segunda-feira, 30 de março de 2009

Para os Caçadores de Imagens

Sabem, hoje disseram-me uma coisa, um pensamento que tenho de partilhar convosco...

Como toda a gente sabe, das imagens que andamos a mandar para o Águas algumas irão sair no exame. Acontece que com tanta gente a mandar cenas, a pasta das imagens não para de aumentar.
Ou seja, a cada dia que passa, o Águas tem mais por onde escolher.
Ou seja, se mandarmos menos, ele terá menos por onde escolher.
Ou seja, teremos menos imagens para estudar para o exame.

O que me leva a esta conclusão:
Oh meus cabrões, deixem de ser tão trigger happy e controlem-se com os mails! Só nos estragam a vida! =D

Pensamento da Noite Medzébics, a trazer a ignorância a novos nivéis bics.

P.S.: com que raio é que rima Medzébics?

domingo, 29 de março de 2009

Fichas q.b.

Tomem lá as resoluções das 3 primeiras fichas de Química Biológica II.
Trazidas pela Ana Figueiredo, também conhecida por Luss, também conhecida por se rir em claves de Sol, o que é sempre engraçado.
E em princípio adicionarei mais resoluções diferentes, de outras pessoas... E mais não digo...

Peace out you niggas!

Cúrrale!

O Coral, também conhecido pelo pessoal que tem uma sala atrás dos matrecos (quer dizer, aquilo é mais um corredor), vai actuar no nobre ICBAS (embora essa nobreza esteja ainda por provar), esta Segunda-Feira, ou seja, amanhã, pelas 21 e 30, na Biblioteca de Química (estão a ver o 1º piso? não tem nada a ver)(fica mas é no corredor da secretaria e amigos).

Dizem que a entrada é de graça, embora não tenham falado nem em bebidas nem em comida, como aquelas miniaturas... Hmmm... Bolos...

E por que é que se deve ir ver o Coral? Bem, além de terem gente do 1ºano, têm gente do 1ºano, pelo que por terem gente do 1ºano quer dizer que é bem provável que coiso e cenas.

Ou seja, ya!

P.S.: Já só falta falar duma actuação do S.O.T.A.O. para poder ganhar o crachá "Grão-Mestre Divulgador de Grupos Culturais Icbasianos", também conhecido por "GMDCCI" ^^

sexta-feira, 27 de março de 2009

Anatomicamente Incorrecto

Não liguem ao título, a mim é que me pareceu fixe escrever "Anatomicamente Incorrecto".

Continuando, venho por este meio informar de uns resumos de 2008 pela Helena Rodrigues, que, da opinião de quem deu uma olhadela rápida e gostou dos títulos às cores, parecem estar bons. Pelo menos bonitos estão.

Também relembraram-me há pouco de um certo livro, o Pocket Atlas of Human Anatomy (que já estava no MediaFire há uns tempos valentes), que tem uma coisa mesmo mesmo fixe. Tem numa páginas as imagens com os números, e na outra os números com os nomes das estruturas e respectivas descrições. Para estudar, já que parece um livro de exercícios, é do caralho!

Ah, e, a pedido de alguns sem abrigo, meti online o word que me tinham mandado com a parte da cabeça do Sobotta (antes só tinha metido os JPEGs), que dizem dar mais jeito para imprimir.

Ok, tá tudo.... Ah, não, esperem.
Se alguém tiver o seguinte livro:

Medical Physiology. W. Boron and E. Boulpaep,
(Saunders,Philadelphia, 2003)

Que avise ;)

quarta-feira, 25 de março de 2009

SPAM Wars

Ontem à noite este blog teve a sua primeira guerra... não, escaramuça de SPAM.
Coisas foram ditas no calor da batalha que merecem ser explicadas agora para que não haja mal entendidos.

