sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Tabela dos Feixes

Para quem gosta de estudar Neuro, seja por obrigação ou por desporto, mandaram-me hoje uma tabela sobre os feixes.
Podem vê-la aqui.

P.S.: para os que ficaram confusos pela ausência de somentários hoje à tarde, acontece que poderei ou não me ter esquecido que tinha os comentários por aprovação prévia... pelo que... ups? xD

A minha 1ª aula de Neuroanatomia foi assim...


E verdade seja dita, as seguintes também não foram muito melhores x)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Testando a Bioquímica

O Pedro Miranda encontrou este teste nos confins da internet, pelo Professor Doutor Pedro Silva da UFP, também conhecido por ter este site, que foi recentemente partilhado aqui no blog.
Infelizmente não tem a chave, pelo que se alguém souber responder, que partilhe as alíneas que escolheu. Lindo lindo era mandar todas num word, mas deixá-las nos comentários já seria bom. Algumas pelos menos... Por favor?

O Pedro encontrou também este e este sites de perguntas bioquímicas.

Bioceles

Vindos das fileiras do 1ºano, temos os apontamentos da Mariana Coroado para as aulas práticas 7, 8 e 10 (relembro que os da 9 já cá estavam) e duas tabelas pela Joana Tavares (a.k.a Manecas), uma sobre os organelos, outra sobre os fenómenos.

Boas sortes!

P.S.: Já que há pessoal que não parece ter sequer reparado que existem chaves para os exames de biocel, façam o favor de fazer o download desta e desta.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chaves


As alterações
confirmadas
são:

15 - D
27 - E

Futuras
mudanças serão
colocadas aqui.



E para tirar as dúvidas do 24:
Não esquecer que vemos "O Mundo ao Contrário"
(ok, as setas deviam estar ao contrário, não para fora, mas para dentro, que é o sentido daqueles fotões todos doidos ao baterem na retina, mas dá para perceber na mesma, certo?)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BioCel FMUPiana

Para esses pobres desgraçados que vão ter que fazer BioCel a descontar, o blog acabou de ser actualizado com umas quantas sebentas de BioCel da FMUP, aqui.

(Estão a ver? Em vez de maus ventos vindos da FMUP, temos boas sebentas! x)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Coisas Histológicas

Gamadas do site do pessoal da FML (não foi nada pessoal, mas tinham coisas engraçadas lá xD).

Rapid Review Histology, que é um programa com perguntas de Histologia.

Essential Histimages, que é um atlas electrônico de imagens legendadas, tanto na versão Windows como Mac.

Sebenta de Histologia da Rita Luz, que descreve-se a si mesma.

E ao pessoal que vai ao prático amanhã, boa sorte!

(em relação a dicas, Leboffe mais caderno das práticas é combinação santa)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sites de Histologia

Para começar, um site abandonado há já uns anos, do Laboratório de Histologia do ICBAS.
Infelizmente, já só tem as perguntas de Histologia II.

Já pelo Google encontrei este, Blue Histology, com várias perguntas e identificação de imagens.

Se alguém tiver mais sites interessantes, que diga nos comentários para adicionar a este post.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pensamento do Dia

Os professores do ICBAS sobrestimam as nossas capacidades.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Solomons Química Orgânica

Para os do primeiro ano que estão a fazer Química Biológica I, mandaram-me o Solomons em Português.
Bom proveito!

Aos Anónimos

Para quem costuma ler este blog, desde o pessoal do ICBAS, discente e docente, ao pessoal das outras Faculdades de Medicina, não nos esquecendo dos que vêm aqui parar à procura de gajas nuas, de certo terão reparado que este blog tem sido um local de ardente discussão entre anónimos.

O que por si só não é má coisa, já que o anonimato traz a honestidade ao de cima, e qualquer problema interno que possamos ter é logo denunciado. O grande problema, como é claro, são os que abusam dos comentários anónimos para simplesmente insultar. De certo que terão altas teses e explicações para tais afirmações, mas há limites que não deviam ser ultrapassados.

Muita gente tem sugerido que se acabe com os comentários anónimos, que passe a ser tudo assinado (curiosamente, dizem isso como anónimos), para que não hajam abusos destes. O que me levou à decisão de...

... deixar a opção dos comentários anónimos.

Sim, como já disse várias vezes, a ideia deste blog foi sempre a abertura, e proibir os comentários anónimos iria contra esse ideal, porque ao tirar a opção dos comentários anónimos, as únicas opções que ficariam envolveriam registos no blogger ou locais semelhantes, e isso, na minha opinião, iria restringir a vontade de responder às perguntas e dúvidas que colocam no blog.
A outra opção seria a moderação, mas essa tem o inconveniente de me queimar tempo que preciso para a minha vida, além de que ia remover muita da dinâmica das discussões que ocorrem aqui em baixo, com comentários a serem publicados horas depois de terem sido submetidos.

