor q nada.
eles ja fizram os exames à bastante tempo. não iam deixar para o fazer agora em cima do joelho.
ResponderEliminarQuem foi a EXAME lembra-se das de desenvolvimento??
ResponderEliminarObrigada 23.12
ResponderEliminarDesculpa, o link que puseste em exame normal de 2010 está mal, porque abre o recurso de 2011...
ResponderEliminarSe for possivel mudarem isso... :D
Thank you
Qual link?
ResponderEliminarNo post de biofisica bioquimica o "2010" tem o exame recurso de 2011 e nao o normal de 2010
ResponderEliminarAlguem tem alguma ideia de como é q se pode reclamar oficialmente a prgunta do valproat de maneira a que o prof tenha de a mudar?
ResponderEliminaralguem sabe quando é a revisão de prova de farmaco?
ResponderEliminarno icbas o prof paulinho não tem que nada.. é tudo "ave paulinho" para que ele n fuga para o s. joao ou p farmácia...
ResponderEliminar00:35 q raio de portugues é esse?
ResponderEliminar"não tem que nada..." ?
"fuga"?
fazer orais é fixe! tudo a sacar do instrumento para as alunas fazerem uma "oral" !
Podia ir a uma oral mas nao era ao prof paulo de certeza!!!!!
ResponderEliminarAfinal, ao contrário que diziam as notas sempre saíram hoje.
ResponderEliminarAinda bem...
Bom dia...
ResponderEliminarAlguém me sabe informar se há distribuíção de alunos por salas a micro?
Sobre S. pyogens, a errada:
ResponderEliminara)o carbohidrato C é especifico do grupo
b) a proteina M é um factor de virulencia nao imunogenica
c)a prot M confere imunidade especifica
d) a capsula de ac hialuronico é fortemente imunogencica
e) so estirpes lisogencicas produzem exotoxinas pirogenicas.
(está assinalada a c), mas alguem concorda? é que pelo menos a B eu sei que está errada. E desconfio da A)
é a D e a B
ResponderEliminarNão acho nada normal que não deixem ver as frequencias!!! Fui lá hoje de manha e tive essa resposta!
ResponderEliminarObg, 12:13!
ResponderEliminarnao deixam ver as frequencias de farmaco?
ResponderEliminaras pessoas que foram fazer o exame de farmaco podiam por aqui as perguntas que de desenvolvimento que saíram...pelo menos os tópicos só para orientar o pessoal =/
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarserá que alguém poderia ajudar e resolver a frequencia de farmaco...quem tem farmaco para fazer anda aflito...
não façam! deixem para o ano !
ResponderEliminarJá fiz farmaco mas se tiverem duvidas coloquem. Ainda me lembro bem das coisas :)
ResponderEliminar20:57 és mta cromo(a)!
ResponderEliminarObrigado 21.29 :)
ResponderEliminaranonimo 20.57 - se pudesses fazer as de desenvolvimento ou ate tentares resolver o exame já ajudava muito
ResponderEliminarisso nao sao propriamente duvidas...é mais escraviza-me
ResponderEliminarOh pronto ok é o desespero ja...
ResponderEliminarse pudesses ao menos dar uma noçao das de desenvolvimento
Naquela da curva concentração resposta: como é q fica a curva com a adição de 1micromol de atropina? para a direita mas em que valor?e como se calcula depois o Ec50 da oxotremorina na presença de atropina?
ResponderEliminarna reversão do relaxamento muscular induzido por relaxantes muscular competitivos a utilização de atropina é vantajosa em relação à fisiostigmina? alguém sabe se isto é verdadeiro ou falso?
ResponderEliminarEm principio ao usar neostigmina vai aumentar a concentração de acetilcolina, que se irá ligar aos receptores, ou seja vai competir com o relaxante, ajudando a reverter o seu efeito.
ResponderEliminarJá se fosse succinilcolina, que é um relaxante muscular despolarizante, nao se deve usar inibidores da acetilcolinesterase, porque podem até aumentar o bloqueio por um fenomeno provavel de dessensibilização dos receptores, se nao me engano...
Portanto 12.47, acho que essa afirmação poderá ser falsa, mas sem certezas!!
ResponderEliminarass:17.15
alguém resolveu as perguntas de desenvolvimento da 1ª freq de 2009?era muito bom se alguém não se importasse de disponibilizar as respostas
ResponderEliminarNas escadinhas tem uma compilação com essas respostas de desenvolvimento todas de vários exames...
ResponderEliminarpois mas não tem lá as respostas a todas as perguntas, como a do gráfico por exemplo
ResponderEliminarai q gente tao seca! so falam d materia...