O 1º comentário apareceu aqui, o qual não estava de algum modo relacionado com o post em si, mas que, por ser isolado, deixei passar. Algum tempo depois aparece este comentário da Comissão de Curso do 2º Ano de Med, ao que respondi com este. Não era a minha intenção repreendê-los tão rigidamente, mas, verdade seja dita, já estava meio chateado pelo comentário do anónimo anterior, pelo que acabei por fazer deles um exemplo.

E para deixar claro, neste blog há limites à publicidade, especialmente à auto-promotora. Os comentários podem não ter controlo prévio, mas isso não quer dizer que a zona dos comentários seja livre... Pelo contrário, qualquer comportamento destes, seja SPAM ou insultos, é e será severamente repreendido. Fazer exemplos de quem abusa é uma das muitas maneiras de manter a oirdem por aqui.

Logo a seguir ao meu aviso, o anónimo voltou a comentar com a mesma frase (mais uma infozita extra). Deixei passar, já que de certo modo não era "repetido", e até que podia ser em resposta ao comentário da CC. Acontece que esse comentário volta a aparecer no post seguinte, igualzinho. Em resposta, fiz-lhe um bom e velho disemvowelment. Ele(a), por sua vez, entra num frenezim de comentários por vários posts, que são rapidamente apagados por mim, até que comenta isto.

Respondo-lhe, e pouco tempo depois aparece este comentário da CC (leiam o resto da conversa já agora).

Mais ao menos uma hora depois, recebo um mail da CC, em que, com alguma razão, reclamam por não os ter avisado antes de os "humilhar em praça pública".

Por isso, peço aqui desculpas pela minha conducta, que foi mais no calor do momento que racional, admito (embora nestas coisas tenha que agir rapidamente). No futuro tentarei ser mais diplomático. Só peço que não alterem o sentimento pelo 1º ano, até porque de algum modo este blog representa a opinião deles. É apenas um gato pingado que de vez quando manda as suas postas.

Mas aviso que neste blog não é tolerado o comportamentos como o daquele anónimo (que a CC garantiu-me não ser um dos seus membros, pelo que, tendo em conta contactos anteriores, irei acreditar), e quem o fizer deverá esperar as consequências, seja essa pessoa quem for...

É o preço de uma zona de comentários livre.

P.S.: Se alguém quiser publicidade para um evento, especialmente se for seu, que peça por mail. Por comentário arriscam-se a tornarem-se exemplos caso considere esse comentário um abuso. Simples como isso.

terça-feira, 24 de março de 2009

TFB! TFB! TFB!


Pediram-me para avisar que a mais bonita Tuna Feminina do ICBAS vai a concurso no Festival de Tunas Femininas do ISEP. Entre os vários prémios, um deles é para a melhor claque. E 3 pessoas a apoiar não chegam para ganhar esse prémio...

Por isso toca a encher a camioneta para ir ao Sá da Bandeira apoiar as nossas meninas!

domingo, 22 de março de 2009

O Esfenóide é...

...um morcego de osso! Segundo a mais recente Sondagem Medzébics, trazida pelo Instituto de Estatística Medzébics, ou IEM, que parece um som que vem podia ter saído da minha boca numa aula de Saúde... Ok, que parece-se com um bocejo, para quem não percebeu...
Explicar uma piada não é fixe. O que vale é que até era uma piada fraquita, por isso não houve grande mal. Mas se eu fizesse isso no meu tempo, ui...

Ok, deixemo-nos disso... Votem é na próxima sondagem!

Médicos Malditos

Quem gosta de ler anonimamente os comentários que se produzem neste antro em resposta às minha postas, de certo que conhece um certo tipo meio louco que dá-se pelo nome de Hermergildo Espinoza. Acontece que esse meio louco arranjou mais outros 3 meio loucos, de nomes Jorge Cluni, Adegesto Pataca e Galli Pitt, e juntos, tipo tartarugas ninja, criaram um blog (não, não vou explicar a relação... até porque nem existe).

