quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Protocolos de Micro I

Para quem não tem todos os protocolos das aulas práticas de Microbiologia Médica I, seja por ter faltado, perdido as folhas ou por estas terem sido comidas por um velociraptor enquanto tentava fugir duma ilha ao largo da Costa Rica, elas acabaram de ser digitalizadas pela Joana Bastardo.

Podem fazer o download aqui.

P.S.: Sim, nós passamos à frente a 5ª aula. Porquê? Não sei bem, mas diria que essa prática foi considerada básica demais para nós, la crème de la crème dos estudantes universitários... Ou pensando melhor, talvez não.

sábado, 25 de dezembro de 2010

As vozes do Dragon Ball


Para os impacientes, começar a ver a partir dos 3 min

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mega Semana na Neve



A Bé, que para quem não sabe, faz parte do Departamento Desportivo, convida-vos a todos a participarem nestas férias de Inverno organizadas pela AEICBAS, que serão entre 12 e 20 de Fevereiro. Apanham o Dia dos Namorados por isso vão ser tipo o Barco do Amor na Neve... Esqueçam a última frase que foi um bocado fatela (adj.,de mau gosto, má qualidade ou grosseiro, segundo o gosto popular.).

Seja como for, mais informações aqui.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

Quando era puto, muito antes de conhecer o Charlie Chaplin e o Buster Keaton, para mim o maior da comédia física era o Mr.Bean, criação do Rowan Atkinson. Passados estes anos todos, a minha opinião não mudou. Continua a ser o meu ídolo x)

Pelo que, tendo em conta a época, que tal entrar numa de nostalgia e ver os vídeos de natal do Mr.Bean?

Um Feliz Natal a todos!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Auscultação

No início do semestre quase todos compraram um estetoscópio na ânsia de descobrir o maravilhoso mundo sonoro que se esconde por debaixo da pele do ser humano para apenas descobrir que não percebemos grande coisa e que os sons são quase todos iguais...

Mas não temam! Existem muitas ferramentas para aprendermos os diferentes sons cardíacos e pulmonares, sem termos que esperar que apareça o doente com aquele som raro no HGSA!

Nesta pasta, que decidi com muita originalidade intitular por "SONS" (de som, não de filhos em inglês), encontrarão CDs MP3 para ouvirem enquanto andam de autocarro (ou para quando forem DJs numa festa de música muito alternativa) e programas interactivos, com imagens das ondas sonoras e tudo.

P.S.: Se souberem de sites, programas e cds fixes para os que, como eu, são duros de ouvido, partilhem na zona dos comentários. Obrigado(a) =)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ECG!

Com o aproximar dos Workshops de Electrocardiogramas, convém ter à mão uma boa bibliografia para se poder tirar quaisquer dúvidas que se possam ter.
Como poderão reparar, nesta pasta encontram-se alguns livros respeitáveis, como o Clinical Electrocardiography A Simplified Approach, tanto na 7ª edição chm como na 6ª edição pdf.
Por outro lado, também se encontram outros mais em conta com o "tempo livre" de um estudante de medicina, como é o caso do ECG Made Easy.

Ou sempre podemos ver este vídeo:

É a 2ªa vez que por cá passa mas ainda não perdeu a piada =)

IX Hospital dos Pequeninos na RTP


=)