ResponderEliminaré o que há para falar
ResponderEliminar19:36 vamos falar antes porque é que os pássaros têm assas?
ResponderEliminarevoluiram assim
ResponderEliminar20:08 neste momento era bem mais interessante
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=hK4ADk9HANc&NR=1
ResponderEliminarPara alem das hormonas gastrointestinais qual é o outro factor q faz a glicose oral mais eficaz na secreção de insulina?
ResponderEliminarAlguem sabe resolver a questao do valproato? Como é q fica o grafico afinal?
ResponderEliminarE a questao do tempo de semi.vida de 5 mim da insulina e tempo de acção de horas?
ResponderEliminarHelp pls ass 1º 00.29
E como e que a estimulação simpatica origina bradicardia?
ResponderEliminarAcho que a do tempo de semi vida da insulina é assim:
ResponderEliminarefeito inicial: exposição das GLUT4 quando a insulina se liga, e transporte de glicose para dentro da celula
Efeito tardio (horas) - formação de novas GLUT4, que vão manter continuar a ser externalizadas e a captar glucose
Obrigada Luisa!!!
ResponderEliminartirem a palavra "manter". tá a complicar e eu já não tenh cabeça
ResponderEliminarluisa
Não sabs por acaso quais sao os 2 factores que tornam a glicose oral mais eficiente n?
ResponderEliminarsó conhecia as duas hormonas gip e gpl-1.
ResponderEliminarS existe outro factor não sei
luisa
Acho que tinha alguma coisa a haver com o sangue...poderia ser q a glicose por IV sofre metabolismo de 1ª passagem?????
ResponderEliminarA via IV nunca tem efeito de 1ª passagem. A oral é que tem. Se houver metabolização (figado e insulinases do rim) a concentração de insulina baixa, pelo que não seria vantajoso administrar insulina oral, certo?? Logo eu não pegava por aí. A menos que me tenha enganado.
ResponderEliminarluisa
Pois faz sentido faz....mas entao n sei qual sera o outro factor
ResponderEliminarGIP, GLP1 e colecistocinina, salvo erro
ResponderEliminarAlguem me consegue explicar pq é q a succinilcolina causou paralisia prolongada (>2h)? E qual o problema de a associar com halotano?
ResponderEliminaracho que ao usares succinilcolina com o halotano pode provocar hipetermia maligna. o resto ja nao sei..
ResponderEliminarlembrei me do outro factor: o facto de teres comida no estômago provoca a secreção de hormonas, gastrina, colecistocinina, gip e gpl-1. Particularment a gip e a gpl-1 enviam um sinal antecipador do tracto GI para as ilhotas de langerhans.
ResponderEliminarluisa
Pois mas esse é o mm q disses.t em cima n?
ResponderEliminarA succinilcolina é um relaxante muscular despolarizante q actua como agonista dos receptores nicotínicos pos-sinapticos. A despolazização da placa motora é longa devido À resistência à metabolização pela colinesterase, o q resulta num periodo de excitação repetitiva seguido de um bloqueio neuromuscular e paralesia flácida.
ResponderEliminarluisa
muito obrigada :)
ResponderEliminarSó mais uma coisa para quem souber responder:
ResponderEliminarPq é q a noraldrenalina aumenta a TA, a resistencia vascular periferica e bradicardia....enquanto que a isoprenalina diminui a tensao arterial, a resistencia vascular e causa taquicardia?
EU sei q tem a ver com o sistema adrenergico e receptores diferentes agora mais do q isso é q n sei
As alteraçoes motoras da levodopa n podem ser atenuadas pela diminuição da dosagem e aumentoda freq de toma?
ResponderEliminaracho q não
ResponderEliminar02.19, tem a ver com o facto de uma ser mais especifica para os receptores alfa e outra mais para os beta (mas já fiz o exame na época normal e não me lembro qual é que é mais especifica para cada receptor)
ResponderEliminar02.26, nao sei se será falsa. Pela lógica, por um lado se se diminuir a dosagem e aumentar a frequencia a concentração de levodopa pode nao ter tantos "picos", diminuindo os movimentos involuntarios (que acontecem quando a dose se eleva bastante) e simultaneamente diminuindo os efeitos que ocorrem pela diminuição da dopamina (menos movimentos, rigidez, etc...)
Portanto, talvez possa até ser verdadeira. MAS não tenho certezas!!
Em relaçao a levodopa tb concordo com o 0240
ResponderEliminarQuais sao as principais diferenças entre a cocaina e procaina?