O Clube dos Médicos Malditos, onde se vai falar de "um pouco de medicina, um pouco de desvaneios, um pouco de tudo".

E meus queridos, leiam de forma responsável, que aquilo mata! A ciência pode ainda não ter justificado esta minha tese, mas acreditem que sim!

P.S.: Sim, "queridos", leram bem. Em princípio é só uma fase, mas pelo sim e pelo não vou marcar uma consulta...

Mega Dádiva de Sangue


Como toda a gente sabe, tudo o que tem mega no nome é no mínimo mega. Como tal, vejo-me obrigada a divulgar este mega acontecimento. E que mega acontecimento é este? É a Mega Dádiva de Sangue, que é basicamente uma dádiva de sangue mas com mega no nome. É uma mega ideia com mega ideais de mega ajuda e mega solidariedade, tudo num mega espírito de boa mega vontade.

Eles vão passar no mega ICBAS amanhã à mega tarde, entre as 14 e mega 30 e as 19 e mega 00, por isso, meus mega colegas, toca a arregaçar as mega mangas das vossas megas camisolas (a não ser que não tenham megas mangas... nesse caso mostrem apenas os vossos mega braços), e a bater com mega força no braço como se fosse para o mega cavalo, e deixem que vos espetem uma mega seringa para que um mega dia uma mega pessoa possa receber o vosso mega sangue, e assim viver uma mega longa vida, cheia de mega coisas megamente fixes.

É por uma mega boa causa, e não para alimentar uma mega comunidade de mega vampiros que vive nos mega túneis subterrâneos do mega Porto. Megamente sério.

sábado, 21 de março de 2009

Workshop de Socorrismo

"Caro Colega/Cara Comissão de Curso,

A MED.com, Comissão de Curso de Medicina 2006-2012 (3º Ano), está a organizar uma nova edição do Workshop de Socorrismo - MED.com, desta vez com mais tempo de formação, melhor organização e conteúdos mais adequados ao público-alvo. Gostaríamos assim, através do presente e-mail, de pedir a tua/vossa colaboração na divulgação desta actividade, que visa abordar uma área fundamental à formação de cada indivíduo como cidadão capaz de actuar em situações de risco.

As sessões expositivas vão decorrer de 30 de Março a 3 de Abril, com os seguintes formadores:

- Nuno Moreira, Técnico Operacional de Telecomunicações de Emergência - INEM e Socorrista da CVP-Maia;
- Dr. Fernando Carvalho, Interno Complementar de Anestesiologia; Curso de VMER - INEM;
- Enf. João Paulo Carvalho, Colaborador do 1º Workshop; VMER - INEM; Enfermeiro do HGSA;
- Dr. Filipe Serralva; Colaborador do 1º Workshop, Especialista em Medicina Interna; Competência de Emergência Médica; VMER - INEM;
- Enf. Sérgio Moreira; Instituto Nacional de Emergência Médica - Delegação Norte.

As inscrições serão feitas on-line em www.formacaomedcom.pt.vu até Domingo, e na Manela a partir daí.

Aproveitamos ainda para extender o convite a todos os que participaram no I Workshop de Socorrismo para estarem presentes nas sessões expositivas desta nova edição, de forma totalmente gratuita (talvez se lembrem que a continuidade de acompanhamento foi uma das promessas feitas).

Com os melhores cumprimentos,

MED.com - Comissão de Curso de Medicina 2006-2012

P.S.: Logo que possível, vamos enviar o poster/cartaz do evento."

Às vezes tenho preguiça para escrever por mim mesmo...