Agora, quando tiver tempo, claro que moderarei aqui o estaminé, mas há alturas em que não posso, e é mesmo por isso que os comentários ficarão livres. Sim, leram bem. É que alguém pode ter uma dúvida para o exame de amanhã (isto é um exemplo!) e eu já estar a dormir e a ressonar que nem um porco. Nesse caso, o comentário dessa pessoa seria apenas publicado depois do exame, quando já não valeria de nada.
É por essas coisas que eu acredito que devem ser livres.

É claro que há pessoas que ao esconderem-se atrás do computador ficam com uma raiva assassina, ou simplesmente gostam de criar confusão. O importante nesses casos é não lhes ligar nenhuma. Não lhes respondam. Por muita vontade que dê, tentem controlar-se. Apesar de não ser o melhor exemplo (os comentários ontem sobre a professora Mariana deixaram-me algo doente pelo que terei dado trela a mais), tentem não descer ao nível deles. Há um ditado que diz que quando conversamos com alguém estúpido, para não descermos ao nível dele porque aí nos ganha com a experiência, e é por aí que nos devemos guiar.

Para terminar este assunto, asinem os comentários. Ao assinarem, nem que seja com iniciais, dá para manter uma conversa minimamente decente e contínua. Nicks familiares são mais prontamente atendidos, podem ter a certeza disso.


Agora, em relação ao assunto que deu tanta polémica e que tanta gente diz ser terrível estarmos aqui a falar dele porque é mau para a reputação do ICBAS e não sei que mais. O que digo é isto:

- sim, foi entregue uma frequência com as respostas assinaladas, que foi recolhida, e entregue outra com a mesma ordem das perguntas.

- sim, foi um erro da regente dar exactamente a mesma, mas também há que ter em conta que em situações de stress é dificil pensar com clareza, e que se calhar nós teríamos feito o mesmo. Mandar bitaites depois de algo acontecer, quando já temos toda a informação é fácil, mas queria ver quantos de vós fariam o mesmo ou pior na mesma situação.

- sim, as notas permaneceram iguais porque o Conselho não se decidiu, deixando a professora sem resposta a poucas semanas da 2a frequência. E sim, a burocracia no ICBAS é lenta, mas isso já todos sabíamos desde a época das equivalências (que este ano conseguiram despachar! a pouco e pouco havemos de chegar a um ICBAS sem burocracias! x).

- sim, a segunda frequência foi estupidamente dificil, parecendo mais imagiologia e clinica que sistemática, acabando por prejudicar não quem usou a "ajuda" na primeira, mas quem não a utilizou e tirou nota baixa. Se foi de propósito ou não, se foi uma vingança ou apenas um sobrestimar das nossas capacidades, não vou aqui discutir.

- e sim, há pessoas que vieram aqui demonstrar o seu desagrado, algumas que se exaltaram de mais, outras que simplesmente vieram semear confusão porque estavam aborrecidos em casa.

Ou seja, neste magnifico triângulo, nenhum dos vértices foi particularmente santo.

Se alguém está chocado por no ICBAS existirem confusões e discussões por causa de notas, por ninguém andar de acordo, por haver pessoas estúpidas que só sabem insultar os professores sem pensar nas consequências, por a burocracia ser lenta, por haver represálias e não sei que mais, é porque não reparou que o ICBAS tem pessoas. Sim, pessoas que não são robots, que têm sentimentos, sejam eles bons ou maus, desde a bondade ao egoísmo, temos de tudo, e acho muito bem que tenhamos.

Porque o que nos espera lá fora, quando acabarmos o curso, não será muito melhor, e quanta mais soubermos sobre a condição humana, mais preparados estaremos.

Intrigas destas há em todo o lado e que atire a primeira pedra quem nunca esteve numa meio duma.

Podem achar que isto nos vais deixar mal perante as outras faculdades (embora estas também tenham as suas ocasionais porradas), que nem se devia saber. Que devíamos esconder isto debaixo do tapete. Mas não devemos. Quem esquece a história está destinado a repeti-la, e é exactamente por isso que isto não deve ser esquecido, para que erros destes não assombrem as gerações vindouras.


P.S.: Caso alguém que não seja do 2º ano MIM do ICBAS, tenha lido isto e os comentários que por este blog se espalham, quero que tenha em conta que estas bocas anónimas e insultuosas são uma minoria, que só parecem muitas, porque fartam-se de gritar para calar as outras, a grande maioria silenciosa. Tenham isso em atenção antes de fazerem juízos de valor.

Ter também em atenção que isto tudo é uma opinião pessoal.
(uma muito longa... desculpem me por isso x)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Apontamentos Seminário T7

Os que a Marta Silva usou para apresentar a sua parte do seminário

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Anat+Bioq+Neur

Anat -> gincana das práticas da turma 2, da matéria toda.