ResponderEliminarduração da acção q e maior na cocaina
ResponderEliminare a procaina provoca menos disforia e dependencia
ResponderEliminarquem vai mandar cocaina no fds sou eu!!!!!!!!!!!! ;))))))))
ResponderEliminarE bom, assim acabou mais uma época de exames. Bem ou mal, a verdade é que acabou. Um bem haja a todos os que fizerem deste blog um meio de discussão e de partilha. Muito Obrigado e bom fim de semana :)
ResponderEliminarE como foi farmacologia?
ResponderEliminarRepetiu muito ou nem por isso?
Foi acessivel ou dificil?
FEEEEEEEEEERRIIAASSSSS!!!!
ResponderEliminar00:42 e a ti q te interessa! vai curtir mas é!
ResponderEliminaralguém sabe se na próxima semana já há práticas de micro?
ResponderEliminarque praticas ha na proxima semana?
ResponderEliminargozem o fds cara**o
ResponderEliminarcala-te ... quero saber que aulas ha pq nao vivo no porto oh otario, nao vou viajar para depois nao ter praticas
ResponderEliminaralguma vez tiveste praticas na primeira semana de aulas??eu nao me recordo oh indigena
ResponderEliminarJÁ
ResponderEliminaro K?
ResponderEliminarha práticas de patologia logo na primeira semana. o prof avisou no moodle!
ResponderEliminarPREENCHAM OS INQUÉRITOS e dêem voz aos nossos protestos!!!
ResponderEliminaraulas patolg na 1ª semana ?!?!?! o prof deve estar bebedo nao? senil ja esta plo menos...
ResponderEliminartb já ha semiologia.. ha turmas c estações de treino atrasadas e tudo
ResponderEliminarja preenchi os inqueritos para aí há 2 meses lol
ResponderEliminarAs aulas teorico-praticas de psicologia médica no hospital começam já para a semana?
ResponderEliminarGenéticA so começa na semana de 21-24Fev,ou seja esta semana ainda nao ha,esta no sigarra...
ResponderEliminarsemiologia ja ha? eu nao vou! q se FODAM
ResponderEliminaracho que semio depende dos profs d cda turma, cda um decide se sim ou nao esta semana
ResponderEliminarA cc é que podia tentar saber. Eu mandei mail a alguns profs para saber q cadeiras haviam praticas e ng se dignou a rsp a nao ser genetica...
ResponderEliminareu nao vou a nenhuma caralho
ResponderEliminarPreencham os inquéritos... É das poucas coisas que podemos fazer para saudar os bons professores e mostrarmos o descontentamento para com aqueles que se mostram absolutamente incompetentes ou desrespeitadores.
ResponderEliminarOnde fica o Auditório Professor Alexandre Moreira? É no "cogumelo"? help
ResponderEliminarsim, é esse
ResponderEliminarobrigado 22:11
ResponderEliminarAmanhã a aula teórica de semiologia é nos Bragas não é?
ResponderEliminarsão todas este semestre
ResponderEliminarEu dei nota máxima à Idalina porque realmente ela cedeu imenso.. Grande regente!
ResponderEliminarAhah, tens umas piadas muita giras oh 00:30 :P
ResponderEliminarCostuma haver Psicologia prática na primeira semana?
ResponderEliminarCaguem pás aulas que eu também vou fazer o mesmo!! Precisamos de descansar... não podemos deixar que nos escravizem, a sério.
ResponderEliminar00:46, disse a verdade.
ResponderEliminarE à Maria Helena também era para dar, mas como ela nos vai tramar no 2º semestre, adiantei-me e dei-lhe nota mínima.
sabem se ha faltas às TP's de Psico?
ResponderEliminar02.07 se tivesses feito tudo na época normal podias ter tido 2 semanas de férias sem ter que faltar esta semana.
ResponderEliminarMesmo assim era pouco tempo, mas melhor que nada...
1530, quem é minimamente normal tem 1 recurso no mínimo!
ResponderEliminarA definição de normal é muito relativa
ResponderEliminarcom 2 semanas ou nao de ferias q se fodam as aulas! puta q pariu, nerds do caralho! "aulinhas é q é bom!" a mhr q vá p cara...........
ResponderEliminara merda das notas de microbiologia e farmaco nunca mais saem? alguem sabe de alguma coisa? thnx
ResponderEliminarhoje houve alguém que tivesse a teorico-prática de psicologia?
ResponderEliminarMicro ja saiu... Saiu durante a tarde. Ha pessoas que têm que ir falar com a regente, têm a nota a corrector e um asterisco. Abraço
ResponderEliminarporque?
ResponderEliminaronde é que está a pauta de micro?
ResponderEliminaronde estão as notas de micro? onde fica?
ResponderEliminaralguem pode tirar foto??? agradecia imenso
Mas que raio se passou com Micro?
ResponderEliminar