[Agora que não tenho preguiça nem estou amargo (comentário auto-censurado), digo que é para aproveitar. São conhecimentos que quando a merda acontece fazem toda a diferença, por isso aproveitem. Para quem não viu o cartaz no ICBAS, são 25 euros. Por 25 euros poderão um dia salvar uma vida. É um bom negócio na minha opinião]

Queima! (de recibos verdes)

Algo que não interessa aos estudantes que pagam as propinas com o dinheiro dos papás, mas que interessa aos que trabalham. Mas os meninos e meninas do papá também não perdem nada em ver esta realidade:

"No próximo dia 21 de Março, desperta a primavera. É a partir do equinócio que dias e noites têm a mesma duração.


Este ano, o MayDay Porto vai assinalar o equinócio com uma fogueira na rua: será a queima dos recibos verdes.

Em Portugal, cerca de 900 mil pessoas trabalham como 'falsos' recibos verdes; são falsos trabalhadores independentes. Falsos porque deveriam ter um contrato de trabalho: cumprem horário, têm subordinação hierárquica e trabalham não em casa mas numa empresa ou num serviço do Estado. Os recibos verdes são assim utilizados para mascarar uma situação de trabalho por conta doutrem. Noutros casos, são apenas uma forma que impede que o trabalho intermitente tenha protecção social.

Em Portugal, cerca de 900 mil pessoas não têm protecção social, não têm direito ao subsídio de desemprego se ficarem sem trabalho, nem a protecção na doença. Muitas delas, acumulam dívidas imensas à segurança social e não têm sequer o direito de planear e organizar o futuro.

Os falsos recibos verdes são, na maior parte dos casos, um abuso, uma mentira e uma exploração para que os trabalhadores tenham menos direitos. O Estado é um dos grandes utilizadores desta falcatrua.

Estamos fartos. E com o despertar da Primavera, despertam também os nossos gritos de revolta. Na fogueira do equinócio vamos queimar este símbolo maior da precariedade. As nossas noites terão a mesma duração dos nossos dias e ambos têm sempre a exacta duração da nossa luta.

Dia 21 de Março, traz a tua indignação e vem queimar os teus recibos. Porque é a sede de justiça e de dignidade que desperta em nós profundas primaveras!"

Blog MayDay

P.S.: Apesar de ser em frente ao Piolho, tenham cuidado e não queimem a Reitoria... É que não dá para preparar a festa com tão pouca antecedência... A sério, tenham cuidado.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Olhó Cachecole Barato!

Apreciem este momento solene... É que daqui a uns anos contarão que leram o primeiro post em que este blog se tornou um vendido! =D

Basicamente, aquelas pessoas da comissão do 2º ano que andaram a mandar de graça sebentas e apontamentos, vão ter a partir de amanhã uma banca no átrio em que vão vender cachecóis Biomédicas como este aqui em baixo pela módica quantia de 7 euros.

Ainda não experimentei a peça em questão, mas, como podem ver, tem "Biomédicas" escrito em grandes letras amarelas. E como toda a gente sabe, com "Biomédicas" escrito o cachecol ganha muita mais qualidade. A sério, é tipo magia. O tecido torna-se seda! É mesmo incrível. Até dizem que a cura para o cancro passa por escrever Biomédicas em frascos.
Ah pois!

terça-feira, 17 de março de 2009

My name is Médicas, Bio Médicas

Bem, um dia depois de ter lançado o pedido, o James Bond fez o favor de arranjar o programa + emulador que usamos e estamos a usar nas prácticas de fisiologia da semana anterior e desta (de modo algum isto está confuso).

Agora já podem simular o sistema renal em casa!