Bioq -> as 10 fichas resolvidas pela Ana Lopes, sendo a 10a a dos nucleótidos.

Neuro -> algumas fotos dum certo e determinado placard que poderão ou não ter sido tiradas numa Segunda à tarde.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Kinder...

...surpresa!

Mais Neuro!

Um powerpoint que foi mostrado à T1 numa aula de Neuro que aborda a anatomia do cérebro com muitas muitas imagens (e até tem índice!)(e foi a Luss que mandou!).

E um wordzito que andava perdido com uma "gincana experimental".

sábado, 9 de janeiro de 2010

Tabela do Córtex Cerebral

A Luss fez uma tabela bem organizada e cheia de cores com as áreas corticais todas que poderá dar jeito a quem está a estudar neuro que nem um cão.

Sobre a tabela em si, ela diz:

"Guiei-me pelo Snell, mas sobretudo pelos slides do prof, e digo sobretudo, porque há coisas que o prof escreveu que no Snell estão diferentes."

Como é claro, se encontrarem algum erro, façam o favor de avisar.
Mas antes disso, o download!

Terdecim

Vai estudar

Em relação à gincana de neuro

Façam o download das fotos de anatomia I e II por causa dos nervos periféricos.
Atenção à perna do bebé, que sai de certeza.

Apontamentos Fisio e Histo, mais um Netter de Neuro

As versões completas com os apontamentos desta última semana:

Fisiologia Humana I ICBAS [Apontamentos TP] Catarina Silva e Helena Afonso


Histologia e Embriologia I ICBAS [Apontamentos] Daniela Vieira

Também estão online os apontamentos da Catarina das aulas teóricas de fisio, aqui.

E por último, devido a recentes queixas de que o pdf do Netter Neuroanatomia Essencial dá erro, fiz um novo upload, aproveitando o novo limite de 200 megas do Mediafire. Como tal, não é preciso fazer o download de 2 partes, mas de apenas uma.

Erros na Sebenta de Biofísica

Como não há tempo para verificar eu mesmo:

"Boas,
Encontrei aquilo que acredito que sejam erros na sebenta de biofisica do 1º ano. Então achei por bem falar-te, não vá alguém aplicar formulas erradas:
na página 48 está uma fórmula para a capacidade (C=Q/A). Ora, essa fórmula é C=Q/V (V= ddp), até porque não faz sentido a C ser inversamente proporcional à Área.
Outra coisa que ACHO que está mal é, mais à frente, já no magnetismo, onde diz "O movimento destas duas forças é independente da posição do eixo escolhido." Acredito que não seja movimento que ela quisesse ter escrito, mas momento.
Espero não estar a dizer falsos erros :)
Cumps"

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Neuro em frascos

Gincana de Neuro.

Esta simples conjugação de palavras leva o medo ao coração de muitos estudantes...

Felizmente, o medo pode agora ser desfrutado em casa, através destas fotos.

Have a nice day ;)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BioCel 9

Para todos os que vão fazer BioCel, a Mariana Coroado é uma fixe.
Para além de ter nomes do meio de meter inveja a qualquer um (nomeadamente eu), fez uns apontamentos da aula práctica 9 com esquemas e desenhos e legendas e etc. que só por acaso estão muito bem feitos. Bem me lembrou os velhos tempos... Ai as saudades dos desmossomas...
Podem fazer o download aqui.

Também podem ver o trailer dum filme que por algum motivo estranho apareceu-me na cabeça vindo do nada. É um bom filme diga-se de passagem, cheio de cenas e coisas que fazem com que uma pessoa diga isto e aquilo. Ya.

Espécie de Possível Estrutura do Exame de Epidemio

Vou meter por pontos que fica mais giro (além de que poupo trabalho já que é só passar os apontamentos manhosos que tirei):

- vão ser 5/6 exercícios (talvez) num total de 20 alíneas (a prof disse que seria assim para ficar mais ou menos um valor por alínea)

- não há consulta

- mas há formulário com todas as fórmulas menos as mais básicas tipo a taxa relativa

- é para levar máquina que há contas

- na verdade, os exercícios não serão de pergunta e resposta teórica, mas sim de fazer contas e tirar conclusões sobre as mesmas usando todo o paleio epidemiológico que acharem decente (a única excepção seria a parte do AVC, mas a prof ainda não sabia se incluíria ou não essa parte sem ser num dos de contas)

- escolhas múltiplas? não há, além de que também não há exames tipo ou antigos que possamos ver já que segundo ela é a primeira vez que faz isto, fora um exame há muito tempo atrás que deverá estar perdido nas areias do tempo.