A isto é que chamo chamo eficiência!
A tua fama é merecida, Bond.
A Medzébics Intelligence, Section 6 (MI6), agradece a tua inestimável dedicação para além do dever ;)

PROCURA-SE!: "pdfs do iGenetics do P J Russel, para genética molecular"

domingo, 15 de março de 2009

Agenda Cultural

Bem, para que não haja dúvidas do que vai haver nos próximos tempos... haver não... ocorrer! Soa melhor. Bem, para que não haja dúvidas do que vai ocorrer nos próximos tempos, vou deixar aqui uma listinha:

20 de Março - Tabernal
Para quem não sabe, o ICBAS tem tunas, entre as quais, a TAB, ou Tuna Académica de Biomédicas... ou TAB. E esta vai ter um festival no Teatro Sá da Bandeira no dia ver em cima às 21h00 mais coisa menos coisa. Basicamente, paga-se 3 euros, ouve-se algumas tunas, aplaude-se, depois ouve-se a TAB e a TFB (a feminina), aplaude-se a dobrar (mesmo que corra muita mal), e depois discoteca. E onde é a discoteca? No teatro, como é claro. Tira-se as cadeiras e toca andar.

28 de Março - Portugal x Suécia
Nesse dia, ou melhor, noite, no Estádio do Dragão, muita gente há de ficar contente ou chateada com a selecção. Seja como for, há gente que vai ver, gente essa que quer convidar o resto do pessoal a iir com eles, porque, como toda a gente sabe, se houver porrada, convém serem muitos.
Os bilhetes são a 10 euros atrás das balizas (não há dinheiro para mais), e vão ser postos à venda nas bilheteiras do Dragão esta quinta. Como tal, se estiverem interessados, procurem até quarta as seguintes pessoas: Jorge Lourenço, Diana Mota, Daniel Ventura e Tiago Ramos.
E para quê? Bem, para lhes dar o dinheiro que eles vão comprar os bilhetes todos juntos. A não ser que se queiram armar em riquinhos e comprar bilhetes nas laterais... Mas vocês é que sabem.

4 de Abril - Batalha de Almofadas
Como já foi dito antes, aqui neste blog está se a organizar uma lutinha de almofadas nos Aliados... Quer dizer, até seria pequeninha não fosse o facto de terem criado um grupo no facebook que vai já nos 1200 membros... Vai ser do caralho!

19 de Abril - Fados Académicos de Coimbra na Casa da Música
Pelos vistos isto foi dito numa sessão de praxe... Mas ainda não há muitos detalhes. Também ainda falta mais de um mês.

Já agora, o pensamento do dia:
Porque é que só se fala em ir apanhar a puta à Ribeira durante a noite? Porque não à tarde? É que com aulas de manhã cedo, o horário não dá para muito... Pensem nisso... Ou os vossos paizinhos não vos deixam embebedar de dia? É que assim nem tínhamos ressaca de manhã!

Ecoman

De acordo com esta sondagem, temos mercado para shots de lixívia! Para quem ficar no Departamento Cultural da Comissão, toma nota: "o povo quer shots de lixívia". Acho muito importante que eles estejam disponíveis nas Flowers o mais rapidamente possível!

Como é claro, este shot nasceu numa aula de Ecologia, algures entre as diarreias e os maus cuidados sanitários. Aulas essas que, apesar de andarem à volta de fezes, até que nem são más.

Podem dizer o que quiserem do homem, mas o Adriano Sá, apesar de por vezes parecer convencido, acredita realmente no que diz e tem uma paixão genuína pelo que faz.

E qualquer pessoa que seja capaz de ir literalmente à merda de livre vontade e voltar tem o meu respeito (p.s.: por merda quero dizer locais como os mostrados nas aulas em que as condições sanitárias são péssimas, e não África)(só para o caso de alguém gritar racista)(que não sou)(pelo menos acho que não...)(boa, estou agora com uma dúvida existencial)(muito obrigado!)

sábado, 14 de março de 2009

E agora, em especial para os de Vet...

... temos o prazer de anunciar que o VetClub acabou de receber novos inquilinos.

Nomeadamente livros e outras coisas mais, sobre as quais, como não é propriamente a minha área, não vos poderei dizer coisas do tipo "Isto dá jeito!"... Mas posso dar um exemplo do que há de novo! Assim à sorte, escolho o "Cat Owners Home Veterinary Handbook"!

Agradecimentos à benfeitora, que pelas razões óbvias, deverá manter o anonimato.
Mas é fixolas.

quarta-feira, 11 de março de 2009

SOCOM - O Resgate dos Trabalhos

Bem, por acaso são mais saucom do que SOCOM, mas se eu quero baptizá-los com o nome de uma unidade especial de combate, então eu vou baptizá-los com o nome de uma unidade especial de combate! :P

Estes são os que a distinta Mariana Relvas do 2ºano se deu ao trabalho de partilhar, mas existem mais... Eu é que não tenho nem o tempo nem a pachorra para os estar a organizar minimamente nos próximos tempos... Mas isto já deve dar para orientar... Se não der, bem, é a vida!

Ah, e como é claro, não copiem os trabalhos... Inspirem-se, e façam o vosso. É que tipo, apesar de serem professores de faculdade, eles até se conseguem lembrar dos trabalhos dos outros anos... Ou seja, quem copiar, vai-se... bem... qual era a palavra... está-me a falhar... ah! já sei: foder!

Btw, no post anterior acabaram de comentar isto. Pode dar jeito... Digo eu...

P.S.: Os outros trabalhos que tenho hão de aparecer, mas não os esperem tão cedo que, e nunca esperei dizer isto, até que ando com a vida muito ocupada. E já agora, os sub-temas deste ano para o 2º trabalho mudaram em relação aos do ano passado, por isso... cenas.

P.S.S.: o "cenas" não é da minha autoria... mas essa pessoa sabe quem é...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Quimicamente Psicológico

Acabados de digitalizar, fresquinhos vindos directamente do forno (isto parece um paradoxo), a ver a luz da web pela primeira vez, com uma ajudita do Daniel e do seu Scanner, tenho a honra de apresentar:

Apontamentos! Mas que apontamentos? Bem, daqueles escritos à mão... Sim, escritos à mão...Pronto! Não é preciso exaltarem-se! São apontamentos de Psicologia I e de Química Biológica II da parte do Ané! E numa oferta limitada, adiciono também exercícios Ané resolvidos! Os dos anos passados, isto é.

Só não downloada quem não é inversamente estúpido!

Já agora, há um anónimo que quer as fichas e os exercícios das aulas de Química II resolvidas... Apesar de ser anónimo, deve ser humano, acho, por isso quem quiser ser simpático que faça o favor... não, o obséquio de mandar essas tretas.

domingo, 8 de março de 2009

Look Around You - Water

Post anterior, anatomia.
Anatomia, professor de anatomia.
Professor de anatomia, Águas.
Águas, H2O.
H2O, vídeo instructivo da série "Look Around You"

O que uma pessoa faz para se justificar =D

Vejam com muita atenção este vídeo, vão aprender muitas coisas, coisas essas que vocês nem sequer imaginavam!

Também interessante é a tabela periódica "Look Around You" ;)

Atlas Anatómicos

Em relação aos Atlas de Anatomia, a palavra na rua diz que o melhor é o Netter mais a parte da cabeça do Sobotta. É tipo uma equipa de sonho, que só quem tem dinheiro ou muita dedicação à Medicina pode-se dar ao luxo de ter...

Ou ter alguns conhecimentos como, digamos, conhecer este blog...

Por isso, para os pobres coitados que mal têm dinheiro dos papás para gastar em baldes de vodka, temos agora um Netter em inglês (com imagens vindas do programa para o PC, segundo me parece... mas não estão más) e a parte da cabeça do Sobotta.

Também há mais produtos Netter, como um atlas de neuro, e Sobotta também, como por exemplo, um resumo. Mas isso depois exploram melhor

Em relação ao Atlas Interactivo Netter, aviso que infelizmente não dá no Vista, só no XP :/

P.S.: Aquele senhor é este

Apocalipse Zombie

De todos os seres e monstros criados para filmes e histórias de terror, os zombies têm um lugar especial na minha caixinha do medo. Porque enquanto outros seres como os vampiros (não aqueles emo que estão agora na moda, mas sim dos antigos) agem como predadores, nunca caçando humanos até à extinção, para não perderem a sua fonte de alimentação, os zombies não pensam.