- é uma hora e meia

- haverá várias versões (pela conversa foi o que pareceu)

- matéria a abordar: toda
- matéria a abordar mais especificamente, ou seja, matéria a abordar que ela lembrou-se na aula: padronização; testes de diagnóstico , sensibilidades e amigas; sobrevivência; cohort ou ensaio clínico (o tal dar a entender que haverá versões diferentes); epidemias ou equivalência incidência (? mas que raio de apontamento foi este? x); viéses (com contas!).

De resto, as notas das práticas só serão dadas com as notas dos exames, porque por vezes há que confirmar com certeza absoluta se aquele aluno que ficou com 10 na nota final merecia mesmo ter tido nota máxima na prática. É que não há facilitismos aqui. Não senhora... (xD)

Ah, isto deverá ser visto e interpretado como uma previsão da Maia num dia inspirado, já que as coisas têm uma tendência chata a mudar sem avisar (mas de que seria a vida sem um bocado de risco?).
Além de que isto não é oficial.

P.S.: A ficha 11, que é na verdade um único problema com várias alíneas terá a sua presença no exame. Se não um exercício gémeo (com valores diferentes é claro), pelo menos um exercício irmão altamente parecido.

Capítulos do Snell mais uns Sites de Neuro

Para deixar aqui tudo:

1ª Freq: até à aula do diencéfalo
Caps: 1, 4, 5, 6, 7 (parte), 10, 12 e 18

2ª Freq: desde o cérebro até ao infinito
Caps: 3, 7, 8, 9, 11, 13, 14, 15, 16 e 17
(ter em conta que os periféricos no capítulo 3 mal são mencionados, o ideal é ou estudar pelo Gray, ou, simplesmente, pegar nos slides e vê-los com o Netter ou outro atlas ao lado, já que todo o texto que é preciso está lá)

E só por acaso, as conferências, como a já famosa da memória vão sair, embora mais no aspecto anatómico e funcional que nos casos clínicos. A única que segundo o prof não tinha grande coisa a dizer, era a das cirurgias (embora saber que nervos inervam que músculos seja parte da matéria).

Como é óbvio, quem for a exame, junta aqueles capítulos todos até fazer uma espécie de livro.

Já os sites de neuro, foram deixados nos comentários por anónimos, pessoas que de certo não gostam de receber crédito (tipo a Luísa). Aqui estão:

"Anónimo disse...

encontrei este site de neuroanatomia:

http://library.med.utah.edu/WebPath/HISTHTML/NEURANAT/NEURANCA.html#1

acho que ajuda para a gincana...
5 de Janeiro de 2010 22:01

Anónimo disse...

Eu encontrei este:
http://www.fosjc.unesp.br/anatomia/neuro/neuro1.htm

Tem bastantes imagens de peças legendadas mas só tem do encéfalo.é só irem carregando nas setinhas.Eu acho que pode ajudar bastante.O site é brasileiro mas a nomenclatura acho que está toda igual à nossa.
5 de Janeiro de 2010 22:18

Anónimo disse...

http://anatpat.unicamp.br/bineufatcoronal.html#cerebro

vão onde diz cérebro.Tem lá uma lista de várias estruturas e para cada um tem algumas imagens
5 de Janeiro de 2010 22:26"

domingo, 3 de janeiro de 2010

We have an Hero...


xD

Histologia Funcional

Apesar de a cadeira ser diferente (para começar, a matéria é mais compactada por ser para um único semestre), o pessoal de Bioquímica tem aulas de Histologia naquele bocado de ICBAS que é o Pólo dos Bragas, que digam o que disserem dele, não deixo de gostar daquele espaço com muito ar livre (e dos queques de chocolate do Bar de Direito).

Mas passemos ao motivo desta conversa sobre Bioquímica (da FCUP! não a nossa do Lehninger), antes que ele se desapareça no tempo: muito resumidamente, arranjaram-me os slides das aulas.

Agora poderão perguntar "porque é que raio isso me interessa?"
Primeiro, as aulas deles são dadas pelos profs das nossas práticas, segundo, têm imagens e esquemas, e, apesar de estarem muito resumidos, sempre dão para admirar as cores e as palavras chave, dando quase uma esperança ao incauto estudante biomédico de conseguir realmente decorar aquilo tudo a tempo do exame.

Eu, como incauto estudante, fiquei contente e cheio de optimismo!
Talvez vocês fiquem também x)

P.S.: São 171 megas, um bocado pesado, mas tem já slides para Histologia II. Seja comor for, é um bom arquivo para chular a net do ICBAS. Quer dizer, tendo em conta o preço das propinas, ia ser preciso muito mais que isto para chular a net do ICBAS... Mas fica a intenção.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Para começar um novo ano

Maximo Park - Apply Some Pressure

"What happens when you lose everything?
You just start again... You start all over again!"