A única coisa que eles querem é matar, aumentando os seus números. Alimentarem-se para apaguizar uma fome interminável. Um exército sem liderança, cada morto-vivo autónomo por si mesmo, mas com uma mentalidade rudimentar de manada. Um exército que não descansa, que não precisa de mantimentos para continuar. Um exército que só parará quando o último humano morrer...

Um bom monstro nasce dos medos da sociedade, e não há nenhum que represente tão bem o nosso medo das epidemias como os zombies. A irracionalidade dos vírus no modo em como se espalham é terrorífica. São capazes de extinguir espécies inteiras mesmo que isso signifique a sua própria extinção. Tudo por apenas terem uma "vontade" de se espalharem.
E com a globalização, este risco cresceu exponencialmente, e com ele, o nosso medo.

Outra das coisas que gosto nos filmes de zombies, é que a destruição do grupo de sobreviventes acaba por ser causada não pela ameaça zombie em si, mas pelos próprios humanos, seja em actos de egoísmo ou de pura loucura e medo. Por exemplo, a destruição da barricada que mantinha os zombies do lado de fora, numa luta pelos mantimentos. A ideia de que o pior e o melhor de nós apenas aparece nas piores situações, e de que nós próprios somos bem capazes de nos destruir ou de nos salvar.

Também de notar a incapacidade do Governo e das Instituições de levarem a ameaça a sério e de a conseguir controlar, de responder apressadamente e eficazmente. A falta de organização que se viu no Katrina não foi e não será um caso isolado, infelizmente.

As boas histórias de terror reflectem os nossos medos. São metáforas com significado, um espelho da sociedade em que foram criadas. Assim como os monstros radioactivos nasceram numa época em que o mundo estava a um passo de morrer num cogumelo gigante, os zombies nasceram numa época em que uma epidemia facilmente nos deixará de joelhos.

Continuando, aqui está a sondagem (clickar para aumentar):

Parece que temos muitos suicidas :)

P.S.: É claro que apesar de haver um lado sério nestes filmes, não deixam de ser da boa e velha diversão sangrenta =D

sexta-feira, 6 de março de 2009

Mais tralha

Vou ser rápido que esta semana deixou-me com um défice de sono que nem imaginam...

Bem, tenho uma aula de psicologia e uma de saúde comunitária (ou socom como lhe gosto de chamar (sacom não soa tão bem)), que poderão ou não ter sido desviadas de um certo pc dos Bragas.

De livros, tenho o Moore em espanhol (e em inglês, mas ainda não acabou de uploadar). Segundo o que me têm dito, o Moore para agora serve mais de consulta, e não como livro principal de anatomia. Disseram-me também que dá mais algum jeito em Anatomia Clínica no 2ºAno, mas até lá temos tempo.

Também deixo já o Harrison, tanto a 17ªedição (em ficheiro de ajuda qualquer coisa) e a 16ª (em pdf). Não que vos queira assustar, mas o nosso futuro passa por este calhamaço de 2800 páginas... Vai ser bonito vai...

Há mais coisas para meter aqui, mas deixo isso para o fim de semana que estou a morrer de sono... Mesmo... Boa noite!

terça-feira, 3 de março de 2009

Narizinho

Pediram-me para divulgar que o Narizinho tem agora um blog, e por isso, cá o divulgo.

Para quem não sabe, o Narizinho é um conjunto de pessoas que se dedicam a trazer alegria aos míudos da pediatria do Hospital St.António, gastando o seu tempo livre para distrair, nem que seja por um momento, estes pequenos pacientes, não recebendo nada em troca excepto os sorrisos dos putos.

E digam o que disserem, iniciativas destas são de louvar. Tipo, é voluntariado para ajudar crianças doentes. Crianças doentes. A única maneira de tornar isto ainda mais querido seria as crianças terem caras de focas bebés!

Por isso, se tens tempo livre e queres ajudar, fala com eles. E se mesmo isto não te convence, tomando um ar mais práctico e utilitário, sempre ficará bonito no teu futuro currículo. Espero sinceramente que não te voluntaries apenas por esse motivo, mas se isso te ajudar a convencer, bem... Desde que haja dedicação no que fizeres, e consigas alegrar nem que seja uma criança, quero lá saber se vais com isso em mente ou não, não me interessa. E quem sabe, talvez haja quem vá apenas por essa razão e depois acabe por gostar daquilo :)

E agora um vídeo que uma ex-prof de bio me mandou para o mail há uns dias atrás, e que até me lembra o Narizinho:



P.S.: Aos do Narizinho, agradeço estar na vossa lista de links, mas podiam meter só Medzébics? É que "blog do 1º ano do ICBAS" limita-me as possibilidades dementes deste antro... Obrigado ^^

segunda-feira, 2 de março de 2009

Três Pequenas Sebentas

Uma delas vem de longe, de há muito tempo atrás... Sobre anatomia escreveu a Ana Freitas, e na reprografia lá ficaram os seus escritos, até alguém neles pegar, e com o scanner os libertar.
E foi assim que começou a trabalhar o Daniel, o primeiro freelancer medzébics (façamos de conta).

Outra foi a Comissão do 2º que fez o favor de partilhar, já que além de no coreto deixar, por pdf não se importou de mandar, para convosco partilhar... Fisiologia assim se chama, a sebenta que nos irá na alma.

Por último não nos vamos esquecer, de uma sebenta que num dvd pussy_cat apareceu, pois sobre Química II José Pereira ousou escrever! Com os professores a confirmar, sobre a parte não-Ané ele fartou-se de vomitar! Redigiu de uma ponta à outra, e agora até na bibliografia do Sigarra ele se encontra. Dizem os regentes que a de 2008 de graça será, mas até nos darem, apenas a a garantia do original nos salvará!

[Como podem ver em cima, existe uma forte razão para não me ter tornado poeta]
{Mas pensem pela positiva! Ler aquilo não vos causou hemorregia cerebral nem nada!}
\Mas vejam as sebentas que elas são boas, boas, boas!/

%Comissão de Curso!%Quarta-feira%14h00%nos Bragas%Aparece!%
%Sem compromissos%

domingo, 1 de março de 2009

Comissão de Curso

Como todos sabem, não temos Comissão de Curso, e se queremos estar na moda, precisamos de ter Comissão senão os míudos fixes das outras faculdades renegam-nos!

Para quem estiver interessado, nesta quarta, haverá uma reunião de "vamos começar isto" antes de Ecologia, na hora de almoço. Falta mais detalhes, mas por agora é isso.
Todos, e digo todos mas mesmo todos todos, estão convidados a aparecer! Só por aparecerem não ficam logo inscritos por sangue na Comissão... nada disso. Vão, aprendam o que implica pertencer a uma comissão e depois decidam se querem fazer parte ou não. Se for bem organizado, acreditem que o trabalho será mínimo pela parte de cada membro.
Ah, e queria sugestões para o nome da Comissão... Não sei se o pessoal que vai ficar na Comissão concorda, mas na minha modesta opinião, Comissão de Curso 2008/2009 é muito fatelas... Podem dar ideias nos comentários!

Ah, e já agora, tenho o Guyton em inglês e em português, além de que tenho uma sebenta de ecologia... Quem é amigo, quem é? =D

P.S.: Aplaudir no fim de um filme deixa de ser estúpido quando o próprio realizador está presente na sala... Tipo a sessão do Adam Renascido no Fantas... Muito fixe